Informe Chapada

Informe Chapada


Receita alerta que falsos e-mails estão sendo espalhados para enganar cidadãos

30.03.2015

Com o início das declarações de Imposto de Renda no início de março, a Receita Federal afirma que cibercriminosos têm usado o nome da instituição em e-mails falsos para enganar contribuintes. Segundo o órgão, há mensagens específicas sendo espalhadas sobre o download do programa que gera declaração do imposto de renda de pessoa física.

De acordo com a Receita, essas "mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações de contribuintes".

A Receita Federal alerta que não envia e-mails sem autorização do contribuinte, e não dá permissão a parceiros ou empresas conveniadas a fazê-lo em seu nome.

Além disso, o órgão ressalta que o programa para fazer a declaração do imposto de renda deve ser baixado diretamente da página www.receita.fazenda.gov.br.

Sobre essas mensagens, a instituição aconselha:

.Não abra arquivos anexados, pois, geralmente, são programas executáveis e podem causar danos ao computador ou roubo de informações;

.Não clique em links contidos em e-mails, mesmo que contenham referências à Receita Federal;

.Exclua essas mensagens imediatamente;

.Em caso de dúvidas adicionais, a Receita aconselha que o contribuinte procure postos de atendimento, a página da internet oficial do órgão ou entre em contato por telefone no número 146.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.