Informe Chapada

Informe Chapada


'Governo suspende 3ª fase do Minha Casa Minha Vida'

20.05.2016

Educação

Bruno Araújo, ministro das Cidades - Luis Macedo / Agência Câmara

O governo do presidente interino Michel Temer suspendeu por completo a terceira etapa do programa habitacional Minha Casa Minha Vida e abandonou a meta traçada pela presidente afastada Dilma Rousseff de contratar 2 milhões de moradias até o fim de 2018, disse o ministro das Cidades, Bruno Araújo, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo publicada nesta sexta-feira.

Segundo o ministro, a nova meta para o Minha Casa Minha Vida vai depender da análise das contas públicas pela nova equipe econômica do governo, chefiada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o prazo para essa avaliação deve ficar em torno de 40 dias.

“É preferível que identifiquemos os reais limites do programa e que os números anunciados sejam o limite de contratação”, afirmou o ministro ao jornal, acrescetando que “metas realistas” não geram expectativas falsas.

Atividade física diminui, em média, 7% os riscos de câncer

17.05.2016

Saúde

Que as atividades físicas fazem bem à saúde todo mundo sabe. Mas agora temos mais motivos pra começar ou voltar a mexer o corpo.

O Instituto Nacional do Câncer, nos EUA, concluiu que as pessoas mais ativas são, em média, 7% menos suscetíveis a desenvolver 13 dos tipos de câncer estudados.

Com destaque, na ordem, para câncer de esôfago, fígado, pulmonar, rim e estômago.

Por outro lado, os pesquisadores notaram aumento de 5% no risco de câncer de próstata e 27% no risco de desenvolver melanoma, um tipo de câncer de pele, principalmente em regiões com alta incidência de raios UV.

Dieta, fumar e outros fatores podem influenciar no resultado.

O estudo reuniu informações de quase um milhão e meio de participantes durante 11 anos.

Rombo no governo pode superar R$ 120 bilhões

17.05.2016

Rombo nas contas do governo pode superar 120 bilhões de reais.

A estimativa do governo interino de Michel Temer de deficit primário, que considera receitas menos despesas e gastos com juros, é quase 30 bilhões maior do que o montante admitido pela equipe da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Diante da situação, nos próximos dias, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, deve acertar com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a votação do projeto que revê esse número.

Caso a votação não ocorra até o próximo domingo, dia 22, a expectativa é que o governo opte por um novo bloqueio no Orçamento.

Outros temas a serem trabalhado pela equipe de Michel Temer são as reformas trabalhistas e da Previdência, além da definição da equipe liderada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Para o Banco Central, o mais cotado é o ex-diretor do órgão Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú.

Mulher de 116 anos, considerada a mais velha do mundo, morre nos EUA

16.05.2016

Geral

Susannah Mushatt Jones, considerada a pessoa mais velha do mundo morreu em Nova York, nos EUA, aos 116 anos. Ela tomou o lugar de pessoa mais velha do mundo após a morte de uma japonesa de 117 anos. Susannah nasceu em 1899, a última norte-americana nascida no século 19.

Robert Young, consultor sênior do Gerontology Research Group, disse que Susannah morreu em um asilo no Brooklyn na quinta-feira e que ela tinha ficado doente nos últimos 10 dias. Ela passou os últimos 30 anos no asilo.

Ela nasceu em uma pequena fazenda perto da cidade de Montgomery, no Alabama, em 1899. Ela foi

uma dos 11 irmãos e frequentou uma escola especial para jovens meninas negras. Membros da família disseram que ela viveu até os 116 anos por causa de seus amor à família e generosidade com outras pessoas.

Susannah se tornou a pessoa mais velha do mundo segundo o livro dos recordes Guinness World, depois que Misao Okawa, de 117 anos morreu em Tóquio no ano passado.

Young disse que a italiana Emma Morano, também de 116 anos, apenas alguns meses mais jovem que

Susannah, é agora a pessoa mais velha do mundo não oficial. Fonte: Associated Press.

Mais de três milhões pessoas já se inscreveram no Enem

16.05.2016

Educação

Mais de três milhões pessoas já se inscreveram no Enem.

O início do período de inscrições, que vai até o próximo dia 20, foi marcado por reclamações nas redes sociais de problemas no site do Inep.

Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, um sábado, o candidato terá até 4 horas e meia para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, serão 5 horas e meia para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Para se inscrever, é preciso acessar o site enem.inep.gov.br e informar RG, CPF, endereço de e-mail, celular, o município onde a prova será realizada e a língua estrangeira do teste de Linguagens - inglês ou espanhol.

Primeira MP de Temer institui programa de investimentos

16.05.2016

Primeira Medida Provisória do presidente em exercício cria um programa de investimentos.

A MP assinada por Michel Temer institui o PPI, Programa de Parcerias de Investimento, apelidado de Crescer. A proposta é a geração de empregos., aumentando as oportunidades de investimento e trabalho. Além de estimular o desenvolvimento tecnológico e social.

