Informe Chapada

Informe Chapada


Livramento: Casa de Apoio a pacientes com Câncer realizará bingo beneficente e uma caminhada com o tema “Passos que salvam”

19.11.2014

Utilidade Pública

A Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), que oferece apoio a pacientes de Livramento de Nossa Senhora e região que fazem tratamento do câncer no Hospital de Barretos em São Paulo, realizará no dia 23 de novembro o bingo de um veículo Palio  quatro portas para arrecadar fundos destinados a entidade beneficente. Na mesma data ocorrerá às 16:00h a caminhada “Passos que Salvam” com saída da praça Pedro Mandú (Praça do Hospital de Livramento).

As cartelas para o bingo custam R$ 100,00 e o Kit com Camisa, boné e cadarços para a caminhada podem ser adquiridos pelo valor de R$ 25,00.

O Hospital do Câncer de Barretos é uma referência no tratamento desta doença em todo o país e as campanhas realizadas constantemente pela CAASE na região visam a continuidade do trabalho de apoio aos que necessitam de amparo.

IPHAN realiza encontro sobre a inclusão da Chapada Diamantina como Patrimônio Mundial

18.11.2014

Cultura

Entre os dias 13 e 14 de novembro um importante encontro foi realizado na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN). Na ocasião, técnicos e especialistas na área de conservação e restauro das Superintendências da Bahia e Rio de Janeiro, Assessoria de Relações Internacionais do IPHAN e Unidades do ICMBio discutiram a inserção da Chapada Diamantina na lista de candidatura à Chancela de Patrimônio Mundial. 

No ano de 2015 o IPHAN pretende inserir na Lista Indicativa de  Candidatura à Patrimônio Mundial, 07 (sete) bens, sendo a Chapada  Diamantina, considerado um dos bens de maior potencial à lograr êxito.

As reflexões e debates acerca do tema tiveram foco nos valores excepcionais que tornam a Chapada única e a importância de sua preservação para a o mundo.  A pauta incluiu ainda, os sítios da Chapada Diamantina (aspectos naturais e culturais) e as Fortificações do Brasil (aspectos culturais).
 

Campeonato Rural de Livramento: time da Matinha larga na frente em nova etapa de confrontos

18.11.2014

Esportes

Com uma campanha de seis vitórias, cinco empates e nenhuma derrota a equipe da Matinha foi a única equipe a abrir  boa vantagem no primeiro duelo após bater a equipe dos Pintos pelo placar de 2 X 0. Mais uma vez, sua torcida fez da Arena “Laboboneira” o  palco de uma enorme alegria. Ao longo do campeonato, o selecionado marcou 20 vezes, enquanto a defesa deixou escapar 07 gols em 11 partidas disputadas.

Na rodada de ida das quartas de finais, realizada no domingo (16), os confrontos foram marcados por muito equilíbrio. PATOS 0 X 0 PIÇARRÃO; LOURENÇO 1 X 1 COVAS 04. A rodada ficou faltando o jogo entre MONTEIRO X BARRINHA que foi adiado por causa das fortes chuvas na comunidade do Monteiro. Com os resultados desta rodada, esta tudo indefinido e aguardaremos os jogos de volta para sabermos quais serão as quatro equipes que integrarão o G 4 do Campeonato Rural 2014.

Informações: Rony - LDL

Livramento: Dia da Consciência Negra terá desfile pelas ruas e apresentações em Praça Pública com grupo de Capoeira

17.11.2014

Cultura

Em 20 de Novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais e, é também dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira no contexto atual.

Em Livramento de Nossa Senhora as Instituições de Ensino se mobilizam para que os alunos possam debater o tema, a exemplo do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura que realizará na quinta-feira (20) às 15:00h um desfile pelas principais Avenidas da cidade, oportunidade onde o público poderá acompanhar a culminância de trabalhos desenvolvidos em sala de aula com representações de fatos sobre o tema.

O Grupo Capoeira Escola que há 15 anos representa a arte e cultura desta herança do período escravocrata também vai celebrar a data com uma grande roda de capoeira às 18:30h na Praça Coronel Zezinho Tanajura.  Cerca de 200 capoeiristas de toda a região devem comparecer para o evento que terá a participação da Comunidade Quilombola de Rocinha, representantes dos Bairros Taquarí, Benito Gama, Estocada, Santa Luzia e convidados da cidade de Jussiape.

