Informe Chapada

Informe Chapada


27 de Novembro é aniversário de Rio de Contas!

27.11.2014

Cultura

Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, Rio de Contas comemora 291 anos de emancipação política e administrativa. A data será celebrada com Hasteamento das Bandeiras e Missa em Ação de Graças.

 Rio de Contas foi a primeira cidade planejada no Brasil, é considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia e tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Informe Chapada parabeniza os riocontenses nesta data magna e deseja prosperidade a esta cidade encantadora que tornou-se um importante polo do ecoturismo na Chapada Diamantina.

Cursos de Capacitação e placas de sinalização para a Chapada Diamantina

27.11.2014

Turismo

Foto:Divulgação


Em visita à Chapada Diamantina, o secretário do Turismo Pedro Galvão reuniu-se com a secretária de Turismo da cidade de Lençóis, Michele Nonato. Foram discutidas ações para a melhoria na qualidade do atendimento dos serviços turísticos e implantação de placas de sinalização na cidade.

De acordo com o secretario de turismo da Bahia, além da colocação de novas placas de sinalização, vão ser desenvolvidos cursos de capacitação e certificação, visando ao aprimoramento dos guias turísticos.
Em reunião com o trade turístico local, Galvão foi informado da excelente ocupação hoteleira em Lençóis. O secretário disse que solicitou da empresa Azul Linhas Aéreas mais um voo para a região da Chapada, notícia muito bem recebida.

Em Mucugê, Pedro Galvão encontrou-se com a prefeita de cidade, Ana Medrado, quando recebeu a solicitação da ampliação de eventos turísticos e de nova sinalização para o município. Ciente do grande potencial turístico da região, o secretário garantiu esforços no sentido de viabilizar todo apoio para que o Festival de Inverno, programado para agosto 2015, seja um sucesso. (Sectur )

 

Rio de Contas: Entidades e sociedade se reúnem para mobilização popular pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

25.11.2014

Educação

Nesta terça-feira (25), representantes de várias entidades, educadores, Câmara Municipal de Vereadores, lideranças religiosas e público em geral estiveram reunidos na sede da Prefeitura de Rio de Contas para discutir a organização de um grande movimento de interesse popular pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina.

O movimento prevê um abaixo assinado e uma grande mobilização com a presença de representantes dos municípios de Jussiape, Abaira, Piatã e Livramento de Nossa Senhora. 

A proposta inicial é a mobilização para a aprovação da Lei que cria a Universidade. Rio de Contas, de forma mais ampla, lutará para se tornar a Cidade Polo, uma vez que, a maioria dos recursos são destinados ao circuito do Diamante, como as Cidades de Lençóis, Mucugê e Região.

A Reunião contou com a presença do Sr. Ailton Alcântara da cidade de Seabra, membro do ADT/SEPLAN, coligado ao T.C.D ( Território da Chapada Diamantina), Srª Maria de Fátima da Coordenação da Câmara Técnica de Educação do Território da Chapada e Evaristo Carneiro, presidente da APAMA, Conselheiro do Colegiado Territorial Abaíra.

O Projeto de Lei 4094/12, do Deputado Afonso Florence (PT-BA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) no estado da Bahia está sendo analisado pela Câmara. Pela proposta, a Universidade funcionará nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Segundo o autor, esses municípios carecem de melhor oferta de vagas de ensino superior, assim como de pesquisa e extensão.

Florence argumenta que não há campus universitário nesta importante região do estado, caracterizada por suas tradições culturais, importância econômica e densidade populacional.

Ele ainda afirma que: “Esta região tem sido marcada pelo intenso e prolongado processo migratório intensificado, entre outros motivos, pela busca dos seus filhos por uma oportunidade para cursar uma instituição de ensino superior pública e de qualidade”.

 

Recursos e administração

De acordo com o texto, a implantação da UFCD utilizará recursos provenientes de dotação consignada no Orçamento da União; de auxílios e subvenções que lhe venham a ser concedidos por quaisquer entidades públicas ou particulares; de remuneração por serviços prestados a entidades públicas ou particulares; e de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades ou organismos nacionais ou Internacionais.

Pela proposta, a administração superior da UFCD será exercida pelo reitor e pelo conselho universitário. Os cargos de reitor e vice-reitor serão providos temporariamente por ato do ministro da Educação, até que a entidade seja implantada na forma de seu estatuto.