Com a MP, Michel Temer pretende garantir a "expansão com qualidade" da infraestrutura, com "tarifas e preços adequados", fortalecendo o papel regulador do Estado e a autonomia das agências reguladoras. Além do presidente da República e do secretário-executivo do programa, devem fazer parte do conselho do PPI os ministros da Casa Civil, Fazenda, Planejamento, Transportes, Meio Ambiente e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Operadoras devem oferecer ao menos um plano de internet ilimitada

16.05.2016

Operadoras de internet terão que oferecer pelo menos um plano com franquia ilimitada.

É o que diz portaria do Ministério das Comunicações publicada no Diário Oficial e que cobra providências da Anatel para que isso aconteça.

Porém, não bastará a empresa oferecer o plano. O cliente também precisará saber que ele existe.

O texto exige que “as opções de serviços sejam transparentes, não enganosas, comparáveis, mensuráveis e adequadas ao perfil de cada consumidor”.

O Ministério também quer que as decisões sejam tomadas de acordo com a lei e com as questões técnicas envolvidas, e que as discussões tenham a participação da sociedade.

Sobre a intenção das operadoras de criar limites para o uso da internet banda larga em casa, limites esses que nunca existiram, vale lembrar que a prática está proibida até que o caso seja julgado pela Anatel, o que não tem prazo para acontecer.

A notícia de que isso poderia acontecer revoltou os usuários e fez com que alguns órgão de defesa do consumidor, como o Procon de SP, se posicionassem contra a mudança.

600 mil pessoas receberam dinheiro do Fundo PIS/Pasep de novembro a março

11.05.2016

Dados do Ministério da Fazenda indicam que mais de 4 milhões de trabalhadores tenham dinheiro a receber do Fundo PIS/Pasep.

Pouco conhecido, o benefício atende trabalhadores de empresas privadas ou servidores públicos contratados antes de outubro de 1988.

Prova disso, é que apenas 600 mil trabalhadores sacaram os valores entre novembro de 2015 e março deste ano.

O recurso está disponível em casos específicos, como aposentadoria e doença, por exemplo.

Fora isso, é possível receber juros e correção uma vez por ano.

Quem estiver no perfil, pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal, caso tenha trabalhado numa empresa privada, ou o Banco do Brasil, no caso de servidores públicos.

Dilma recebe homenagem pelo Dia das Mães em Porto Alegre

08.05.2016

Geral

A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu uma homenagem neste domingo (8) na capital gaúcha, onde passa o Dia das Mães. Um grupo de simpatizantes do governo se reuniu diante do prédio onde ela tem apartamento, na zona sul de Porto Alegre, com flores e presentes.

No final da manhã, Dilma desceu na portaria do prédio, atendendo aos pedidos dos apoiadores. Ela recebeu flores, tirou fotos e desejou Feliz Dia das Mães. Havia cerca 50 pessoas presentes. A presidente não conversou com a imprensa.

A atitude de Dilma pode ser considerada incomum. Quando está em Porto Alegre sem agenda oficial, como neste fim de semana, a presidente fica restrita ao convívio familiar. Só aparece em público quando sai para andar de bicicleta, sempre na primeira hora do dia, acompanhada de seguranças.

No ato deste domingo, os apoiadores de Dilma falaram palavras contrárias ao processo de impeachment e levaram cartazes com dizeres como “Fica Querida”.

A presidente chegou a Porto Alegre no final da tarde deste sábado (7), para passar o Dia das Mães ao lado da filha, Paula Araújo, e dos netos, Gabriel e Guilherme, que moram na cidade. No início da manhã deste domingo, Dilma andou de bicicleta pelas ruas da capital gaúcha, acompanhada de seguranças.

A previsão é de que a presidente volte na tarde deste domingo a Brasília para enfrentar uma semana decisiva. Nesta quarta-feira (11), a admissão do processo de impeachment de Dilma vai ao plenário do Senado. Se aprovada, resultará no afastamento da presidente por 180 dias e o vice Michel Temer assumirá o Executivo, podendo montar seu próprio governo, indicando novos ministros.

Ser mãe é ser amor

08.05.2016

Geral

Ser mãe é ser guerreira e saber como enfrentar os maiores desafios, até mesmo aqueles que parecem impossíveis. Ser mãe é conquistar as melhores coisas todos os dias para os filhos. Ser mãe é abrir janelas para todas as portas que se fecham. Ser mãe é ser amor incondicional em todos os momentos.

Feliz dia das Mães!

Cunha manobrou até o fim para evitar afastamento

07.05.2016

Afastado do mandato e da presidência da Câmara na quinta (5) pelo Supremo Tribunal Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usou até o último momento do poder que tinha para barrar medidas que poderiam resultar em sua saída do cargo.

Em uma ação que confronta a praxe legislativa dos órgãos técnicos da Câmara, Cunha barrou na estaca zero a tramitação de quatro projetos de resolução que propunham mudanças no regimento da Casa para determinar o afastamento do cargo daqueles que respondam a processo de cassação ou sejam réus em ação no STF —exatamente a situação do peemedebista.

A prática comum na Secretaria-Geral da Casa é a de, ao receber projetos de resolução apresentados pelos deputados, despachá-los para sua tramitação normal em um prazo de cerca de uma semana.

Os quatro projetos que poderiam atingir Cunha, porém, dormitam à espera do carimbo burocrático de liberação há 82, 60, 54 e 32 dias, respectivamente.

Para efeito de comparação: todos os outros 20 projetos de resolução apresentados por deputados em 2016 até a última quarta-feira (4), e que tratam de temas diversos, foram liberados para tramitação em um prazo médio de 8 dias cada um.

Os projetos represados pelo comando da Câmara foram apresentados pelos deputados Sérgio Vidigal (PDT-ES), em 16 de fevereiro, Fausto Pinato (PP-SP), em 9 de março, Érika Kokay, em 15 de março, e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), em 6 de abril.

O de Vasconcelos, por exemplo, diz que, recebida a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal contra deputado membro da Mesa, ele “será ele afastado imediatamente do cargo enquanto durar o processo”.

Impostos podem responder por até 80% do preço do presente do Dia das Mães

06.05.2016

Geral

Impostos respondem por quase 100 por cento do valor do presente do Dia das Mães.

Pelo menos foi o que mostrou um levantamento da consultoria BDO, com alguns dos produtos mais vendidos nesta época.

Destaque negativo para o perfume importado. Já que se ele custa, por exemplo, 200 reais, cerca de 160 são tributos e vão parar nos cofres do governo.

Na sequência, aparecem os relógios e os smartphones, cuja carga tributária está na casa de 40 por cento. E, depois, as joias em prata, as bolsas de couro e os chocolates.

Nestes casos, cerca de 30 por cento do que se paga são impostos.

Pra quem quiser fugir da alta carga tributária do País, uma boa pedida pode ser levar a mãe para almoçar fora, apesar das filas em alguns restaurantes.

A parcela de impostos no preço da refeição é de 12 por cento, enquanto no caso das flores, fica em nove por cento.

Bolsa Família terá reajuste a partir de junho

06.05.2016

De acordo com o governo, o custo estava previsto no Orçamento para este ano

Começa a valer em junho o reajuste do Bolsa Família. O aumento será de nove por cento, em média.

Para a linha de extrema pobreza, os repasses passam de 77 reais para 82. Os outros benefícios saltam de 35 para 38 reais, e de 42 para 45 reais.

De acordo com o governo, o custo estava previsto no Orçamento para este ano. Com a correção, o benefício médio poderá alcançar 176 reais por mês a partir de junho, valor 9% maior do que o valor pago em abril.

Hoje, 13 milhões e 800 mil famílias participam do programa de transferência.

Dunga convoca Seleção Brasileira para a Copa América

05.05.2016

Esportes

Destaque para sete atletas com idade olímpica

Saiu a lista com os 23 jogadores que vão representar o Brasil na Copa América Centenário.

Destaque para sete atletas com idade olímpica, que já serão preparados para o Rio 2016. Como o são-paulino Rodrigo Caio e o santista ‘Gabigol’.

O técnico Dunga explicou que eles terão a oportunidade de atuar ao lado de atletas bem mais rodados e assim ganhar ainda mais experiência.

Os escolhidos de Dunga são: Goleiros Alisson, Diego Alves e Ederson.

Zagueiros Miranda, Gil, Marquinhos e Rodrigo Caio.

Laterais Daniel Alves, Filipe Luís, Fabinho e Douglas Santos.

Meio-campistas Luiz Gustavo, Elias, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Lucas Lima, Willian, Casemiro, Rafael Alcântara e Douglas Costa.

E os atacantes Hulk, Gabriel e Ricardo Oliveira.

Dunga ainda falou sobre a ausência de Neymar, que após acordo com o Barcelona, vai disputar apenas as Olimpíadas.

A Copa América Centenário será disputada nos Estados Unidos. E o Brasil estreia dia quatro de junho, contra o Equador.

Câmara aprova prazo maior de inscrição no Cadastro Ambiental Rural

04.05.2016

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) medida provisória que prorroga para o dia 31 de dezembro de 2017 o prazo para inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro eletrônico obrigatório que serve como base de dados para que o governo monitore e controle o desmatamento das florestas.

O prazo para inscrição terminava em 5 de maio e o Ministério do Meio Ambiente já estudava a aplicação de multas. O registro no CAR é importante a para acesso a crédito agrícola e subsídios do governo.

O cadastro rural só pode ser feito pelo computador. O produtor entra na página do CAR na internet e baixa o programa. Em seguida, deve preencher os dados pessoais e da propriedade. O próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural.

Imóveis com problemas ambientais devem aderir ao Programa de Regularização Ambiental, o PRA. Neste caso, o produtor assina um termo de compromisso com as informações do que tem que ser recuperado nas áreas de preservação permanente e de reserva legal.