Informe Chapada

Informe Chapada


Rio de Contas celebra o Corpus Christi

06.06.2015

Cultura

A tradicional festa de Corpus Christi faz parte do calendário religioso e cultural de Rio de Contas - Chapada Diamantina, e anualmente é celebrada com a presença de inúmeros fiéis e turistas que reverenciam o Padroeiro Santíssimo Sacramento.

Na última quinta-feira (06) a tradição demonstrou sua força com uma belíssima queima de fogos anunciando a alvorada, apresentações de banda filarmônica, corais, procissões e a celebração de Missa Solene,

As ruas da histórica Rio de Contas ganharam  um colorido especial com os tapetes confeccionados pelos moradores que utilizaram serragem, palhas de arroz, cal, areia colorida, casca de ovos e muita criatividade para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

O Informe Chapada também registrou a véspera da comemoração, denominada “Noite das lanternas”, onde os casarões históricos, residências e diversos pontos da cidade receberam iluminação especial, promovendo um verdadeiro espetáculo de arte e beleza.

Saiba mais:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A tradição de enfeitar as ruas começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.