Tramitação

De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

                                          Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM

Rio de Contas: Reformas da Igreja Matriz e do Teatro São Carlos estão em fase de conclusão e serão entregues em 06/12/14

25.11.2014

Cultura

Localizado na Chapada Diamantina, o conjunto arquitetônico do município de Rio de Contas passa por intervenções promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Programa de restauração que o Instituto desenvolve em parceria com a Prefeitura Municipal investirá um total de R$ 2,5 milhões em reformas e restaurações em toda a área tombada e construções centenárias, como o Teatro São Carlos e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que  já estão em fase de conclusão de reformas com a preservação de todo o patrimônio artístico neles existentes.
No ato da inauguração,  que está prevista para 06/12/2014, será lançado um livro em memória da riocontense Éster Trindade.
 
Para executar as ações de gestão e preservação dos bens culturais, sob sua responsabilidade, o IPHAN na Bahia conta com um escritório técnico em Rio de Contas, que responde também pelo conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê e atende às solicitações de outros 50 municípios.
 
 
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
 
Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada em termos artístico. Há um harmonioso conjunto de prédios antigos, que o compõem, destacando-se a antiga Casa de Câmara e Cadeia - atual Fórum. Segundo alguns autores, a Matriz do Santíssimo Sacramento constitui-se no mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano, construída na segunda metade do século XVIII. No ano passado, o IPHAN- na Bahia concluiu as obras de restauro nos seus bens artísticos (móveis e integrados). Agora, se propõe a execução de serviços na sua estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela mór, sacristias laterais e arco cruzeiro.
Teatro São Carlos
 
O Teatro São Carlos encontra-se atualmente entre os 10 mais antigos do Brasil, sendo o mais antigo da Bahia, cuja inauguração data de 1892. Ao longo dos seus 122 anos foi palco de inúmeras apresentações, tanto por grupos locais como produções vindas de outras partes do país. Apesar de continuar a ser utilizado, o teatro carece de uma ampla reforma com o intuito de fornecer aos usuários o máximo conforto. O Teatro São Carlos funcionará como um espaço cultural, onde serão desenvolvidas ações e atividades de cunho educacional e cultural, voltadas à comunidade.
 

                                                             Informações: Ascom-IPHAN-BA
                                            Matéria: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM
 

Rio de Contas: Projeto “Brincando na Diversidade”. Confira a programação

25.11.2014

Foto: Reprodução Facebook Rosa Griô

Entre a diversão e o aprendizado alunos da cidade de Rio de Contas participam durante esta semana do Projeto “Brincando na Diversidade”, uma iniciativa de Rosa Griô em parceria com Oasis, Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos, Associação Grãos de Luz e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A programação inclui Oficinas de arte-educação e apresentação de teatro de Mamulengo 

Segunda-feira (24/11) - Apresentação nas escolas de Barra e Giló.

Terça-feira (25/11) - Escolas do Mato Grosso e Fazendola.

Domingo (30/11) - Várzea Nova e Várzea 

Terça-feira (02/12) -  Escolas de Umbuzeiro e Arapiranga. 

Nos dias  27, 28 e 29/11 acontecerá a formação em pedagogia para professores da rede pública e agentes culturais da cidade de Rio de Contas. 

O projeto tem apoio financeiro do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Fomento a Cultura, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em menos de um mês dois acidentes são registrados na BA-148 entre as cidades de Livramento e Rio de Contas

24.11.2014

Transito

Curva do

O Informe Chapada noticiou no dia 02/11 um acidente ocorrido na Serra das Almas, BA-148, trecho que liga as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, quando um caminhão carregado com mármore tombou e caiu em uma ribanceira. Na ocasião, foi publicada uma matéria com intuito de alertar motoristas sobre os cuidados redobrados que precisam ter em uma estrada conhecida por ser íngreme e pela grande quantidade de curvas.

Na última sexta-feira 21/11 um novo acidente foi registrado na mesma rodovia, desta vez, um caminhão baú carregado com fechaduras, também caiu em uma ribanceira.

Nas duas situações não foram registradas vítimas fatais, mas, vale o alerta para os condutores. A via em questão, além de sinuosa, apresenta má conservação e tem grande quantidade de rachaduras e buracos.  Apesar da existência de muros e grades de proteção, a sinalização é considerada precária e os acidentes no local são recorrentes. 

