Informe Chapada

Informe Chapada


Remédios vão ficar até 12,5% mais caros.

04.04.2016

O governo federal já publicou o reajuste no Diário Oficial da União. O aumento está numa resolução da Câmara de regulação do Mercado de Medicamentos.

O reajuste vale para nove mil remédios com preços controlados pelo governo. E é baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE. O indicador registrou alta de 10,36% entre março de 2015 e fevereiro de 2016. Será a primeira vez em mais de dez anos que o aumento fica acima da inflação.

Segundo a resolução, farmácias e drogarias devem manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de defesa do consumidor as listas dos preços de medicamentos atualizadas.

Você consegue reconhecer um mentiroso? Veja 10 dicas!

04.04.2016

Você pode ser uma pessoa muito atenta e perspicaz, mas as suas chances de pegar um mentiroso no flagra são relativamente baixas.

Segundo o especialista em comportamento Paulo Sergio de Camargo, um leigo em linguagem corporal costuma acertar apenas 50% das vezes em que tenta identificar um mentiroso pela sua postura. Porém nem os especialistas mais tarimbados acertam sempre: suas chances de sucesso giram em torno de 65% ou um pouco mais.

A principal dificuldade está no fato de que os sinais da mentira muitas vezes se confundem com vestígios de timidez, ansiedade e nervosismo. 

Na vida real, os erros de cálculo também costumam ser frequentes - ainda mais se você está envolvido emocionalmente na situação.

Ainda assim, há certos sinais clássicos que costumam trair os mentirosos. 

Veja a seguir alguns desses sinais:

1. Tapar a boca

Um gesto típico de quem não está falando a verdade é tocar a própria boca. Afagar o queixo, limpar os lábios com os dedos, colocar um lápis ou outro objeto diante da boca são sinais bastante comuns.

De acordo com Camargo, a preocupação com a boca reflete a vontade de impedir que os demais escutem a mentira que será proferida, ou até o desejo inconsciente de reprimir suas próprias palavras, por elas serem falsas.

2. Evitar contato visual

Não olhar diretamente nos olhos do outro não significa necessariamente falta de sinceridade: pode se tratar simplesmente de insegurança ou timidez. Ainda assim, é comum que o mentiroso baixe os olhos para evitar que a falsidade das suas afirmações seja percebida.

No entanto, esse detalhe pode ser traiçoeiro. “Muitos mentirosos, sabendo disso, fazem exatamente o contrário quando mentem: olham diretamente nos olhos da vítima na tentativa de fazer suas afirmações mais críveis”, diz Camargo.

3. Comprimir os lábios

Um mentiroso em ação costuma se fechar em si mesmo, evitando que as palavras saiam de sua boca. Um sinal bastante claro dessa resistência à comunicação é dobrar os lábios para dentro, apertando-os com força.

Trata-se de uma reação comum a perguntas com potencial de expor a verdade. De acordo com Camargo, o “sumiço” dos lábios pode indicar que a pessoa foi atingida pela pergunta e não deseja respondê-la.

4. Olhar para cima e para a direita

Quando direciona os olhos para o canto superior direito, o indivíduo normalmente quer criar uma imagem, explica Camargo. Esse é um dos sinais mais consistentes da mentira - a pessoa faz um esforço criativo, isto é, prepara algo fictício para dizer.

Muitos indivíduos giram a cabeça na mesma direção. Em muitos casos, o desvio do olhar também serve para não encarar diretamente o interlocutor.

5. Mostrar microrrugas na testa

O nervosismo trazido pela situação também pode provocar o aparecimento de pequenas rugas horizontais na testa do mentiroso. O problema é que elas desaparecem muito rápido e nem sempre são fáceis de observar, diz Camargo.

Mas cuidado: as linhas na testa muitas vezes refletem um tipo de tensão que nada tem a ver com mentiras. Em geral, as rugas que denotam mero nervosismo são bem pronunciadas e permanecem no rosto do outro por mais tempo.

6. Restringir os movimentos de mãos e braços

É comum que as pessoas que faltem com a verdade diminuam muito sua gesticulação. “As mãos ficam grudadas às pernas, nos bolsos, colocadas para trás”, diz o especialista. “Os movimentos são escassos e controlados".

