Informe Chapada

Informe Chapada


Rio de Contas: IPHAN realiza entrega das obras da Igreja do Santíssimo Sacramento e do Teatro São Carlos

08.12.2014

Cultura

Aconteceu no dia 06/12/14, às 16h na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas, a entrega das Obras da Restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e de Conservação e Ampliação do Teatro São Carlos, relevantes exemplares da arquitetura do sertão baiano, que foram totalmente restaurados e recuperados pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia. As duas construções centenárias são importantes representações da riqueza patrimonial da cidade e, para recuperá-las, o IPHAN investiu R$ 2,5 milhões.

Na Igreja foram realizadas obras de restauro nos bens artísticos (móveis e integrados) e serviços de recuperação na estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela-mor, sacristias laterais e arco cruzeiro. Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada, em termos artísticos.

No Teatro São Carlos foi executada uma ampla reforma, que contemplou a restauração total da cobertura, esquadrias, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de esgoto, recebendo adaptações de acessibilidade a portadores de necessidades especiais como rampa de acesso à plateia e coxia e sanitário PNE, além de uma nova copa. Em respeito à arquitetura do antigo teatro, foi demolido o anexo que encobria sua fachada posterior e construído um novo, mantendo o afastamento necessário à leitura do antigo. O novo anexo, que abriga dois camarins com sanitários, depósito, reserva técnica e um café com lavabo e mais dois sanitários, servirá para realização de eventos, independente da utilização dos espaços internos do Teatro.

Na oportunidade o superintendente do IPHAN, o Senhor Carlos Amorim, recebeu no Teatro São Carlos, o Título de Cidadão Riocontense, oferecido pela Câmara Municipal de Rio de Contas, justificado pela sua dedicação à Cidade de Rio de Contas, com ações de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Rio de Contas, com aquisição de imóvel para instalação da sedo do IPHAN em Rio de Contas; pela  doação de equipamentos e veículo, pela Restauração da Igreja de Santana; Restauração e Conservação de Bens Imóveis e Integrados da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento; pelos serviços de Conservação e Reparos do Arquivo Municipal;  Reforma da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento; Conservação de Ampliação do Teatro São Carlos;  lançamento da nova edição do Guia Lírico de Rio de Contas, de Ester Trindade Serra e pelo empenho em realizar as ações pactuadas no Plano de Ação das Cidades Históricas – PACH.

Em seu discurso de agradecimento, Carlos Amorim, reafirmou a importância da Cidade de Rio de Contas para a Chapada Diamantina e no contexto nacional, seu compromisso com a cidade e a parceria firmada com o Prefeito Márcio Farias, além de divulgar a todos os presentes as próximas ações que deverão acontecer no ano de 2015 com a realização de obras através do PACH. Dentre as ações e obras que deverão acontecer no próximo ano, estão:

  • Substituição da fiação aérea por subterrânea no Centro Histórico de Rio de Contas;
  • Será firmado um Termo de Comodato com a Prefeitura Municipal, no qual, a mesma cederá o prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia ao IPHAN, que irá restaurá-lo completamente para que no mesmo seja implantado um Museu e transferida a sede do IPHAN;
  • Reforma e Ampliação da sede da Prefeitura Municipal;
  • Construção de um Centro de Convenções;
  • Realização de estudo pelos técnicos do IPHAN, com vistas a execução de obras emergenciais em imóveis privados, cujos proprietários comprovem hipossuficiência financeira.

 

Por fim, foi lançado pelo IPHAN o livro Guia Lírico de Rio de Contas, de autoria de Ester Trindade Serra, tendo o Superintendente Carlos Amorim, doado à Prefeitura Municipal 1000 (mil) exemplares do livro, para serem comercializados e a verba arrecadada, depositada em conta especifica do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio de Rio de Contas, para realização de reforma e conservação dos imóveis do Centro Histórico.

