Informe Chapada

Informe Chapada


Conheça Rio de Contas

Artesanato

O artesanato de Rio de Contas faz parte da cultura local e é muito apreciado pelos visitantes. Por toda a cidade é possível encontrar pequenos ateliês com diversos objetos de uso pessoal, artigos de decoração e utilidades, todos feitos com muita habilidade e criatividade pelos artesãos locais.

Quando a cidade ainda vivia o chamado “Ciclo do Ouro” este metal precioso era bastante utilizado para confecção de joias, um trabalho dos ourives locais que dispunham de poucas ferramentas, mas, possuíam grande talento para criação de peças valiosas. Com a escassez do ouro e dos metais que serviam como base para o artesanato, materiais como a argila, o couro e madeira passaram a ser explorados e seguem até os dias atuais como base para a elaboração de uma infinidade de artefatos.

É também na história de Rio de Contas que se encontra a raiz de obras manuais como tricô, crochê e bordados, atividades que foram passadas de mãe para filhas como uma herança que garante a renda de muitas famílias e que se expandiu com o auxílio de uma cooperativa criada posteriormente na cidade.

Com a argila, um tipo de solo natural formado principalmente de sílica, alumina e água (características que lhe permitem a facilidade em ser modelado) são criadas imagens de santos e diferentes personagens que recebem pintura especial e impressionam pela riqueza de detalhes e beleza.

Na atualidade, as lojas de artesanato mesclam peças tradicionais com objetos que foram introduzidos com o passar do tempo e garantem  uma maior variedade de oferta aos turistas.

Ao visitar Rio de Contas não deixe de apreciar o artesanato local !

 

Cachaças e Licores

Rio de Contas possui alambiques onde são produzidas cachaças artesanais consideradas extremamente saborosas. O processo de fabricação das bebidas pode, inclusive, ser acompanhado em roteiro turístico onde o visitante conhece o plantio da cana, a moagem, fermentação, destilação e envelhecimento da bebida.  

 

Mandalas

Representações geométricas da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.

Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com sua origem.

Em Rio de Contas, o visitante percebe que a arte manual é fonte de renda para muitos e de inspiração para todos.