Informe Chapada

Informe Chapada


ASAMIL celebrou 10 anos de luta pela Convivência com o Semiárido

23.12.2014

Foto:Divulgação

Na última quarta-feira, 17, a ASAMIL – Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento de Nossa Senhora , celebrou 10 anos de luta pela Convivência com o Semiárido.

A Celebração aconteceu no Centro Diocesano de Livramento.

O Evento contou com a participação de fundadores, voluntários, colaboradores, ex-funcionários, beneficiários dos projetos desenvolvidos e também lideranças de alguns dos mais de 30 municípios em que a ASAMIL esteve presente ao longo de sua história.

Nestes 10 anos, a ASAMIL atuou em centenas de comunidades rurais, juntamente com mais de 10.000 famílias de agricultores do semiárido, construiu 10.523 cisternas de placas de consumo humano, totalizando uma capacidade de reservatório de mais de 160 milhões de litros de água.

Desde 2012, iniciou a implantação de tecnologias sociais de captação, armazenamento e utilização de água de chuva para a produção de alimentos, tendo como referência a Agroecologia. Já foram mais de 1.300 famílias que conquistaram uma Tecnologia de Produção que, juntas, tem uma capacidade de armazenagem de mais de 273 milhões de litros de água.

Durante a festa, a história da ASAMIL foi relembrada e recontada através de depoimentos, exposição de fotos, encenações teatrais e místicas. O público presente, que lotou o auditório principal do Centro Diocesano, pode acompanhar a evolução da entidade ao longo destes 10 anos nas falas de personagens que ajudaram a construir esta história, como a atual Presidenta, a senhora Maria Santos da Silva Bonfin, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Livramento – STR, o Sr. Raimundo Pereira Riqueza, o Presidente da Associação Quilombola de Lagoinha e Poço, o Sr. Gonçalo Pereira, a Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e Agentes de Endemias, a Sra. Cleide Coelho, entre outros.

A Celebração aconteceu no Centro Diocesano de Livramento.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.