Informe Chapada

Informe Chapada


Livramento sedia 2° Ciclo de Seminários “Salve a Capoeira”

29.11.2014

Cultura

A cidade de Livramento de Nossa Senhora sediou na manhã de sábado (29) o 2° Ciclo de Seminários “Salve a Capoeira”, evento realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores pelo Grupo de Capoeira Expressão – Arte e Cultura (CEAC) com apoio da ASAMIL, IPHAN e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. 

O Seminário seguiu as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial objetivando a Construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira no estado.

O 1° Ciclo de Seminários aconteceu em 2013 nas cidades de Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, mobilizando capoeiristas e retomando as relações institucionais destes com o IPHAN. Para o 2° Ciclo as atividades foram estendidas ao interior do estado sendo selecionadas através de Edital Público as cidades de Bom Jesus da Lapa, Eunapólis, Ribeira do Pombal, Lençóis e Livramento de Nossa Senhora.

Em Livramento, a programação realizada no sábado (29) teve apresentação sobre a Política de Patrimônio Imaterial e histórico das ações realizadas pelo Ministério da Cultura e IPHAN relacionadas à Capoeira, palestra explicativa sobre Conselho Gestor e Plano de Salvaguarda e apresentação de propostas com temas discutidos em Grupos de Trabalho. Em Assembleia Final foram apresentadas e votadas as diretrizes elaboradas pelos Grupos de Trabalho e foi formado o Grupo Gestor Territorial que deverá participar de novas ações a serem realizadas em Salvador no próximo ano.

O Secretario de Esportes da cidade de Abaíra, Normando Siqueira, o Coordenador de Cultura de Livramento, Yonélio Sayd, o Representante Territorial de Cultura do Sertão Produtivo, Jardiel Alarcon, a Representante do IPHAN, Maria Paula Adinolfi,  os Representantes do CEAC, Hugolino Silva e Mestre Bôda e os capoeiristas Mestre Carlinhos e Professor Tchê Tchê (Macaúbas), Contra Mestre Tão e Professor Cido (Boquira), Mestre Bel (Feira de Santana) e Mestre Garrote (Itabuna) participaram das atividades desenvolvidas no Seminário em Livramento.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.