Estiveram presentes:

O Superintendente do IPHAN na Bahia Dr. Carlos Antônio Pereira Amorim;

O Excelentíssimo Senhor Prefeito de Rio de Contas, senhor Márcio de Oliveira Farias e seus Secretários;

O Bispo Diocesano Dom Armando Buccioli e Párocos da Paróquia do Santíssimo Sacramento, Pe. Valderi Tavares da Silva, Pe. Joaquim Almeida e Pe. Vicente Ferré de Oliveira;

O Presidente da Câmara de Vereadores de Rio de Contas, senhor Luciano Freitas Pieroti e demais vereadores;

Técnicos do IPHAN: Afrânio Tanajura Machado Filho, Maria Angélica Reis Schianta, Sayonara Pereira Trindade Pinto; Flor-de-Lis Dantas e Cardoso; Edson de Oliveira Barreto;

Senhor Vladimir Oganauskas, representante da Desenvix;

Prefeitos dos Municípios de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, Jussiape, Gilberto Freitas e de Dom Basílio, João Dias (João Careca);

Demais autoridades e a comunidade Riocontense.

                                                                                                                                                                                        Colaboração: Flor-de-Lis Cardoso.

Audiência Pública será realizada em Rio de Contas pela criação da UFCD

07.12.2014

O Conselho Municipal de Educação de Rio de Contas convida a todos, riocontenses e moradores dos municípios vizinhos, para uma audiência pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina –UFCD, um sonho antigo que agora está prestes a ser realizado.

O evento que tem o apoio do Colegiado do Território de Identidade Chapada Diamantina será realizado dia 11 de dezembro às 08:00 horas no Colégio CIRCEA em Rio de Contas e contará com autoridades políticas e acadêmicas.

Na oportunidade, o Conselho ressalta a importância da presença do maior número de pesoas possível, afim de garantir visibilidade para o movimento e fortalecimento do processo. A assinatura dos presentes em um abaixo-assinado também é importante para demonstrar o interesse da população na aprovação do projeto.

Para alertar jovens sobre aids, governo vai utilizar redes sociais

06.12.2014

Saúde

A intensificação das campanhas de prevenção da aids nas redes sociais e em aplicativos de encontros para celulares será a estratégia do Ministério da Saúde para reverter a tendência de aumento dos casos da doença entre jovens do sexo masculino. A informação foi dada hoje (6) pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que participou, no Rio de Janeiro, juntamente com o ministro Arthur Chioro, do Dia D de mobilização contra a dengue e a febre chikungunya.

De acordo com o secretário Jarbas Barbosa, é preciso agir de forma contundente, principalmente junto à população de jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculino, particularmente os jovens gays, porque entre eles a velocidade de transmissão do HIV [vírus da imunodeficiência humana] é muito maior do que entre a população em geral.

De acordo com dados divulgados pelo ministério, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), entre os jovens dessa faixa de idade a incidência tem aumentado.

Ao longo do ano, tanto os testes como a campanha nas redes sociais serão intensificados por ocasião de festas populares, como o carnaval.(Agência Brasil)

Operação Verão contará com efetivo de 20 mil PMs

05.12.2014

Foto:Divulgação

Vinte mil policiais e bombeiros irão integrar a Operação Verão da Polícia Militar até o Carnaval. Além do reforço de pessoal, a operação contará com uma frota renovada de veículos e aeronaves. O anúncio foi feito ontem dia 04/12 pela Secretaria de Segurança Pública, em cerimônia realizada no Jardim dos Namorados.

A operação conta com investimentos de cerca de R$ 3 milhões em horas extras e cobre os 1.183 quilômetros do litoral baiano, rodovias, aeroportos, terminais marítimos e rodoviários, assim como os grandes eventos e festas populares.

São 16 novos ônibus de transporte de tropa, além de helicópteros, barcos, jet skis, quadriciclos e motocicletas. Além da capital baiana, o efetivo atua em regime ordinário e extraordinário em regiões como o Litoral Norte, o Baixo Sul, a Costa do Descobrimento e a Chapada Diamantina. Entre os destinos procurados por baianos e turistas durante o verão e que terão a segurança reforçada estão Ilhéus, Itacaré, Valença, Morro de São Paulo, Camamu, Conde, Cachoeira, Juazeiro, Mata de São João, Lençóis, Rio de Contas, Bom Jesus da Lapa, Maraú, Porto Seguro, Canavieiras e Alcobaça.(Correio)

Segurança: Instalar a iluminação de Natal requer cuidados

05.12.2014

Com a chegada do Natal, faz parte da tradição e do espírito natalino o uso de luzes para embelezar e iluminar as residências, comércio e ruas das cidades. É época de montar as árvores e decorar o interior da casa com pisca-piscas das mais variadas cores e tamanhos. Fachadas são decoradas com recursos cada vez mais sofisticados e criativos, mas muitas vezes são esquecidas as precauções na hora de escolher e manusear esses produtos. Para que os enfeites não sejam a causa de acidentes, como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos além de gastos desnecessários , alguns cuidados devem ser adotados na hora de sua instalação, manutenção e operação.​

Antes de começar a instalar as luzes de Natal, a recomendação dos especialistas é procurar um eletricista qualificado.

Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é uma causa comum de danos graves, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica e consequente incêndio da casa. Esses conselhos valem não só para essa época, mas para o ano todo.

É recomendável que o consumidor revise as suas instalações antes de instalar os enfeites natalinos. Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. E busque sempre enfeites de qualidade, ou seja, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

 

*Após algum tempo guardado, o pisca-pisca pode sofrer danos devido ao próprio uso. Por isso, é importante verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada.

*Deve-se ter o cuidado de adquirir sempre enfeites e lâmpadas à prova d'água para a decoração externa.

*Dentro de casa, o alerta é para que as crianças não tenham acesso liberado à árvore de Natal.

*Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando as pessoas estiverem dormindo.

*Na dúvida, consulte sempre um eletricista.

Rio de Contas: Cooperativa impulsiona produção de artesanato local

03.12.2014

Cultura

Artigos em madeira, metal e bordados. Assim que o visitante chega a loja da Cooperativa Artesanal Mista de Rio de Contas (Cooperart) se depara com uma grande variedade de produtos criados pelos 54 artesãos que fazem parte da entidade e trabalham constantemente para manter a tradição local na fabricação de peças que encantam turistas e fortalecem a economia local.

Fundada em 22 de agosto de 1968 e presidida atualmente por Maria da Conceição Rodrigues Ramos a Cooperart tem o apoio da Prefeitura de Rio de Contas, SEBRAE e do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, instituição de legitimidade na valorização de parte importante do patrimônio artístico e cultural do estado da Bahia e autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre.

Segundo a tesoureira da Cooperart, Eliane Pierote Silva, as parcerias são importantes para que a produção e comercialização dos produtos tenham continuidade. O trabalho é gerido de forma simples e eficiente: as terças e sextas-feiras as mulheres se reúnem na sede da Cooperativa para fabricar com beleza e originalidade os bordados como o crivo rústico (feito com fios de sacos de algodão). Já as peças de metal e madeira são fabricadas em pequenas oficinas montadas nas residências dos artesãos.  

O resultado de tamanho empenho e dedicação está em produtos autênticos e carregados de cultura brasileira que podem ser encontrados na loja da Cooperativa, situada na Praça do Landim em Rio de Contas que funciona diariamente das 09:00 às 17:00h e também em outras partes do país como o Museu do Folclore do Rio de Janeiro.

A participação da Cooperativa em feiras de artesanato é ainda uma oportunidade para divulgação e apresentação de tudo o que é produzido pelos talentosos artesãos riocontenses. Neste mês, por exemplo, os produtos serão exibidos em uma feira artesanal no Anhembi em São Paulo.

 

Rio de Contas sediará 1° Fórum de Gestores e Técnicos do Cadastro Único e Bolsa Família

02.12.2014

Foto: reprodução

Nos dias 04 e 05 de dezembro será realizado na cidade de Rio de Contas o 1° Fórum de Gestores e Técnicos do Cadastro Único e Bolsa Família dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Bacia do Jacuipe, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente.

O Fórum debaterá sobre problemas enfrentados, o acompanhamento das ações desenvolvidas e discussão de estratégias adequadas para o atendimento das demandas do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família. 

O objetivo das discussões é fortalecer as ações para melhoria do trabalho no território,, aprimorar a gestão destes serviços, estabelecer um canal permanente e contínuo de proximidade e informações entre os municípios, refletindo no aumento dos recursos captados  através do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) e possibilitando o acesso a outros programas Sociais do Governo Federal.

O Vice-Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Prefeito da cidade de Rui Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado, a Representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Bruna Ribeiro, os Deputados Estaduais Yulo Oiticica e Neuza Cadore já confirmaram presença no Fórum que deve receber ainda outros parlamentares nas esferas Estadual e Federal, Prefeitos e autoridades de toda região. 

