Informe Chapada

Informe Chapada


Livramento: Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura realiza desfile no Dia da Consciência Negra

20.11.2014

O Colégio Estadual Edivaldo Machado Baventura realizou na tarde desta quinta-feira (20) um belo desfile alusivo ao Dia da Consciência Negra.

O desfile representou a culminância dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos com apoio dos docentes. Canções, danças, faixas e representações diversas mostraram ao público a luta dos negros pela igualdade de direitos e a inserção igualitária no mercado de trabalho, na educação e na area esportiva.

Os alunos também lembraram as Comunidades Quilombolas de Livramento.

 

Dom Basílio: Governador Jaques Wagner realiza a entrega de ônibus escolares e inaugura Academia de Saúde

20.11.2014

Política

Foto: Informe Chapada

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve na manhã desta quinta-feira (20) na cidade de Dom Basílio onde realizou a entrega de três ônibus escolares do  Programa “A caminho da Escola”.

Recepcionado de forma calorosa pelos dombasilienses e autoridades regionais, Jaques Wagner passou ao Prefeito João Dias Pereira (João Careca) as chaves dos veículos que irão reforçar a frota municipal, reiterou seu compromisso com obras que estão em andamento no município e citou de forma saudosa o Prefeito Marilton Matias (in Memorian).

O Governador aproveitou a ocasião para visitar o Hospital Municipal que está sendo reformado e, ao lado da Deputada Estadual Ivana Bastos e do Secretário Municipal de Saúde, João Batista Caires Lima, inaugurou a Academia de Saúde, obra realizada através de parceria entre os governos federal, estadual e municipal com o objetivo de promover a saúde através de atividades físicas praticadas em equipamentos instalados em espaços públicos.

 

 

Rio de Contas: Identidade Cultural e Consciência Racial das Comunidades Quilombolas é tema de projeto desenvolvido nesta semana

19.11.2014

Cultura

Estamos na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra ( 20 de novembro) e, para marcar as celebrações em torno deste tema tão importante para a sociedade, o Projeto Promovendo a Identidade Cultural e Consciência Racial das Comunidades Quilombolas de Rio de Contas está sendo realizado desde o último dia 18 com oficinas e manifestações culturais que seguem até  23/11.

Confira a programação:

18/11:   * Oficina sobre Cultura Afro-brasileira Manhã/Tarde;

           *Oficina de Arte afro-brasileira na comunidade quilombola de Barra do Brumado;

19/11:   * Oficina sobre Cultura Afro-brasileira Manha/Tarde

                Espaço Nordeste;

20/11:    * Mesa Redonda na Rádio Comunitária às 11:00 horas; Missa com Elementos Afro e Encontro Cultural às 19h30min. 

21/11:  *Oficina sobre a Lei 10.639 com professores de Ensino Fundamental 1 manhã/Tarde;

22/11:  *Domingo Cultural na Comunidade Quilombola de Barra do Brumado a partir das 10:00 horas em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social de Rio de Contas.

 

 

 

 

 

          

Livramento: Casa de Apoio a pacientes com Câncer realizará bingo beneficente e uma caminhada com o tema “Passos que salvam”

19.11.2014

Utilidade Pública

A Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), que oferece apoio a pacientes de Livramento de Nossa Senhora e região que fazem tratamento do câncer no Hospital de Barretos em São Paulo, realizará no dia 23 de novembro o bingo de um veículo Palio  quatro portas para arrecadar fundos destinados a entidade beneficente. Na mesma data ocorrerá às 16:00h a caminhada “Passos que Salvam” com saída da praça Pedro Mandú (Praça do Hospital de Livramento).

As cartelas para o bingo custam R$ 100,00 e o Kit com Camisa, boné e cadarços para a caminhada podem ser adquiridos pelo valor de R$ 25,00.

O Hospital do Câncer de Barretos é uma referência no tratamento desta doença em todo o país e as campanhas realizadas constantemente pela CAASE na região visam a continuidade do trabalho de apoio aos que necessitam de amparo.

IPHAN realiza encontro sobre a inclusão da Chapada Diamantina como Patrimônio Mundial

18.11.2014

Cultura

Entre os dias 13 e 14 de novembro um importante encontro foi realizado na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN). Na ocasião, técnicos e especialistas na área de conservação e restauro das Superintendências da Bahia e Rio de Janeiro, Assessoria de Relações Internacionais do IPHAN e Unidades do ICMBio discutiram a inserção da Chapada Diamantina na lista de candidatura à Chancela de Patrimônio Mundial. 

