Informe Chapada

Informe Chapada


Livramento: Lagoa da comunidade de Jurema transborda devido a chuvas na região

21.11.2014

Meio Ambiente

Foto: Informe Chapada

A chuva que caiu nos últimos dias em Livramento de Nossa Senhora promoveu um belo espetáculo da natureza na comunidade de Jurema onde a principal lagoa transbordou, algo que segundos moradores locais, não ocorria há quatro anos.
Ao transbordar devido ao grande volume de água na cabeceira dos rios que cortam as localidades de Cana Brava, Vereda e Rocinha, a lagoa da Jurema também levou água para a lagoa que fica na comunidade de Várzea de Dentro, local castigado pela estiagem e que, até então, estava servindo de pasto para animais.
Segundo o morador Wilson de Souza Pereira nos quatro anos em que a lagoa da Jurema ficou com volume de água abaixo do esperado, a lagoa de Várzea de Dentro praticamente desapareceu.

Além da falta da chuvas, construções de represa ao longo dos rios para fins de irrigação também comprometeram o abastecimento. Para Wilson, a esperança é de que as chuvas permaneçam para que as lagoas continuem cheias e beneficiem todos aqueles que necessitam da água que é essencial para o desenvolvimento econômico da região.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.