Clientes da Coelba recebem instantaneamente suas faturas de energia

17.11.2014

Utilidade Pública

Foto:Divulgação

Apartir dessa segunda feira (17), municípios da região de Brumado, totalizando 27 cidades, passam a receber a fatura imediatamente após a leitura do consumo no medidor. Serão aproximadamente  161 mil clientes atendidos.

Esse novo  sistema permite que o leiturista que estarão utilizando um kit contendo coletor de dados e impressora térmica, façam somente uma visita mensal ao cliente.

O novo procedimento está ocorrendo de forma gradativa, e já foi realizada em 371 municípios da Bahia e assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento. Além disso, prob​lemas com a entrega da fatura serão evitados, já que o cliente receberá na hora a sua conta.

A expectativa é que este novo processo de leitura e impressão da conta de energia, esteja acontecendo nos 415 municípios atendidos pela Coelba até dezembro de 2014.

Entre os municípios que já contam com a implantação do processo de leitura e faturamento, estão Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Abaira.

Para saber se a sua cidade já conta com o novo processo acesse o site www.coelba.com.br 

Livramento: Festival de Música apresenta grandes talentos do Centro Estudantil Monteiro Lobato

17.11.2014

Entretenimento

O Centro Estudantil Monteiro Lobato realizou na última sexta-feira (14) no Clube de campo caiçara em Livramento de Nossa Senhora a nona edição do Festival de Música, evento no qual os alunos da referida Instituição tem a oportunidade de mostrar suas habilidades musicais seja como compositores ou intérpretes.

Os jurados Flora Violeta, Miguel, Tadeu, Dedé e Cleise ficaram com a responsabilidade de escolher a melhor música e o melhor interprete, tarefa complicada diante das belas apresentações da noite. Entre os alunos e professores da Monteiro Lobato o clima era de ansiedade e muita torcida.

Antes mesmo dos resultados serem anunciados, era perceptível o sucesso do Festival, principalmente, no que se refere ao processo de educação. Apesar do momento competitivo, os alunos se prepararam para o evento partilhando a criação das composições, exercitando a escrita, buscando temas expressivos e estreitando laços de socialização.

Parabéns ao centro Estudantil Monteiro Lobato pela iniciativa!

Confira a premiação:

Maria Eduarda Gomes – aluna do 7° Ano – Primeira colocada como: Melhor Música e Melhor interpretação;

Tárcio Kirsten e João Harison -  Dupla Segunda Colocada como: Melhor Música.

1

lX Encontro de Capoeira Centro-Sul baiano e Chapada Diamantina

15.11.2014

Foto:Divulgação

A Associação Desportiva e Cultural CEAC- Capoeira Expressão Arte e Cultura convida para o lX Encontro de Capoeira Centro-Sul baiano e Chapada Diamantina a ser realizado nos dias 15 e 16 de novembro de 2014

 

Dia 15/11/2014 (Sábado ) em Rio de Contas 

Local : Ginásio de Esportes

-18:00h - Abertura do Evento

-18:20h - Apresentação de academias convidadas

-18:40h - Roda para alunos

-19:00h - Roda para mestres e professores

-19:20h -Apresentação de maculelê

-19:30h - Batizado infantil

-20:00h - Batizado e troca de cordas para adultos 

-21:00h - Encerramento (Movimento de solo e samba de roda)

 

Dia 16/11/2014 (Domingo) em Livramento de Nossa Senhora

Local :Coliseu -Rua Ayrton Senna

-9:00h -Abertura do evento

-9:20h - Apresentação das academias convidadas

-9:40h - Roda para alunos

-10:00 - Roda para Mestres e Professores

-10:20h - Apresentação de maculelê

-10:30h - Batizado infantil

-11:00h - Batizado e troca de cordas para adultos

-12:00h - Encerramento (Movimento de solo e samba de roda.

Noite Cultural no Espaço Nordeste em Rio de Contas teve literatura e boa música

15.11.2014

Entretenimento

Foto: Kal Pau-Ferro

O Espaço Nordeste da cidade de Rio de Contas realizou na sexta-feira (14) uma "Noite Cultural" dedicada ao lançamento do livro da editora Andros intitulado AQUARELA - CONTOS E CRÔNICAS, obra que tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

Autoridades municipais, convidados e grande público estiveram no evento parabenizando a jovem escritora pelo talento e vocação na arte da escrita. A "Noite Cultural" foi também de boa música com o repertório marcante e envolvente do cantor Arlindo Polvinthai.