No ano de 2015 o IPHAN pretende inserir na Lista Indicativa de  Candidatura à Patrimônio Mundial, 07 (sete) bens, sendo a Chapada  Diamantina, considerado um dos bens de maior potencial à lograr êxito.

As reflexões e debates acerca do tema tiveram foco nos valores excepcionais que tornam a Chapada única e a importância de sua preservação para a o mundo.  A pauta incluiu ainda, os sítios da Chapada Diamantina (aspectos naturais e culturais) e as Fortificações do Brasil (aspectos culturais).
 

Campeonato Rural de Livramento: time da Matinha larga na frente em nova etapa de confrontos

18.11.2014

Esportes

Com uma campanha de seis vitórias, cinco empates e nenhuma derrota a equipe da Matinha foi a única equipe a abrir  boa vantagem no primeiro duelo após bater a equipe dos Pintos pelo placar de 2 X 0. Mais uma vez, sua torcida fez da Arena “Laboboneira” o  palco de uma enorme alegria. Ao longo do campeonato, o selecionado marcou 20 vezes, enquanto a defesa deixou escapar 07 gols em 11 partidas disputadas.

Na rodada de ida das quartas de finais, realizada no domingo (16), os confrontos foram marcados por muito equilíbrio. PATOS 0 X 0 PIÇARRÃO; LOURENÇO 1 X 1 COVAS 04. A rodada ficou faltando o jogo entre MONTEIRO X BARRINHA que foi adiado por causa das fortes chuvas na comunidade do Monteiro. Com os resultados desta rodada, esta tudo indefinido e aguardaremos os jogos de volta para sabermos quais serão as quatro equipes que integrarão o G 4 do Campeonato Rural 2014.

Informações: Rony - LDL

Livramento: Dia da Consciência Negra terá desfile pelas ruas e apresentações em Praça Pública com grupo de Capoeira

17.11.2014

Cultura

Em 20 de Novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais e, é também dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira no contexto atual.

Em Livramento de Nossa Senhora as Instituições de Ensino se mobilizam para que os alunos possam debater o tema, a exemplo do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura que realizará na quinta-feira (20) às 15:00h um desfile pelas principais Avenidas da cidade, oportunidade onde o público poderá acompanhar a culminância de trabalhos desenvolvidos em sala de aula com representações de fatos sobre o tema.

O Grupo Capoeira Escola que há 15 anos representa a arte e cultura desta herança do período escravocrata também vai celebrar a data com uma grande roda de capoeira às 18:30h na Praça Coronel Zezinho Tanajura.  Cerca de 200 capoeiristas de toda a região devem comparecer para o evento que terá a participação da Comunidade Quilombola de Rocinha, representantes dos Bairros Taquarí, Benito Gama, Estocada, Santa Luzia e convidados da cidade de Jussiape.

Clientes da Coelba recebem instantaneamente suas faturas de energia

17.11.2014

Utilidade Pública

Foto:Divulgação

Apartir dessa segunda feira (17), municípios da região de Brumado, totalizando 27 cidades, passam a receber a fatura imediatamente após a leitura do consumo no medidor. Serão aproximadamente  161 mil clientes atendidos.

Esse novo  sistema permite que o leiturista que estarão utilizando um kit contendo coletor de dados e impressora térmica, façam somente uma visita mensal ao cliente.

O novo procedimento está ocorrendo de forma gradativa, e já foi realizada em 371 municípios da Bahia e assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento. Além disso, prob​lemas com a entrega da fatura serão evitados, já que o cliente receberá na hora a sua conta.

A expectativa é que este novo processo de leitura e impressão da conta de energia, esteja acontecendo nos 415 municípios atendidos pela Coelba até dezembro de 2014.

Entre os municípios que já contam com a implantação do processo de leitura e faturamento, estão Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Abaira.

Para saber se a sua cidade já conta com o novo processo acesse o site www.coelba.com.br 

Livramento: Festival de Música apresenta grandes talentos do Centro Estudantil Monteiro Lobato

17.11.2014

Entretenimento

O Centro Estudantil Monteiro Lobato realizou na última sexta-feira (14) no Clube de campo caiçara em Livramento de Nossa Senhora a nona edição do Festival de Música, evento no qual os alunos da referida Instituição tem a oportunidade de mostrar suas habilidades musicais seja como compositores ou intérpretes.

Os jurados Flora Violeta, Miguel, Tadeu, Dedé e Cleise ficaram com a responsabilidade de escolher a melhor música e o melhor interprete, tarefa complicada diante das belas apresentações da noite. Entre os alunos e professores da Monteiro Lobato o clima era de ansiedade e muita torcida.

Antes mesmo dos resultados serem anunciados, era perceptível o sucesso do Festival, principalmente, no que se refere ao processo de educação. Apesar do momento competitivo, os alunos se prepararam para o evento partilhando a criação das composições, exercitando a escrita, buscando temas expressivos e estreitando laços de socialização.

Parabéns ao centro Estudantil Monteiro Lobato pela iniciativa!

Confira a premiação:

Maria Eduarda Gomes – aluna do 7° Ano – Primeira colocada como: Melhor Música e Melhor interpretação;

Tárcio Kirsten e João Harison -  Dupla Segunda Colocada como: Melhor Música.

lX Encontro de Capoeira Centro-Sul baiano e Chapada Diamantina

15.11.2014

Foto:Divulgação

A Associação Desportiva e Cultural CEAC- Capoeira Expressão Arte e Cultura convida para o lX Encontro de Capoeira Centro-Sul baiano e Chapada Diamantina a ser realizado nos dias 15 e 16 de novembro de 2014

 

Dia 15/11/2014 (Sábado ) em Rio de Contas 

Local : Ginásio de Esportes

-18:00h - Abertura do Evento

-18:20h - Apresentação de academias convidadas

-18:40h - Roda para alunos

-19:00h - Roda para mestres e professores

-19:20h -Apresentação de maculelê

-19:30h - Batizado infantil

-20:00h - Batizado e troca de cordas para adultos 

-21:00h - Encerramento (Movimento de solo e samba de roda)

 

Dia 16/11/2014 (Domingo) em Livramento de Nossa Senhora

Local :Coliseu -Rua Ayrton Senna

-9:00h -Abertura do evento

-9:20h - Apresentação das academias convidadas

-9:40h - Roda para alunos

-10:00 - Roda para Mestres e Professores

-10:20h - Apresentação de maculelê

-10:30h - Batizado infantil

-11:00h - Batizado e troca de cordas para adultos

-12:00h - Encerramento (Movimento de solo e samba de roda.

Noite Cultural no Espaço Nordeste em Rio de Contas teve literatura e boa música

15.11.2014

Entretenimento

Foto: Kal Pau-Ferro

O Espaço Nordeste da cidade de Rio de Contas realizou na sexta-feira (14) uma "Noite Cultural" dedicada ao lançamento do livro da editora Andros intitulado AQUARELA - CONTOS E CRÔNICAS, obra que tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

Autoridades municipais, convidados e grande público estiveram no evento parabenizando a jovem escritora pelo talento e vocação na arte da escrita. A "Noite Cultural" foi também de boa música com o repertório marcante e envolvente do cantor Arlindo Polvinthai.

Beneficiários da Tarifa Social de energia elétrica podem ter benefício cancelado caso não atualizem o cadastro

13.11.2014

Utilidade Pública

Os beneficiários da Tarifa Social na conta de energia elétrica em todo o país que estão com os dados desatualizados no Cad Único ( Cadastro Único) do Governo Federal, terão que regularizar a situação para continuar recebendo os descontos.

Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados para atualizar os dados. De acordo com a Lei Nº 12.212 os cadastros desatualizados ou fora dos critérios estabelecidos pelo programa terão o benefício cancelado.

Na cidade de Rio de Contas, o recadastramento deve ser feito no Centro de Assistência Social (CRAS) que realiza atendimento de segunda a quinta-feira das 07:00h às 13:00h e das 14:00 às 16:00h. As sextas-feiras o orgão atende das 07:00 às 13:00h.

Para atualização do Cadastro Único, os beneficiários devem levar os seguintes documentos:  CPF, RG, TITULO DE ELEITOR, CERTIDÃO DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CARTEIRA DE TRABALHO, NOME DA ESCOLA E SÉRIE ESCOLAR (PARA OS QUE POSSUEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR) E CONTA DE ENERGIA.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidas com Cátia Simone - Coordenadora do Programa Bolsa Família em Rio de Contas.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM.

Espaço Nordeste - Rio de Contas realizará noite cultural nesta sexta-feira!

13.11.2014

Entretenimento

Na noite desta sexta-feira (14) será realizado no Espaço Nordeste em Rio de Contas, o lançamento do livro "Aquarela - Contos e Crônicas". O livro da editora Andros tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

O evento tem entrada gratuita e contará ainda com apresentação musical do cantor Arlindo Polvinthai.

SINOPSE DO DO LIVRO: Luz, sombras. Formas, linhas. E cores. Elas que trazem vida às ideias, iluminam, ocultam, criam e recriam. É nesta paleta de tintas que seus autores expõem estilos próprios, imaginam e registram em palavras, frases, textos e contextos. Matizes variados, livres em sua essência e prontos para ganhar o mundo. ”

Saiba mais:

O Espaço Nordeste é um ponto de atendimento diferenciado, que tem como objetivo ampliar a oferta de produtos e serviços socioculturais e de negócios bancários, interiorizar as oportunidades de acesso à cultura e apoiar as políticas governamentais. Contribui, ainda, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Em Rio de Contas Coordenado pelo Banco do Nordeste e a Prefeitura Municipal de Rio de Contas.
O Espaço Nordeste atua em dois focos:

- Empresarial: maior aproximação e melhor atendimento aos agricultores familiares, aos microempreendedores rurais e urbanos do Agroamigo e Crediamigo e Micro e Pequenas Empresas, facilitando o acesso aos produtos e serviços bancários.

- Sociocultural: fortalecimento da cultura local, inclusão social e geração de emprego e renda por meio de uma programação que envolve oficinas de arte e cultura, inclusão digital, espaço de leitura, capacitação em empreendedorismo e outros eventos socioculturais. Para saber mais sobre a nossa programação cultural clique aqui 

Entre os benefícios que o Espaço Nordeste oferece às comunidades, destacam-se os programas específicos aos estudantes da rede pública, a promoção da cultura como elemento de integração social e a facilidade de acesso a produtos e serviços bancários.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM

Cachaça de Abaíra recebe reconhecimento de Identificação Geográfica

13.11.2014

Produção Agrícola

Foto: EBDA

 Conhecida nacionalmente, a tradicional cachaça de Abaíra, com festival dedicado a ela no município desde a década de 80, e exportada para diversos países europeus, conquistou este ano o reconhecimento de Identificação Geográfica, fornecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse status garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características que estão vinculadas à região onde é produzida, na Chapada Diamantina. A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), incentiva esta cultura, desde a plantação da cana-de-açúcar, até a produção da cachaça na região, que engloba os municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. A Seagri/Edda garante assistência técnica (Ater) gratuitamente, aos agricultores familiares, que fazem da cana sua principal fonte de renda.
 
De acordo com o Mapa, o Registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Esses são produtos que apresentam qualidade única em função de recursos naturais como o solo, a vegetação, o clima e o saber fazer (know-how ou savoir-faire). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.
 
Para o especialista em cana-de-açúcar e cachaça, técnico agrícola da Ebda e chefe do escritório de Abaíra, Nelson Pereira, “a indicação geográfica garante melhores condições de trabalho, gerando segurança do produto, microrregião, além de aumentar as perspectivas de geração de emprego e novos negócios, ao passo que amplia a confiança dos consumidores no produto”.
 
Onze agroindústrias estão instaladas na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã, produzindo os derivados da cana-de-açúcar. Com o desenvolvimento das pequenas agroindústrias, novos investimentos foram possíveis através do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil (BB), e também pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
  
O município de Abaíra é considerado um dos grandes produtores de cana-de- açúcar do Estado da Bahia, com produção totalmente orgânica, alcançando uma produção de mais de 120 mil toneladas/ano, e área plantada de aproximadamente 2 mil hectares.
                                                                         

                                                                                     Informações: Ascom - Seagri
                                                          

Campeonato Rural de Livramento: confira os clubes que se enfrentam nas quartas de final

12.11.2014

Esportes

A Liga Desportiva Livramentense realizou na manhã desta quarta-feira (12) o sorteio entre as equipes que se enfrentarão nas quartas de final do Campeonato Rural, evento esportivo de grande destaque no município.

O Sorteio para a nova fase do Campeonato aconteceu na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora com a presença de organizadores, representantes dos clubes, imprensa e público de modo geral.

As primeiras partidas  das quarta de final serão realizadas no próximo domingo (16). Já as quatro semifinalistas serão conhecidas em 23 de Novembro.

Confira o resultado do sorteio, data e horário dos jogos:

Dia 16/11/2014

*Às 8:45h   Monteiro x Barrinha

Jogo a ser realizado na comunidade de Monteiro.

 

*Também às 8:45h   Patos x Picarão

Jogo a ser realizado na comunidade de  Patos

 

*Às 15:45h   Matinha x Pintos

Jogo a ser realizado na comunidade de  Matinha

 

*Às 15:45h   Lourenço x Covas 04

Jogo a ser realizado na comunidade de Lourenço