Estrada íngreme e perigosa. Foto:Informe Chapada

Prefeito de Rio de Contas participa de Encontro das Cidades Históricas e Turísticas e Patrimônio Mundial

24.11.2014

Cultura

Foto: reprodução Prefeitura de Rio de Contas

Entre os dias 20 e 22 de novembro de 2014 foi realizado em Olinda - PE o Encontro das Cidades Históricas e Turísticas e Patrimônio Mundial,  evento que contou com a participação do Prefeito da cidade de Rio de Contas, Márcio Farias.

O Encontro tem como objetivo promover o alinhamento de ações, a construção de uma agenda estratégica, além da difusão do conhecimento de políticas públicas e de boas práticas relacionadas às Cidades Históricas do Brasil.

Presentes ao evento e compondo a mesa estiveram a Sra Jurema Machado, Presidente do IPHAN, os prefeitos das cidades de Olinda e Ouro Preto-MG, o presidente da Associação Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial, representes da CNM, EMBRATUR, UNESCO e Ministério do Turismo. 

 

Campeonato Rural de Livramento: definidas as equipe das semifinais

24.11.2014

Esportes

Chegando na reta final, o Campeonato Rural de Livramento tem deixado os torcedores cada vez mais ansiosos para conhecer o time campeão e os resultados dos jogos realizados no domingo (23) apontam os quatro semifinalistas da disputa.

 Foram quatro jogos emocionantes e as oito equipes que entraram em campo mostraram o porquê de terem chegado até as quartas de final, mas, apenas quatro delas seguem em busca do título.

 LOURENÇO, MATINHA, PIÇARRÃO E BARRINHA garantiram as vagas na semifinal.

No jogo Covas 04 e Lourenço, que já haviam empatado no jogo de ida, por 1 a 1, jogando em casa, Covas deixou a classificação escapar após perder por 1 a 0..

O time Pintos conseguiu reverter a vantagem sobre a Matinha, após ter perdido o primeiro confronto por 2 a 0 e devolveu o placar, levando assim, a decisão para os pênaltis. Nos pênaltis, a Matinha fez 3 a 2 e ficou com a vaga.

Piçarrão e Patos empataram o jogo de ida, por 0 a 0, e no último domingo também empataram em 2 a 2 tendo mais uma decisão nos pênaltis. Nos pênaltis, Piçarrão fez 4 a 2 e avançou.

Atual campeão, o Monteiro foi jogar fora de casa, depois de ter vencido a equipe da Barrinha por 1 a 0 no jogo de ida. Mas, a equipe da Barrinha jogando em sua arena e com o apoio fervoroso de sua apaixonada torcida venceu por 2 a 1 e na soma dos resultados agregados a disputa ficou em 2 a 2. Mais uma decisão em cobranças de pênaltis e, nas penalidades fez 3 a 2 para chegar com moral na próxima fase. A Arena da Barrinha foi palco da quebra de recorde de público do Campeonato com mais de 4.000 expectadores.

Agora, o torcedor Livramentense pode se preparar para mais dois confrontos de tirar o fôlego a partir do próximo domingo (30). Os confrontos da semifinal serão definidos por sorteio na próxima quarta-feira dia 26 de novembro na Câmara de Vereadores de Livramento a partir das 09h 30min.

Entre as 4 equipes que chegam a semifinal o Campeonato tem dois times Campeões e dois que buscam seu primeiro título do Rural.

                                                                  Informações: Rony Castro (LDL).

 

Livramento: foi lançado 1° Mapa Comercial e Turístico da cidade

22.11.2014

Entretenimento

A Maria Bonita Comunicação e Eventos realizou na noite de sexta-feira (21) o lançamento oficial do 1° Mapa Comercial e Turístico de Livramento de Nossa Senhora. A cerimônia aconteceu no Cineclubemais (Supermercado Hipermais) e contou com a presença de autoridades e convidados que conheceram detalhes do projeto desenvolvido com o propósito de contribuir para o crescimento socioeconômico da região.

Segundo Neandro Santiago de Oliveira, Gerente da Agência dos Correios de Livramento de Nossa Senhora e Consultor Técnico da Maria Bonita Comunicação e Eventos, os Correios fazem anualmente um planejamento comercial e, dentro desta dinâmica, surgiu a ideia de desenvolver um trabalho específico com empresas da cidade.  Com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura Municipal, empresas e colaboradores, o projeto tornou-se uma realidade.