Campeonato Rural de Livramento: confira o resultado dos jogos de domingo 30/11

30.11.2014

Esportes

No último domingo do mês de novembro aconteceram dois clássicos pelo Campeonato Rural de Livramento. Pela manhã às 8h 45min. na Arena “JOIA DA PRINCESA”, comunidade de Lourenço, a disputa para chegar a grande final do Campeonato foi entre Barrinha e Lourenço e o placar final foi de empate: LOURENÇO 1 X 1 BARRINHA.  O jogo decisivo acontecerá no próximo domingo (07/12) às 15h 15min na comunidade da Barrinha.

Diante de aproximadamente 5.000 expectadores a Arena “LABOBONERA” como é conhecido o campo da comunidade de Matinha o Campeonato Rural teve um de seus maiores clássicos, o jogo Matinha X Piçarrão.  A arbitragem teve muito trabalho na parte disciplinar e teve que atuar com veemência aplicando 8 cartões amarelos para a equipe da Matinha e 2 amarelos e um vermelho para o Piçarrão. O jogo teve o seguinte resultado: MATINHA 2 X 0 PIÇARRÃO.

O confronto que definirá um dos finalistas acontecerá também no  domingo (07/12) na comunidade do Piçarrão as 8h 45min.

 

Informações: Rony Castro (LDL)

Livramento sedia 2° Ciclo de Seminários “Salve a Capoeira”

29.11.2014

Cultura

A cidade de Livramento de Nossa Senhora sediou na manhã de sábado (29) o 2° Ciclo de Seminários “Salve a Capoeira”, evento realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores pelo Grupo de Capoeira Expressão – Arte e Cultura (CEAC) com apoio da ASAMIL, IPHAN e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. 

O Seminário seguiu as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial objetivando a Construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira no estado.

O 1° Ciclo de Seminários aconteceu em 2013 nas cidades de Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, mobilizando capoeiristas e retomando as relações institucionais destes com o IPHAN. Para o 2° Ciclo as atividades foram estendidas ao interior do estado sendo selecionadas através de Edital Público as cidades de Bom Jesus da Lapa, Eunapólis, Ribeira do Pombal, Lençóis e Livramento de Nossa Senhora.

Em Livramento, a programação realizada no sábado (29) teve apresentação sobre a Política de Patrimônio Imaterial e histórico das ações realizadas pelo Ministério da Cultura e IPHAN relacionadas à Capoeira, palestra explicativa sobre Conselho Gestor e Plano de Salvaguarda e apresentação de propostas com temas discutidos em Grupos de Trabalho. Em Assembleia Final foram apresentadas e votadas as diretrizes elaboradas pelos Grupos de Trabalho e foi formado o Grupo Gestor Territorial que deverá participar de novas ações a serem realizadas em Salvador no próximo ano.

O Secretario de Esportes da cidade de Abaíra, Normando Siqueira, o Coordenador de Cultura de Livramento, Yonélio Sayd, o Representante Territorial de Cultura do Sertão Produtivo, Jardiel Alarcon, a Representante do IPHAN, Maria Paula Adinolfi,  os Representantes do CEAC, Hugolino Silva e Mestre Bôda e os capoeiristas Mestre Carlinhos e Professor Tchê Tchê (Macaúbas), Contra Mestre Tão e Professor Cido (Boquira), Mestre Bel (Feira de Santana) e Mestre Garrote (Itabuna) participaram das atividades desenvolvidas no Seminário em Livramento.

BA -148: Animais na pista e o risco de acidentes

28.11.2014

Utilidade Pública

A BA-148, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Jussiape está repleta de animais na pista, a maioria são cavalos a procura de pastos. Esta semana o  repórter Kal Pau-Ferro flagrou um destes animais atravessando o asfalto no perímetro urbano em uma área perigosa, próximo a uma curva. O fato é rotineiro nas estradas e motivo de grande preocupação por parte dos condutores.

Na noite de quarta-feira (26) um automóvel que transitava entre as cidades de Rio de Contas e Livramento colidiu com um cavalo que estava no meio da rodovia. Nenhum dos ocupantes do automóvel se feriu, mas o animal ficou bastante machucado.

