Informe Chapada

Informe Chapada


Rio de Contas inicia os preparativos para a Celebração de Corpus Christi

27.02.2015

Foto: reprodução Facebook SECTUR

A festa de Corpus Christi faz parte do calendário religioso e cultural da cidade de Rio de Contas – na Chapada Diamantina e celebra a presença do Corpo de Cristo no Sacramento da Eucaristia, dada pela transformação do pão e do vinho em corpo e sangue.

De acordo com o calendário Católico, Corpus Christi é celebrado 60 dias após à Páscoa, com as variações do ano litúrgico vigente.

Em 2015, a grande data será 04 de Junho.

Diante da grandiosidade do evento, a Secretaria de Turismo de Rio de Contas (SECTUR) já está mobilizando as redes sociais para lembrar a importância das celebrações e convidar as pessoas para programarem uma visita à cidade no período de confraternização e renovação da fé.

Em breve, a SECTUR divulgará programação detalhada que deve contar ainda com atrações musicais.

 

A BELEZA DA FESTA

Nos dias que antecedem o grande evento, são realizadas as novenas (celebrações católicas que duram nove dias) onde centenas de fiéis manifestam sua fé e adoração ao Padroeiro Santíssimo Sacramento.

Na véspera da comemoração do Corpus Christi, Rio de Contas realiza a noite das lanternas, onde os casarões históricos, residências e diversos pontos da cidade recebem iluminação especial de lanternas, promovendo um verdadeiro espetáculo de arte e beleza. Nesta data é também realizado um leilão beneficente.

No grande dia de celebração da Missa Solene, uma queima de fogos anuncia a alvorada com  apresentações de banda filarmônica, corais e procissões. As ruas são decoradas com tapetes confeccionados pelos moradores que utilizam serragem, palhas de arroz, cal, areia colorida, casca de ovos, dentre outros materiais simples que se transformam em verdadeiras obras de arte alusivas ao evento.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.