Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "12/2014"

Panetone,você sabe como surgiu?

21.12.2014

O Panetone está sempre presente em todas as comemorações de Natal, tanto que já é uma tradição. Mas afinal, de onde ele surgiu? Você sabe?

Na verdade, este é um grande mistério. São muitas as lendas que giram em torno da criação do Panetone, o tradicional bolo de massa fermentada feito com farinha de trigo, leite, ovos, passas e frutas cristalizadas.

Criado na Itália, o hábito de consumi-lo nas festas de fim de ano começou em Milão, mas aos poucos ficou conhecido ao redor do mundo e hoje é muito consumido no final de ano.

A lenda mais conhecida narra a história de um rapaz rico que se apaixona por uma plebéia, filha de um padeiro, na cidade de Milão, no século XV. Como o pai da moça não aceitava o namoro, o jovem apaixonado resolveu se disfarçar de padeiro e mostrar que era um bom rapaz. Depois de alguns dias, resolveu criar algo diferente: uma massa doce misturada com frutas cristalizadas. O pãozinho doce ficou rapidamente conhecido ser gostoso e por sua forma diferenciada.

Devido ao enorme sucesso, o jovem passou a divulgar o pão como uma criação do Sr. Toni, nome do pai da moça, e ficou conhecido como Pane del Toni.O final é fácil de imaginar: um bom e velho felizes para sempre!

E hoje em dia podemos encontrar não só a receita tradicional como  outras variações, com recheio de trufas, chocolate, sorvete, marshmellow e até versões salgadas,  de queijo. Agora é só escolher o seu favorito!

Livramento: Paulo Lessa é eleito como Presidente da Câmara de Vereadores

19.12.2014

Política

Em Sessão realizada na tarde desta sexta-feira (19) no Plenário Didi Azevedo – Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, o Vereador Paulo Roberto Lessa Pereira foi eleito como Presidente da Casa Legislativa para o biênio 2015/2016.

A chapa de número 01, que recebeu sete votos, elegeu ainda para Mesa Diretora os Vereadores José Araújo Santos (Vice-Presidente), Márcio Alan Dourado (1° Secretário) e José Roberto Souza Caires (2° Secretário).

A chapa de número 02, composta pelos Vereadores Marilho Machado Matias, Joaquim Bitencourt Correia, Jorge Luiz Lessa Pereira e Aparecido Lima Silva recebeu seis votos.

Correligionários políticos e populares lotaram o Plenário e acompanharam todo o processo de votação. Durante a Sessão houve ainda votação do Projeto de lei n°98/2014 que estima receita e fixa despesa para o ano de 2015, a chamada LOA( Lei Orçamentária Anual), tendo sido aprovada por 07 votos a favor e 06 contra.

Papai Noel da CDL leva alegria ao comércio de Livramento

18.12.2014

Utilidade Pública

Foto: reprodução Facebook CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento de Nossa Senhora está promovendo desde o final do mês de novembro uma série de atividades para que o natal da cidade fique ainda mais animado.

O Papai Noel e suas ajudantes já visitaram instituições de ensino públicas e privadas e agora é a vez do comércio local receber o bom velhinho.

Nas lojas é possível notar que não importa a idade, todos querem registrar o momento que é importante também para alavancar as vendas, fazendo com que as pessoas se divirtam na hora das compras.

Quem passeia pelas ruas da cidade também aprecia a comitiva que segue em uma tradicional charrete distribuindo doces e panfletos.

A programação especial de fim de ano da CDL inclui ainda, a campanha “Acerte na Compra e Ganhe na Sorte” que sorteará 03 TV’S de LED 32 polegadas e um automóvel o km. Para concorrer aos prêmios basta comprar nas lojas afiliadas e aguardar o sorteio que deverá ser realizado no dia 31/12.

Fim de Ano Vip em Livramento

18.12.2014

Utilidade Pública

  Livramento de Nossa Senhora terá um Fim de Ano Vip com programação especial nos dias 27 e 31/12.

O local do evento é o Clube de Campo Caiçara que receberá uma mega estrutura com três ambientes, praça de alimentação e boate, além de iluminação de última geração e um grande show pirotécnico.

Confira a programação:

Dia 27 às 22:00h – Rei da Cacimbinha, DJ Rafa Gouveia, Swing do Maluko e Canindé.

Dia 31 às 22:00– (Reveillon) Cangaia de Jegue, Mega Boate com DJ e Somd Black.

Ingressos para o dia 27, antes da “virada”, apenas R$ 20,00.  Reservas de mesas com Cici Meira pelo telefone (77) 9965-5720.

Ingressos para o dia 31 (Reveillon), 1º Lote 40,00 - 2º lote 50,00 e  3º lote 60,00.

O Fim de Ano Vip é uma realização de Ney eventos e empreendimentos.