O motivo para essa paralisia é inconsciente: sem saber, a pessoa acredita que, quanto mais imóvel estiver, mais facilmente passará despercebida do olhar atento do seu interlocutor. Ela também tenta reduzir sua linguagem corporal para não deixar que seus gestos acabem por contradizer sua fala.

7. Movimentos rígidos e repetitivos

Na tentativa de se fechar em seu próprio corpo, o indivíduo pouco sincero tenderá a se movimentar de forma dura, repetitiva e mecânica.

Quanto mais intensos esses gestos, mais fica claro que o mentiroso está desconfortável e trava uma luta interna para manter o controle da situação.

8. Encolher a cabeça

Segundo Camargo, o mentiroso tende a retrair o próprio corpo: pescoço encolhido, queixo baixo, pernas juntas e braços cruzados indicam uma tentativa inconsciente de controlar as suas próprias emoções.

O comportamento remonta aos tempos das cavernas. Diante de um predador, o homem pré-histórico tinha três opções: fugir, lutar ou ficar paralisado. A terceira opção é a que menos chama a atenção. Não à toa, o mentiroso que quer “sobreviver” ao seu interlocutor tenta se encolher de todas as formas possíveis.

9. Tocar muitas vezes o próprio corpo

O autoabraço e as carícias aos próprios braços podem denotar insegurança, ansiedade, necessidade de proteção e retorno inconsciente a uma postura infantil, explica Camargo.

São diversos os toques ao próprio corpo que traem os mentirosos. Passar as mãos nas pernas para tirar uma sujeira imaginária, por exemplo, pode denotar preocupação e ansiedade. Coçar o nariz é outro gesto característico, diz o especialista.

10. Encolher apenas um dos ombros

Este é um dos sinais mais clássicos da mentira, de acordo com o psicólogo norte-americano Paul Ekman, considerado um dos maiores especialistas do mundo em expressões faciais e corporais.

A postura do indivíduo que falta com a verdade é assimétrica: um dos seus ombros se levanta ou se projeta levemente para a frente. Com o gesto, ele tenta transmitir descaso e pouca preocupação pelo que está dizendo. Muitas vezes, esse tom de desdém dissimulado também aparece na voz do mentiroso

Boa notícia para o consumidor: bandeira na conta de luz em abril será verde, sem custo extra

04.04.2016

Geral

Finalmente o consumidor não terá custo extra com energia. É que a bandeira estipulada para o mês de abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica é a verde.

De acordo com a Aneel, três fatores contribuíram para essa decisão: o aumento das chuvas nos primeiros meses deste ano, que reforçam os reservatórios, uma maior oferta de energia com a redução da demanda e a inclusão de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

Desda a implantação do sistema, em 2015, é a primeira vez que não haverá cobrança adicional na conta de luz. Nesse sistema de cobrança o consumo é multiplicado pela bandeira, o que encareceu muito a energia. Na amarelada é multiplicado um real e cinquenta centavos a cada 100 kWh. Na vermelha esse valor sobe para três reais.

Eleitor com deficiência tem direito a seção especial para votação. Prazo termina dia 4 de maio

04.04.2016

O eleitor com deficiência ou dificuldade de locomoção deve apresentar até hoje 4 de maio a sua solicitação para votar em Seção Eleitoral Especial. Este também é o prazo limite para que o cidadão solicite a alteração do título de eleitor, transferência do domicílio eleitoral ou para regularizar a sua situação eleitoral.

Para realizar a transferência para uma seção especial, o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral com o Título de Eleitor e documentos de identificação. Além disso, os eleitores que possuem deficiência devem solicitar a transferência por via escrita ao Juiz Eleitoral informando as suas necessidades e que tipo de assistência precisará. Desta forma, a Justiça Eleitoral poderá providenciar uma Seção Eleitoral Especial para facilitar o exercício do voto.

De acordo com o artigo 29 do Decreto 6.949/2009, os Estados devem garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de exercer o direito de voto que os outros eleitores. Para isso, devem ser criadas condições de acessibilidade nas instalações eleitorais, e os materiais e equipamentos para a votação devem ser adequados e de fácil utilização para os eleitores com deficiência.

A lei também indica que os eleitores com deficiências e com mobilidade reduzida podem ser acompanhados por uma pessoa de confiança, que tem autorização para entrar com elas na cabine de votação.

Rio de Contas: Márcio Farias rebate e dá conselhos ao seu principal adversário, Cristiano Azevedo

31.03.2016

Política

Em sua primeira entrevista ao BLOG DO ANDERSON, que foi ao ar no último final de semana, o médico Cristiano Cardoso de Azevedo, fez duras críticas à gestão de Marcio de Oliveira Farias (PSD) na Prefeitura de Rio de Contas. Principal adversário do atual prefeito, Cristiano Azevedo, que vai mais uma vez disputar a Prefeitura de Rio de Contas nestas Eleições 2016, disse que o município carece de mudanças em diversos setores, entre eles a Saúde, a Educação e o Turismo.

“Estamos preparados para a gente melhorar a situação de Rio de Contas que hoje está caótica, enfrentando o descaso da Prefeitura junto com os professores, não paga o piso salarial, o turismo de Rio de Contas está abandonado. Então precisa de pessoas que tenham compromisso com o município”, comentou Azevedo que fez questão de destacar o governo de Livramento de Nossa Senhora, cujo alcaide é o seu irmão Paulo Cardoso de Azevedo. Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite da ultima terça-feira (29), Márcio Farias lamentou e rebateu a fala do prefeiturável.

Veja a nota na íntegra.

“A campanha eleitoral desse ano ainda nem começou e meu adversário já começou soltar suas pérolas. Mente ou Demonstrou em sua fala ao blog que não conhece nada de orçamento público, sobretudo o de Rio de Contas, já que pretende ser perfeito. Nesse caso mostrando-se totalmente despreparado para assumir o executivo municipal. Me deu nota zero e tomou como referência seu irmão prefeito, que não cabe a mim avaliá-lo, mas os fatos atuais em Livramento dizem por si já que o referido prefeito não chega a 10% nas pesquisas de intenção de votos e não vai pra reeleição por absoluta falta de apoio popular, enquanto eu tenho sondagens internas de meu partido em que apareço muito bem avaliado e altíssimas intenções de votos para minha indicação. Aliás, como pode me dá zero se o próprio me chamou em conversas me pedindo apoio? Mentiu também ao falar que o piso dos professores em Livramento começou a ser pago agora. É pago desde 2011 quando Carlão era prefeito, porém sem plano de carreira definido. Pagar o piso sem cumpri as gratificações do plano de carreira é muito fácil. Rio de Contas foi um dos primeiros municípios da BAHIA a fazer o plano de carreira dos professores. Infelizmente não pagamos o piso nacional como 80% dos municípios e 21 Estados do Brasil também não pagam. A saúde em Rio de Contas ao que se refere às obrigações do município são cumpridas e nunca houve tanta assistência à saúde como agora: Ambulâncias, SAMU, carros transportando doentes, medicamentos, farmácia básica, academia de saúde, NASF, melhor em casa (equipe médica na casa das pessoas, só Rio de Contas tem). Quanto a partos no hospital, estes ocorrem quando é natural (temos uma enfermeira obstetra pra isso) e os cesários são encaminhados pra Paramirim. Partos cesários no hospital de Rio de Contas como pretende meu adversário não passa de falácia, pois não cabe no orçamento de Rio de Contas instalar um centro cirúrgico como não cabe no orçamento de Livramento instalar UTI. Menti pra que? Melhor Falar a verdade que depois quebrar a cara com mentiras. Mas tudo isso é desespero de quem já enxerga mais uma derrota de longe. De 2012 para cá seu grupo político só fez diminuir e as principais lideranças que o acompanhava de perto agora estão comigo. E sabe Por que? Porque que conhece Cristiano não vota em Cristiano”.

1

Brasileiros já pagaram R$ 500 bilhões em impostos em 2016

29.03.2016

Geral

O valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos alcançou R$ 500 bilhões nesta  terça-feira (29), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, o valor foi alcançado em 30 de março.

A marca de R$ 500 bilhões equivale ao montante pago em impostos, taxas e contribuições no país desde o primeiro dia do ano. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios.

“Apesar da crise econômica que afeta o faturamento das empresas e o consumo das pessoas, a arrecadação ainda continua elevada, sobretudo pelo efeito da inflação”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP.

Segundo a ACSP, com R$ 500 bilhões é possível, por exemplo construir mais de 437.180 km asfaltado de estradas, contratar mais de 37.687.936 professores do ensino fundamental por ano, ou ainda construir mais de 14,3 milhões de casas populares de 40 m2.

Aposta de Caetité esta entre as três ganhadoras da Lotofácil

27.03.2016

Geral

O concurso 1340 da Lotofácil premiou na noite deste sábado (26) três apostas, cada uma com R$ 1.193.709,14. Elas foram feitas nas cidades de Caitité (BA), Itabira (MG) e Barra Mansa (RJ). Eles acertaram as 15 dezenas sorteadas.

Os números sorteados são 01, 02, 04, 05, 07, 09, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19 e 22.

Osorteio foi realizado no Caminhão da Sorte, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, na segunda-feira (28), é de R$ 1,7 milhão.

Neste mesmo concurso, 408 apostas fizeram 14 acertos e vão levar R$ 1.821,19. 

O caminhão da sorte tambem sorteou os numeros da Lotomania especial de Páscoa que saiu para uma aposta de São Paulo

Veja as dezenas sorteadas: 04 – 06 – 21 – 27 – 29 – 30 – 41 – 46 – 56 – 58 – 61 – 65 – 66 – 76 – 81 – 82 – 83 – 87 – 89 – 98.

Segundo a Caixa, a aposta vencedora que acertou as 20 dezenas levará R$ 35.480.875,28. Outras 74 apostas acertaram 19 dezenas e levarão R$ 30.342,36 cada.

Também houve 1.143 apostas ganhadoras para 18 dezenas, 1.0681 vencedores para 17 dezenas, 80.792 para 16 dezenas e 5 apostas que não acertaram nenhuma dezena e também levam prêmio.

O concurso especial 1.644 arrecadou no total mais de R$ 46 milhões, sendo que a expectativa era de que chegasse a R$ 30 milhões.

OMS informa que vacina contra zika não será disponibilizada a tempo

25.03.2016

Saúde

Organização Mundial da Saúde descarta que a vacina contra o zika fique pronta a tempo.

De acordo com o órgão da ONU, o surto deve acabar antes que a dose seja finalizada.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirma que alguns testes clínicos poderão ser realizados antes do final deste ano. Mas que serão necessários muitos anos para uma vacina totalmente testada e licenciada ser distribuída à população.

Ela revela que até o momento há 23 projetos contra o zika em andamento nos Estados Unidos, França, Brasil, Índia e Áustria. Margaret Chan disse ainda que o zika circula em 38 países e territórios e que além de Brasil e Panamá, a Colômbia investiga casos de microcefalia relacionados ao zika. A diretora-geral da OMS reforçou que a transmissão sexual ocorre, já que pesquisas comprovaram que o vírus está presente no sêmem, por isso ela defende o uso de preservativo nas relações sexuais.

Arrecadação federal recua 32,7% em fevereiro

21.03.2016

Geral

Arrecadação de tributos recua 32.7% em fevereiro frente a janeiro.

Levantamento da Receita Federal indicou que a soma de impostos e contribuições federais no período, que superou 87 bilhões de reais, foi influenciada pelo momento de recessão na atividade econômica do país.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 11.5%, o pior rendimento para fevereiro desde 2010.

Frente ao primeiro bimestre do ano passado, a baixa superou os 8 pontos percentuais, com total de 217 bilhões de reais.

As expressivas baixas na arrecadação são, inclusive, um dos motivos que devem levar o governo a pedir ao Congresso Nacional a inclusão de frustrações de receitas e gastos com investimento e saúde no abatimento da meta fiscal deste ano

Novo Código Civil promete agilizar a justiça

21.03.2016

Justiça

O novo Código de Processo Civil já está valendo. Foram quase cinco anos de debates no Congresso.