Populares e condutores podem contribuir para que situações como esta não se repitam. A presença de animais na rodovia deve ser comunicada a Polícia Rodoviária Federal pelo telefone (77) 3422-7888, para que órgão faça o recolhimento dos animais e a possível localização dos proprietários.

Dnocs deverá adotar medidas compensatórias a comunidades Quilombolas de Rio de Contas por construção de barragem

28.11.2014

Meio Ambiente

A Justiça Federal condenou o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) a adotar medidas compensatórias por conta de prejuízos causados às comunidades quilombolas de Barra, Bananal e Riacho de Pedras, localizadas no município de Rio de Contas. A sentença é resultado de uma ação do Ministério Público Federal em Guanambi e beneficia grupos que tiveram seus territórios alagados pela construção de uma barragem no Rio Brumado, na década de 70.

A sentença relata que o Açude Luiz Vieira (barragem do Rio Brumado) foi construído no fim da década de 70 pelo DNOCS como parte de um processo para tentar amenizar os efeitos da seca na localidade onde atualmente é o município de Rio de Contas. Com a obra, foram alagadas cerca de 50% das terras cultiváveis das comunidades, o que incluiu toda a área habitada pelos quilombolas da localidade de Riacho das Pedras. Como esses impactos não foram devidamente compensados, instalou-se um quadro de intensa pobreza e degradação das comunidades, levando a um processo de contínuo abandono dos modos tradicionais e à perda da conexão entre os quilombolas e suas terras.

Entre as medidas compensatórias determinadas judicialmente estão a construção de caixas d'água, perfuração de poços, adequação de canais de irrigação e barragens, promoção de cursos de capacitação sobre técnicas agrícolas (período de dez anos) e disponibilização de mudas frutíferas que se adaptem ao solo e clima da região.

A decisão diz ainda que, além das perdas patrimoniais impostas aos quilombolas, a conduta do DNOCS foi motivadora de perda de próprio fragmento da história e da identidade nacional, na medida em que conhecimentos imemoriais foram perdidos e modos seculares de criar, fazer e viver foram literalmente alagados sem a menor preocupação com um adequado e justo remanejamento para localidades compatíveis, ou, ainda, adaptação e suporte necessário para a preservação da cultura negra, símbolo de resistência e luta contra a escravidão, opressão e perseguição.

Após tomar conhecimento da sentença, o DNOCS apresentou recurso de apelação para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

 

 

 

Rio de Contas 291 anos! Prefeito Márcio Farias parabeniza a cidade

27.11.2014

Em seus 291 anos de emancipação, feitos hoje 27/11/2014, Rio de Contas tem muitas historias pra contar. Histórias de um povo que contribuiu e contribui desde o início do Brasil Colônia para a formação dessa grande nação brasileira. Por aqui, os negros, índios e brancos formaram juntos nossa identidade cultural, religiosa, política, etc.

Nossa cidade tornou-se no decorrer de sua existência mãe de pessoas ilustres, como Barão de Macaúbas, e vasta fonte de pesquisas acadêmicas nas áreas das ciências naturais, humanas e sociais. Fora toda essa riqueza de gente, de fatos históricos e belíssima arquitetura colonial barroca, Rio de Contas foi abençoada por Deus em sua localização geográfica privilegiada. Está encravada na Serra das Almas, sul da Chapada Diamantina, com belos rios e cachoeiras, lindas montanhas e um rico bioma.

É um privilégio ter nascido aqui. Eu, como gestor, tenho contribuído para que nossa cidade continue limpa, bem cuidada, bem preservada.

No próximo dia 06/12 entregaremos duas obras importantes para nossa cidade: restauração da Igreja Matriz e do Teatro Municipal. Já recuperamos também a belíssima Igreja de Santana. Em breve licitaremos as restauração de mais 2 prédios históricos: Prefeitura e Fórum.

Desejo eternamente paz e prosperidade para minha querida Rio de Contas e também para os meus conterrâneos e conterrâneas, sem esquecer dos que vieram de fora e se tronaram também filhos desta terra maravilhosa.

FELIZ ANIVERSÁRIO RIO DE CONTAS!

                                                                    Márcio de Oliveira Farias

1

27 de Novembro é aniversário de Rio de Contas!