 

Livramento: Mapec Móveis tem ofertas especiais para fazer o seu Natal mais feliz!

16.12.2014

Utilidade Pública

                   

O ano de 2014 está chegando ao fim, mas, ainda dá tempo de realizar sonhos aproveitando as ofertas imperdíveis da Loja Mapec Móveis.

Quem passa pela Avenida Dr. Edilson Pontes, centro de Livramento de Nossa Senhora se encanta com a decoração natalina da Mapec que chama a atenção pela criatividade em um verdadeiro show de luzes. O clima de receptividade também está no interior da Loja que foi inteiramente ornamentada para receber os clientes que buscam móveis para casa ou escritório, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e portáteis com preços e condições de pagamento imbatíveis.

O clima festivo da Mapec Móveis se estende as promoções:

*Campanha “Acerte na Compra e Ganhe na Sorte”, parceria com a CDL, com sorteio de 3 TV’s de Led 32 polegadas e um carro 0 km.

*Nas compras no cartão, cheque ou à vista o cliente também concorre a dois vale-compras em móveis no valor de R$ 1.000,00 cada.

Mapec Movéis – A certeza de um bom negócio.

Avenida Dr. Edilson Pontes, nº 125, em frente a Caixa Econômica Federal. Fones: (77) 3444-2172 e 3444-2069.

CDL divulga Nota de Repúdio pela postura da Gestão Pública em Livramento

15.12.2014

Utilidade Pública

Leia nota na íntegra:

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento, representante do segmento lojista e empresarial, lamenta a falta de diálogo e distanciamento da atual gestão pública municipal nas ações administrativas que envolvam diretamente e indiretamente o comércio deste município.

A associação lojista repudia a postura omissa e prejudicial do Poder Público para com comerciantes, lojistas e empresários dos setores produtivos; estes, geradores de emprego e renda, pagadores de impostos e cidadãos contribuintes de seus deveres e obrigações que ajudam no desenvolvimento econômico, financeiro, social, produtivo e cultural do município de Livramento de Nossa Senhora. 

Tradicionalmente o mês de dezembro, com suas festividades, é de significativa importância para o comercio. É o período de maior aquecimento das vendas, com a circulação de riquezas em nosso município, gerando renda para os diversos setores envolvidos. No entanto, a administração municipal parece desconhecer a importância desse período para o desenvolvimento da cidade, não cumpre seu papel de criar mecanismos para impulsionar o comércio. Até mesmo a esperada festa de  Réveillon, que movimenta diretamente diversos setores da economia local, foi deixada de lado.

A Câmara de Dirigentes também lamenta veemente a postura de indiferença e desrespeito aos associados lojistas, repudiando, ainda, a concessão de Alvará de Licença de uma feira de venda de produtos de origem duvidosa, isenta de recolhimento de impostos e emissão de notas fiscais, atividade considerada ilegal por diversos municípios em que o evento foi proibido de se realizado, por suspeita de origem das mercadorias expostas à venda ao público. Além da omissão do poder público, a liberação do Alvará caracteriza-se como caso grave de cumplicidade neste lamentável fato ocorrido no mês de dezembro, período em que o comércio livramentense anseia por melhoria em suas vendas para recuperar-se financeiramente de uma crise ocasionada por fatores climáticos, gerando recessão e retração no volume de negócios e de faturamento.   

Diante do exposto, este Colegiado torna pública esta Nota de Repúdio e exige do Governo Municipal consideração, respeito e convivência harmoniosa e de parceria; e que tenha sensibilidade para compreender que o Poder Público precisa do comércio, pois é gerador de emprego e renda, pagador rigoroso de impostos, como ISS, ICMS, IPTU IR e muitos outros que resultam em recursos para as políticas públicas asseguradas na Constituição Federal e na Lei Orgânica Municipal. 

OS COMÉRCIANTES DE LIVRAMENTO MERECEM RESPEITO! 

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

Diretoria

Campeonato Rural de Livramento: primeiro jogo da final foi marcado por grandes emoções

14.12.2014

Esportes

O Campeonato Rural de Livramento está chegando na reta final. No domingo (14) o Estádio Municipal Dr. Edilson Pontes ficou lotado de torcedores que foram conferir o primeiro jogo da final: Matinha X Barrinha.

As duas equipes fizeram bonito dentro das quatro linhas deixando o placar após os 90 minutos em 2 a 2, um empate que aumenta a adrenalina e as expectativas para  o próximo jogo que definirá  o Campeão do Rural 2014.

Para os amantes do futebol fica o convite:  domingo, dia 21 de dezembro, às 15h 00min. no estádio Dr. Edilson Pontes em Livramento, Barrinha e Matinha duelarão em busca do primeiro título do Rural.