1

Beneficiários da Tarifa Social de energia elétrica podem ter benefício cancelado caso não atualizem o cadastro

13.11.2014

Utilidade Pública

Os beneficiários da Tarifa Social na conta de energia elétrica em todo o país que estão com os dados desatualizados no Cad Único ( Cadastro Único) do Governo Federal, terão que regularizar a situação para continuar recebendo os descontos.

Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados para atualizar os dados. De acordo com a Lei Nº 12.212 os cadastros desatualizados ou fora dos critérios estabelecidos pelo programa terão o benefício cancelado.

Na cidade de Rio de Contas, o recadastramento deve ser feito no Centro de Assistência Social (CRAS) que realiza atendimento de segunda a quinta-feira das 07:00h às 13:00h e das 14:00 às 16:00h. As sextas-feiras o orgão atende das 07:00 às 13:00h.

Para atualização do Cadastro Único, os beneficiários devem levar os seguintes documentos:  CPF, RG, TITULO DE ELEITOR, CERTIDÃO DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CARTEIRA DE TRABALHO, NOME DA ESCOLA E SÉRIE ESCOLAR (PARA OS QUE POSSUEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR) E CONTA DE ENERGIA.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidas com Cátia Simone - Coordenadora do Programa Bolsa Família em Rio de Contas.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM.

Espaço Nordeste - Rio de Contas realizará noite cultural nesta sexta-feira!

13.11.2014

Entretenimento

Na noite desta sexta-feira (14) será realizado no Espaço Nordeste em Rio de Contas, o lançamento do livro "Aquarela - Contos e Crônicas". O livro da editora Andros tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

O evento tem entrada gratuita e contará ainda com apresentação musical do cantor Arlindo Polvinthai.

SINOPSE DO DO LIVRO: Luz, sombras. Formas, linhas. E cores. Elas que trazem vida às ideias, iluminam, ocultam, criam e recriam. É nesta paleta de tintas que seus autores expõem estilos próprios, imaginam e registram em palavras, frases, textos e contextos. Matizes variados, livres em sua essência e prontos para ganhar o mundo. ”

Saiba mais:

O Espaço Nordeste é um ponto de atendimento diferenciado, que tem como objetivo ampliar a oferta de produtos e serviços socioculturais e de negócios bancários, interiorizar as oportunidades de acesso à cultura e apoiar as políticas governamentais. Contribui, ainda, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Em Rio de Contas Coordenado pelo Banco do Nordeste e a Prefeitura Municipal de Rio de Contas.
O Espaço Nordeste atua em dois focos:

- Empresarial: maior aproximação e melhor atendimento aos agricultores familiares, aos microempreendedores rurais e urbanos do Agroamigo e Crediamigo e Micro e Pequenas Empresas, facilitando o acesso aos produtos e serviços bancários.

- Sociocultural: fortalecimento da cultura local, inclusão social e geração de emprego e renda por meio de uma programação que envolve oficinas de arte e cultura, inclusão digital, espaço de leitura, capacitação em empreendedorismo e outros eventos socioculturais. Para saber mais sobre a nossa programação cultural clique aqui 

Entre os benefícios que o Espaço Nordeste oferece às comunidades, destacam-se os programas específicos aos estudantes da rede pública, a promoção da cultura como elemento de integração social e a facilidade de acesso a produtos e serviços bancários.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM

Cachaça de Abaíra recebe reconhecimento de Identificação Geográfica

13.11.2014

Produção Agrícola

Foto: EBDA

 Conhecida nacionalmente, a tradicional cachaça de Abaíra, com festival dedicado a ela no município desde a década de 80, e exportada para diversos países europeus, conquistou este ano o reconhecimento de Identificação Geográfica, fornecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse status garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características que estão vinculadas à região onde é produzida, na Chapada Diamantina. A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), incentiva esta cultura, desde a plantação da cana-de-açúcar, até a produção da cachaça na região, que engloba os municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. A Seagri/Edda garante assistência técnica (Ater) gratuitamente, aos agricultores familiares, que fazem da cana sua principal fonte de renda.
 
De acordo com o Mapa, o Registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Esses são produtos que apresentam qualidade única em função de recursos naturais como o solo, a vegetação, o clima e o saber fazer (know-how ou savoir-faire). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.
 
Para o especialista em cana-de-açúcar e cachaça, técnico agrícola da Ebda e chefe do escritório de Abaíra, Nelson Pereira, “a indicação geográfica garante melhores condições de trabalho, gerando segurança do produto, microrregião, além de aumentar as perspectivas de geração de emprego e novos negócios, ao passo que amplia a confiança dos consumidores no produto”.
 
Onze agroindústrias estão instaladas na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã, produzindo os derivados da cana-de-açúcar. Com o desenvolvimento das pequenas agroindústrias, novos investimentos foram possíveis através do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil (BB), e também pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
  
O município de Abaíra é considerado um dos grandes produtores de cana-de- açúcar do Estado da Bahia, com produção totalmente orgânica, alcançando uma produção de mais de 120 mil toneladas/ano, e área plantada de aproximadamente 2 mil hectares.
                                                                         

                                                                                     Informações: Ascom - Seagri
                                                          

Campeonato Rural de Livramento: confira os clubes que se enfrentam nas quartas de final

12.11.2014

Esportes

A Liga Desportiva Livramentense realizou na manhã desta quarta-feira (12) o sorteio entre as equipes que se enfrentarão nas quartas de final do Campeonato Rural, evento esportivo de grande destaque no município.

O Sorteio para a nova fase do Campeonato aconteceu na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora com a presença de organizadores, representantes dos clubes, imprensa e público de modo geral.

As primeiras partidas  das quarta de final serão realizadas no próximo domingo (16). Já as quatro semifinalistas serão conhecidas em 23 de Novembro.

Confira o resultado do sorteio, data e horário dos jogos:

Dia 16/11/2014

*Às 8:45h   Monteiro x Barrinha

Jogo a ser realizado na comunidade de Monteiro.

 

*Também às 8:45h   Patos x Picarão

Jogo a ser realizado na comunidade de  Patos

 

*Às 15:45h   Matinha x Pintos

Jogo a ser realizado na comunidade de  Matinha

 

*Às 15:45h   Lourenço x Covas 04

Jogo a ser realizado na comunidade de Lourenço

Chuvas devem permanecer em Rio de Contas até o final de semana

12.11.2014

Meio Ambiente

Foto: Kal Pau-Ferro

O período chuvoso que chegou ao interior da Bahia trouxe alegria para os riocontenses. Segundo o Instituto de meteorologia Climatempo a previsão é de que a chuva permaneça até o final da semana.

Na segunda-feira (10) a cidade já registrava a chegada de temporais que incluem raios e trovões. Até o sábado (15) as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 15° e a máxima de 26° graus, alternando períodos de sol com muitas nuvens, céu nublado e chuvas a qualquer hora.

Na quinta-feira (13) deve chover 40mm e os ventos podem chegar a 11km/h.

Feira Livre em Livramento será antecipada por conta de feriado. Em Rio de Contas não haverá mudança

12.11.2014

Utilidade Pública

Foto: Raimundo Marinho

 Em 15 de Novembro é celebrada a Proclamação da República. A data é feriado nacional e este ano cairá em um sábado. Por conta disso, a feira-livre na cidade de Livramento de Nossa senhora, que tradicionalmente é realizada aos sábados, será antecipada para a sexta (14). A medida adotada pela Prefeitura Municipal recebeu o apoio de Lojistas.

Em Rio de Contas, a Prefeitura optou em manter a feira para o sábado. Mesmo com o feriado, não haverá alteração e os feirantes devem trabalhar normalmente.

Rio de Contas : Produtores Rurais serão beneficiados com palmas

11.11.2014

Meio Ambiente

A Prefeitura de Rio de Contas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais adquiriu em conjunto com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A) Estação Experimental de Utinga, através do Programa Segurança Alimentar do Rebanho, 100 mil  raquetes de palma forrageira do clone miúda comum ou palma doce, que irá beneficiar  os produtores rurais do município de Rio de Contas.

Para o Prefeito Márcio Farias, é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado através da EBDA.

De acordo com o prefeito, esta ação tem como objetivo atender agricultores familiares, oferecendo condições para garantir a alimentação de bovinos de leite, caprinos e ovinos no período de seca. O Secretário de Agricultura de Rio de Contas Joelito Abreu, disse que o próximo passo é buscar as raquetes de palmas no município de Utinga na Chapada Diamantina onde se encontra a Estação Experimental da EBDA.

Para ser contemplado o agricultor familiar deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e ser criador de caprinos e/ou ovinos e bovinos.

Os interessados devem procurar o secretário Joelito Abreu na Secretaria Municipal de Agricultura de Rio de Contas para se cadastrar.