O novo código acabou com recursos aumentou as multas para quem recorrer só com a finalidade de adiar decisões. A expectativa é agilizar a justiça com o mecanismo de julgamento de recursos repetitivos. Significa que será possível aplicar uma única decisão para processos iguais.

Ainda serão criados centros judiciários para que vão promover uma solução consensual de conflitos. O código prevê que a tentativa de conciliação deve ocorrer no início de todas as ações cíveis. Além disso, agora existe a possibilidade de ações individuais serem transformadas em coletivas.

Pelo novo Código Civil os juízes terão que julgar processos pela ordem de chegada. E mais: o condômino inadimplente terá que pagar a dívida com o condomínio em até três dias, com o risco de ter o imóvel penhorado. No caso de pensão alimentícia, depois da decisão judicial, o pagamento terá que ser feito em três dias. Caso contrário o devedor será preso.

Cerca de 58 milhões de brasileiros estão endividados

21.03.2016

Geral

O número de brasileiros endividados aumentou bastante, nos últimos meses.

É que o diz levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas.

Com o País em crise, hoje, cerca de 58 milhões de brasileiros têm alguma dívida em atraso.

No começo do ano passado, eram 54 milhões de trabalhadores no vermelho.

Atualmente, de cada 10 pessoas com idade acima de 18 anos, quatro têm alguma divida.

O estudo mostrou, ainda, que a crise deixou muita gente, até, sem condições para pagar as contas de água e luz.

Os responsáveis pelo estudo culpam fatores como o desemprego, o aumento do custo de vida e os juros altos pelo avanço da inadimplência.

Reajuste de medicamentos deve chegar a 12,5%

18.03.2016

Geral

O preço dos remédios vai subir acima da inflação.

O reajuste deve chegar a 12,5%. É a primeira alta acima da inflação em dez anos. A estimativa é da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, baseada na fórmula definida pelo Governo Federal.

O reajuste oficial será anunciado dia 31 pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

O cálculo da Interfarma considera 10,36% de inflação, medida pelo IBGE, entre março de 2015 e fevereiro de 2016, e 2,14% referentes à alta do dólar e aos encargos de energia elétrica.

Segundo a associação, o consumidor deve sentir o aumento no preço dos remédios aos poucos, à medida que as farmácias forem comprando os lotes

Seleção se apresenta na segunda, para duelos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias

18.03.2016

Esportes

A Seleção Brasileira se apresenta na segunda-feira na Granja Comary, em Teresópolis, para os dois próximos jogos das Eliminatórias da Copa.

Na sexta da semana que vem, dia 25, tem duelo contra o Uruguai na Arena Pernambuco, em Recife.

Quatro dias depois, a equipe vai até Assunção, para enfrentar o Paraguai, no tradicional estádio Defensores Del Chaco.

O primeiro treino da Seleção será na segunda-feira à tarde. A viagem para Recife na quinta de manhã.

E, de lá, os jogadores seguirão para Viamão, no Rio Grande do Sul, onde será feita a preparação para a partida contra o Paraguai.

Até agora, o Brasil soma duas vitórias, um empate e uma derrota, em quatro jogos pelas Eliminatórias, e ocupa a terceira posição.

Vale lembrar que as quatro melhores equipes garantem vaga na Copa da Rússia, em 2018. Enquanto o quinto colocado terá que passar por uma repescagem.

Na última rodada, o Brasil venceu o Peru por 3 a 0, gols de Filipe Luís, Renato Augusto e Douglas Costa.

Memória não desaparece com o Alzheimer, apenas fica inacessível, descobrem cientistas

18.03.2016

Saúde

Uma ótima notícia para pacientes com Alzheimer.

Pesquisadores concluíram que a memória que se considerava perdida com a doença não desaparece, o que existe é dificuldade para que ela seja recuperada.

A descoberta traz a esperança de um tratamento que um dia possa reverter a demência causada pelo Alzheimer. De acordo com o Nobel Susumu Tonegawa, estudos realizados em ratos mostram que estimulando áreas específicas do cérebro com luz azul, os cientistas podem conseguir que os animais se lembrem de experiências que não tinham acesso antes.

A pesquisa é a primeira a trazer evidências de que o Alzheimer não destrói memórias específicas, apenas faz com que elas fiquem inacessíveis.