Informe Chapada

Informe Chapada


Chuvas conseguem conter incêndio na Serra das Paridas, perto de Lençóis

05.01.2016

Meio Ambiente

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um sobrevoo foi realizado em parte da região afetada pelos incêndio na Chapada Diamantina para monitorar os efeitos das chuvas sobre os atuais focos, na manhã desta terça-feira (5). A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), responsável pela operação, indicou que ainda há fogo no Morro Branco, em Palmeiras. Contudo, as chamas da Serra das Paridas, em Lençóis, foram apagadas.

A aeronave ainda não pôde sobrevoar a cidade de Ibicoara, também alvo de preocupação na região, por questões de segurança, devido às fortes chuvas e ventos que atingem a Bahia. No entanto, a Secretaria aponta as condições climáticas como positivas para apagar o fogo. As chuvas começaram a cair na Chapada no domingo (3) e tem ajudado no combate aos focos de incêndio da região.

A Sema informou que cinco helicópteros e seis aviões continuam no combate aos incêndios. Além dos aviões, brigadas da Bahia e de Pernambuco, além de equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Distrito Federal (DF), atuam no combate ao fogo, que voltou a consumir áreas de vegetação na Chapada Diamantina.

Em entrevista ao G1, na tarde de domingo, o chefe-substituto do Parque Nacional, César Gonçalves, destacou que a falta de chuva e o clima seco colaboram com a proliferação das chamas.

Por causa dos incêndios na região, o turismo acabou sendo afetado, e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas ficou, na maioria dos locais, abaixo da média dos últimos anos.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.