O 1° Mapa Comercial e Turístico de Livramento é confeccionado em formato de folder (espécie de folheto dobrável) e possui layout moderno que permite a fácil localização de empresas e instituições através de dados e ilustrações caricaturadas que propiciam  aos patrocinadores e parceiros, ampla divulgação de suas marcas e mensagens publicitárias.  A tiragem inicial de 5 mil exemplares será entregue gratuitamente em pelo menos dez cidades da região ainda neste mês. 

Ainda durante a Cerimônia, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio da Diretoria Regional da Bahia, lançou os Selos Personalizados do 1º Mapa Comercial e Turístico de Livramento de Nossa Senhora, peças filatélicas que propagam, por meio da imagem e legenda, o tema que lhe deu origem.

Para o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento (CDL), Antônio Roberto Souza, o mapa é uma importante ferramenta de divulgação e chega para fortalecer o comércio local que, apesar de problemas relacionados ao período de estiagem, tem crescido principalmente, nos setores de vestuários e calçados.

O Gerente Regional dos Correios Centro da Bahia Sr. Nilton Santa Cruz Guedes , o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista, Sr. Itamar Figueiredo, o gerente de Contas Especiais da Diretoria Regional dos Correios na Bahia, Sr. Agnaldo Gomes Filho, a Empreendedora da Maria Bonita Comunicações e Eventos, Sra. Maria Teresa Teixeira Abreu Santiago, os Representantes da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Vereadores Paulo Lessa e João Amorim, os Representantes da cidade de Rio de Contas, João Carlos Chaves Souto e João Farias e o Sr. Gerardo Júnior, Vice-Prefeito e representante da cidade de Livramento também participaram do evento que foi encerrado com apresentação musical do cantor Bruno Caires.

Livramento: Lagoa da comunidade de Jurema transborda devido a chuvas na região

21.11.2014

Meio Ambiente

Foto: Informe Chapada

A chuva que caiu nos últimos dias em Livramento de Nossa Senhora promoveu um belo espetáculo da natureza na comunidade de Jurema onde a principal lagoa transbordou, algo que segundos moradores locais, não ocorria há quatro anos.
Ao transbordar devido ao grande volume de água na cabeceira dos rios que cortam as localidades de Cana Brava, Vereda e Rocinha, a lagoa da Jurema também levou água para a lagoa que fica na comunidade de Várzea de Dentro, local castigado pela estiagem e que, até então, estava servindo de pasto para animais.
Segundo o morador Wilson de Souza Pereira nos quatro anos em que a lagoa da Jurema ficou com volume de água abaixo do esperado, a lagoa de Várzea de Dentro praticamente desapareceu.

Além da falta da chuvas, construções de represa ao longo dos rios para fins de irrigação também comprometeram o abastecimento. Para Wilson, a esperança é de que as chuvas permaneçam para que as lagoas continuem cheias e beneficiem todos aqueles que necessitam da água que é essencial para o desenvolvimento econômico da região.

Dia da Consciência Negra em Rio de Contas foi marcado por Missa com elementos afro

21.11.2014

Cultura

Fotos: Kal Pau-Ferro

Ao som de atabaques e com elementos de matiz africana, uma Missa Solene foi realizada na noite de quinta-feira (20) na Igreja de Nossa Senhora Santana na cidade de Rio de Contas.

A celebração foi presidida pelo Padre Almeida e teve a participação  das Comunidades Quilombolas de Bananal, Barra do Brumado, Várzea, Baraúnas e Riacho das Pedras.

Para os fiéis, o momento foi de renovação da fé e de reflexão sobre a importante participação dos negros na história social e cultural da cidade.

Saiba mais: 

A Igreja de Nossa Senhora Santana começou a ser construída na primeira metade do século XVIII, através de mão de obra escrava, mas, com a crise da exploração do ouro na região, teve suas obras interrompidas em 1850. 

Conhecido também como "Igreja de Pedras" o local é um dos principais cartões postais da cidade.

Segundo Dia D da vacinação contra polio e sarampo acontece nesse sábado

21.11.2014

Saúde

Foto:Divulgação

Segundo dia D de mobilização nacional para vacinação contra poliomielite e sarampo acontece neste sábado, dia 22 de novembro. Mais de 100 mil postos de saúde de todo o país estarão abertos para imunizar as crianças.

Devem recebem a gotinha contra a paralisia infantil crianças entre seis meses e cinco anos não completos.

Já a vacina contra sarampo é injetável e dada a crianças de um a cinco anos incompletos. Ela protege também contra caxumba e rubéola.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio e Sarampo termina no dia 28 deste mês. A expectativa do Ministério é vacinar mais de 12 milhões de crianças do público alvo.

Vale lembrar que mesmo quem está com a carteira de vacinação em dia deve receber as doses, que são dadas de graça.

Cinemaginário promove apresentações com o tema: imagens negras

21.11.2014

Cultura

A semana de celebrações pelo Dia da Consciência Negra em Rio de Contas terá nesta sexta-feira (21) mais uma execução do CINEMAGINÁRIO com tema: IMAGENS NEGRAS.

Desde a quarta-feira (19) apresentações em Unidades de Ensino, espaços culturais e nas ruas da cidade, colocam em discussão a imagem do negro no cinema e na mídia além de uma mostra com imagens das comunidades remanescentes de quilombos de Rio de Contas.

Nesta sexta-feira (21) a programação será às 19h no Espaço Nordeste – curta-metragem Diversidade no Quilombo de Catarina Camargo, Gláucia Soares e Maura Pezzato, 21 min. Logo após apresentação das músicas inéditas: “Heróis da Liberdade” e “Onde está a Abolição” do compositor riocontense Gilson Nunes e debates.

Sábado e domingo dias 22 e 23/11 às 19h – sessão de curtas-metragens Africanos do acervo da 3a Bienal da Bahia.

A Realização é do Espaço Imaginário em pareceria com a Prefeitura Municipal, Banco do Nordeste e Rio de Contas FM.

Aposentados precisam ter atenção na hora de contratar um empréstimo consignado

21.11.2014

Foto:Ilustrativa

Aposentados do INSS devem tomar muito cuidado antes de fazer um empréstimo consignado, aquele que desconta cada parcela direto no pagamento do benefício.

Na hora de pegar o dinheiro extra com uma instituição financeira é preciso ter bastante atenção aos itens do contrato e ficar atento para não ser lesado.

Por isso, caso haja alguma dúvida, é preciso pedir ajuda a uma pessoa de confiança. É importante saber que existem taxas de juros máximas que podem ser cobradas no consignado.

Para o empréstimo pessoal é de 2,14% e, no cartão de crédito, a alíquota máxima é de 3,06%. Se o contrato estabelecer taxas maiores, ele não deve ser assinado.

É preciso ficar atento também à cobrança da TAC: os bancos que oferecem essa modalidade de credito não podem cobrar a Taxa de Abertura de Crédito.

Os aposentados só podem fazer empréstimos no estado onde recebem o benefício e ele não pode ser contratado por telefone.

Se desconfiar que foi lesado ou que foi vítima de fraude, o beneficiário pode pedir ajuda na Ouvidoria da Previdência Social, ligando 135.

 

Capoeiristas baianos têm incentivo para ingressar na Universidade

21.11.2014

Foto: Informe Chapada

Capoeiristas de todo o Estado da Bahia, que pretendem ingressar em um curso superior, contam com incentivo para entrar na Universidade. Por meio de uma parceria entre a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as faculdades Regional da Bahia (Unirb) e São Salvador, mil esportistas terão o Fies totalmente aprovado por essas instituições de ensino.

As inscrições estão sendo realizadas no Escritório Internacional de Capoeira e Turismo da Setur, no Forte da Capoeira, em Salvador até o dia 28/11 (sexta-feira). Já o processo seletivo ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em local a ser divulgado.

O Fies dá acesso a 27 cursos nas áreas de administração, direito, bacharelado e licenciatura em educação física, odontologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição e pedagogia, além de serviço social, turismo, jornalismo, fonoaudiologia, biomedicina, ciências contábeis e administração pública. Também são ofertados cursos nas áreas de engenharia química, engenharia de produção (energia) e engenharia ambiental e sanitária.

O Fies facilita a formação de profissionais e contribui para que o Brasil cumpra a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de formar 10 milhões de pessoas até 2020.

Os capoeiristas podem obter mais informações pelos telefones:

(71)3116-4130/3117-1492 ou na fanpage do Escritório (facebook.com/capoeiradabahia).

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, dirigido pelo Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação superior de estudantes matriculados em instituições de ensino não gratuitas. Nesta modalidade, o Fies financia 100%, com taxas de juros de 3,4% ao ano.