27.11.2014

Cultura

Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, Rio de Contas comemora 291 anos de emancipação política e administrativa. A data será celebrada com Hasteamento das Bandeiras e Missa em Ação de Graças.

 Rio de Contas foi a primeira cidade planejada no Brasil, é considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia e tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Informe Chapada parabeniza os riocontenses nesta data magna e deseja prosperidade a esta cidade encantadora que tornou-se um importante polo do ecoturismo na Chapada Diamantina.

Cursos de Capacitação e placas de sinalização para a Chapada Diamantina

27.11.2014

Turismo

Foto:Divulgação


Em visita à Chapada Diamantina, o secretário do Turismo Pedro Galvão reuniu-se com a secretária de Turismo da cidade de Lençóis, Michele Nonato. Foram discutidas ações para a melhoria na qualidade do atendimento dos serviços turísticos e implantação de placas de sinalização na cidade.

De acordo com o secretario de turismo da Bahia, além da colocação de novas placas de sinalização, vão ser desenvolvidos cursos de capacitação e certificação, visando ao aprimoramento dos guias turísticos.
Em reunião com o trade turístico local, Galvão foi informado da excelente ocupação hoteleira em Lençóis. O secretário disse que solicitou da empresa Azul Linhas Aéreas mais um voo para a região da Chapada, notícia muito bem recebida.

Em Mucugê, Pedro Galvão encontrou-se com a prefeita de cidade, Ana Medrado, quando recebeu a solicitação da ampliação de eventos turísticos e de nova sinalização para o município. Ciente do grande potencial turístico da região, o secretário garantiu esforços no sentido de viabilizar todo apoio para que o Festival de Inverno, programado para agosto 2015, seja um sucesso. (Sectur )

 

Rio de Contas: Entidades e sociedade se reúnem para mobilização popular pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

25.11.2014

Educação

Nesta terça-feira (25), representantes de várias entidades, educadores, Câmara Municipal de Vereadores, lideranças religiosas e público em geral estiveram reunidos na sede da Prefeitura de Rio de Contas para discutir a organização de um grande movimento de interesse popular pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina.

O movimento prevê um abaixo assinado e uma grande mobilização com a presença de representantes dos municípios de Jussiape, Abaira, Piatã e Livramento de Nossa Senhora. 

A proposta inicial é a mobilização para a aprovação da Lei que cria a Universidade. Rio de Contas, de forma mais ampla, lutará para se tornar a Cidade Polo, uma vez que, a maioria dos recursos são destinados ao circuito do Diamante, como as Cidades de Lençóis, Mucugê e Região.

A Reunião contou com a presença do Sr. Ailton Alcântara da cidade de Seabra, membro do ADT/SEPLAN, coligado ao T.C.D ( Território da Chapada Diamantina), Srª Maria de Fátima da Coordenação da Câmara Técnica de Educação do Território da Chapada e Evaristo Carneiro, presidente da APAMA, Conselheiro do Colegiado Territorial Abaíra.

O Projeto de Lei 4094/12, do Deputado Afonso Florence (PT-BA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) no estado da Bahia está sendo analisado pela Câmara. Pela proposta, a Universidade funcionará nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Segundo o autor, esses municípios carecem de melhor oferta de vagas de ensino superior, assim como de pesquisa e extensão.

Florence argumenta que não há campus universitário nesta importante região do estado, caracterizada por suas tradições culturais, importância econômica e densidade populacional.

Ele ainda afirma que: “Esta região tem sido marcada pelo intenso e prolongado processo migratório intensificado, entre outros motivos, pela busca dos seus filhos por uma oportunidade para cursar uma instituição de ensino superior pública e de qualidade”.

 

Recursos e administração

De acordo com o texto, a implantação da UFCD utilizará recursos provenientes de dotação consignada no Orçamento da União; de auxílios e subvenções que lhe venham a ser concedidos por quaisquer entidades públicas ou particulares; de remuneração por serviços prestados a entidades públicas ou particulares; e de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades ou organismos nacionais ou Internacionais.

Pela proposta, a administração superior da UFCD será exercida pelo reitor e pelo conselho universitário. Os cargos de reitor e vice-reitor serão providos temporariamente por ato do ministro da Educação, até que a entidade seja implantada na forma de seu estatuto.

Tramitação

De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

                                          Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM