Informe Chapada

Informe Chapada


Rio de Contas: Reformas da Igreja Matriz e do Teatro São Carlos estão em fase de conclusão e serão entregues em 06/12/14

25.11.2014

Cultura

Localizado na Chapada Diamantina, o conjunto arquitetônico do município de Rio de Contas passa por intervenções promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Programa de restauração que o Instituto desenvolve em parceria com a Prefeitura Municipal investirá um total de R$ 2,5 milhões em reformas e restaurações em toda a área tombada e construções centenárias, como o Teatro São Carlos e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que  já estão em fase de conclusão de reformas com a preservação de todo o patrimônio artístico neles existentes.
No ato da inauguração,  que está prevista para 06/12/2014, será lançado um livro em memória da riocontense Éster Trindade.
 
Para executar as ações de gestão e preservação dos bens culturais, sob sua responsabilidade, o IPHAN na Bahia conta com um escritório técnico em Rio de Contas, que responde também pelo conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê e atende às solicitações de outros 50 municípios.
 
 
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
 
Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada em termos artístico. Há um harmonioso conjunto de prédios antigos, que o compõem, destacando-se a antiga Casa de Câmara e Cadeia - atual Fórum. Segundo alguns autores, a Matriz do Santíssimo Sacramento constitui-se no mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano, construída na segunda metade do século XVIII. No ano passado, o IPHAN- na Bahia concluiu as obras de restauro nos seus bens artísticos (móveis e integrados). Agora, se propõe a execução de serviços na sua estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela mór, sacristias laterais e arco cruzeiro.
Teatro São Carlos
 
O Teatro São Carlos encontra-se atualmente entre os 10 mais antigos do Brasil, sendo o mais antigo da Bahia, cuja inauguração data de 1892. Ao longo dos seus 122 anos foi palco de inúmeras apresentações, tanto por grupos locais como produções vindas de outras partes do país. Apesar de continuar a ser utilizado, o teatro carece de uma ampla reforma com o intuito de fornecer aos usuários o máximo conforto. O Teatro São Carlos funcionará como um espaço cultural, onde serão desenvolvidas ações e atividades de cunho educacional e cultural, voltadas à comunidade.
 

                                                             Informações: Ascom-IPHAN-BA
                                            Matéria: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM
 

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.