Faleceu nesta sexta-feira o empresário Paulo César Rocha Ribeiro, sócio proprietário da Rádio Portal FM

12.12.2014

Utilidade Pública

Faleceu nesta sexta-feira (12), Paulo César Rocha Ribeiro, conhecido como Lim. Ele tinha 57 anos e lutava contra um câncer de pâncreas.

Sua trajetória empresarial o fez muito querido na cidade de Brumado onde foi ainda Vereador, tendo exercido dois mandatos (1989 a 1992 e 1993 a 1996). Diante da irreparável perda, o Prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, decretou luto oficial de três dias naquele município.

Paulo César também estendeu suas atividades empresariais a Livramento de Nossa Senhora atuando como sócio majoritário da Rádio Portal FM. A emissora cancelou a programação desta sexta-feira emitindo nota de profundo pesar em nome da direção e funcionários.

O corpo de Paulo César deverá ser velado na residência de sua família, na Rua José do Patrocínio, 42, Centro de Brumado.

O site Informe Chapada externa condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação.

                                                                         Foto: Lay Amorim/Brumado.

Valor do salário mínimo no Orçamento é arredondado para R$ 790

11.12.2014

O valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2015 previsto no Orçamento do próximo ano subiu para R$ 790,00, de acordo com o relator geral da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR). A medida terá impacto de R$ 1,2 bilhão.

A previsão atual é de um mínimo de R$ 788,06, mas o valor costuma ser arredondado para facilitar o pagamento em dinheiro. O valor final do piso ainda depende do cálculo que é feito pelo governo com base na fórmula que considera inflação e crescimento da economia.

Jucá apresentou ontem quarta-feira (10) o parecer preliminar do Orçamento 2015, que deve ser votado ainda nesta quarta-feira na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

O salário mínimo para a família brasileira em novembro, deveria ter sido de R$ 2.923,22, ou seja, 4,03 vezes o mínimo em vigor, de R$ 724, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

O cálculo é feito com base no custo apurado para a cesta básica da cidade de São Paulo e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

 

O poder da autoconfiança

10.12.2014

Autoconfiança é saber que você pode realizar algo, confiar em suas habilidades, estar seguro que dará conta do recado, enfim, é acreditar em você!

Uma pessoa autoconfiante tem mais chances de atingir metas e objetivos, pois avança sem medo, com determinação, acreditando que vai conseguir. Já uma pessoa sem autoconfiança nem avança, fica parada, não faz, não se arrisca. Por achar que não vai conseguir, nem tenta.

Então, como pode perceber, a autoconfiança é importantíssima em todos os aspectos de sua vida.

Quando a situação aperta de verdade, quando enfrenta dificuldades, quando a vida se transforma num campo de batalha, com quem você pode realmente contar? Quem vai chamar?  Caçadores de fantasmas? Vai chamar a mãe, o guru, o mago, o anjo?

Tem gente que faz isso, mas não seria mais prático e produtivo poder contar consigo mesmo para resolver as situações da sua vida, tornando-se mais independente e autodeterminado?

Talvez em algum momento de sua vida, sua autoconfiança estava mais elevada do que está agora. Pode ser que você já tenha se sentido mais seguro e confiado mais em si mesmo. Ou quem sabe você já possua uma boa autoconfiança, mas quer ainda mais para se tornar extremamente bem-sucedido e próspero.

Qualquer que seja a circunstância, para aumentar sua autoconfiança é fundamental que você conheça e entenda o que pode reduzi-la. As pessoas sentem-se menos seguras, perdem a autoestima ou começam a confiar menos em si mesmas por razões específicas.

Você se lembra de uma ocasião que a sua autoconfiança era muito elevada, quando você confiava muito em si mesmo? Quando sabia que ela capaz de fazer as coisas? Lembra-se de um período assim ou já faz tempo demais?

Quando criança, sua autoconfiança pode ser alimentada ou destruída pelos adultos – conforme você tenha sido respeitado, amado, valorizado e encorajado, ou não. Seus primeiros anos de vida, suas experiências, escolhas e decisões foram muito importantes para o desenvolvimento de sua autoconfiança.

Mas, como testar se você é autoconfiante? Comece a reparar nas coisas que fala, por exemplo: “não vou dar conta”, “nada que eu quero eu consigo”, “por que todo mundo consegue, menos eu?”, “sou muito fraco”, “não era o momento”. Estas e outras frases semelhantes podem ser a prova de que você precisa melhorar sua autoconfiança.

E se outras pessoas colocaram-lhe rótulos, etiquetas limitantes, aí sim você está perdido. Fica realmente difícil recuperar sua autoconfiança quando você foi convencido que tem déficit disso, transtorno daquilo e é portador de alguma “deficiência” virtual.

O fato é, como eu já citei, que você já foi mais autoconfiante. Você perdeu sua autoconfiança, então, há esperança de recuperá-la. A boa notícia é que o método Dianética. desenvolvido pelo filósofo L. Ron Hubbard, possui técnicas terapêuticas que aliviam seu passado doloroso, suas perdas e seus fracassos, e assim, sua autoconfiança de antes é recuperada!

Ele escreveu: “A maioria dos seres tem uma terrível opinião de sua capacidade em comparação ao que realmente são. Quase nenhum indivíduo acredita ser capaz do que é realmente capaz de conseguir. Aumentando o conhecimento, a responsabilidade e o controle, pouco a pouco, ignorando as perdas e mantendo firmes os ganhos, um ser finalmente descobre seu poder e comando da vida.” – L. Ron Hubbard.

Portanto, um verdadeiro autoconhecimento é a chave para a recuperação completa de sua autoconfiança!

Rio de Contas: Câmara de Vereadores realiza eleição para escolha de nova mesa diretora

10.12.2014

Política

A eleição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores do município de Rio de Contas foi realizada durante Sessão Ordinária da última terça-feira (09).

Os eleitos, que tiveram 06 votos favoráveis e compuseram a única chapa apresentada para o pleito, devem gerir a Casa Legislativa no biênio 2015/2016:

Presidente,  Luciano Freitas Pierote  (PSD), Vice- Presidente, Octávio Rodrigues da Silva (PSD), 1ª Secretária, Carla Patrícia Araújo Bonfim (PSD) e 2° Secretario, João Santos Castro (PRB).

Durante a votação, o plenário da Câmara ficou lotado de correligionários políticos e populares que parabenizaram os eleitos. Três vereadores não compareceram a Sessão.

Livramento: Presidente da CDL diz que “feira do Brás” deixou prejuízo incalculável para toda a cidade

08.12.2014

Na manhã desta segunda-feira (08) a reportagem do Informe Chapada esteve com o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento (CDL), Antônio Roberto Souza, para saber qual o posicionamento da entidade diante da realização da chamada “Feira do Brás”, que foi realizada no último final de semana em um espaço privado da cidade.

A feira foi anunciada pelos organizadores como uma excelente oportunidade de negócios, uma vez que, ofertava ao público grande variedade de produtos (confecções, calçados, eletrônicos e acessórios) com preços bem abaixo daqueles praticados no comércio livramentense .  O movimento intenso no local da feira demonstrou que a população apreciou a iniciativa, por outro lado, houve grande insatisfação por parte dos lojistas.

Segundo o Presidente da CDL, a insatisfação não se restringiu apenas aos setores que vendem produtos dos segmentos encontrados na feira, mas de um modo geral todo o comércio foi afetado: “Nosso comércio tem produtos diferenciados e de qualidade e com esta feira muito dinheiro deixou de circular em nossa praça. O comércio local é que faz a geração de emprego e renda, por isso afirmamos que existiu um prejuízo incalculável para toda cidade”.

Antônio Roberto salientou ainda que, entrou em contato com o Prefeito Municipal e que o mesmo afirmou ter liberado o alvará de licença para a realização da atividade: “Assim que ficamos sabendo do evento falamos com o Prefeito, o mesmo disse ter liberado o alvará de licença e que não poderia nos atender com a revogação do mesmo. Tentamos conseguir uma liminar no setor jurídico, mas fomos informados que seria muito difícil naquele momento. Fizemos então uma reunião com a Diretoria da CDL  e com o Vereador Paulo Lessa, para prevenir ações futuras”, afirmou.

Antônio Roberto fez ainda uma breve reflexão para a população de Livramento:

“O vendedor de confecções quando faz uma boa venda, paga seus funcionários em dia. Os funcionários que estão com o dinheiro apurado vão até um supermercado, uma loja de móveis e eletrodomésticos ou a um prestador de serviços dentro da nossa própria cidade, fazendo o dinheiro circular e gerando resultado para todos. Quem dá emprego, quem paga impostos, quem deixa o dinheiro na cidade, são os comerciantes e prestadores de serviços. Quem contribuiu ou contribui, neste período de crise,  para tirar o dinheiro de nossa cidade e levar para outro estado é por que não tem amor por Livramento e nem respeito pelo comércio”, finalizou.

Rio de Contas: IPHAN realiza entrega das obras da Igreja do Santíssimo Sacramento e do Teatro São Carlos

08.12.2014

Cultura

Aconteceu no dia 06/12/14, às 16h na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas, a entrega das Obras da Restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e de Conservação e Ampliação do Teatro São Carlos, relevantes exemplares da arquitetura do sertão baiano, que foram totalmente restaurados e recuperados pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia. As duas construções centenárias são importantes representações da riqueza patrimonial da cidade e, para recuperá-las, o IPHAN investiu R$ 2,5 milhões.

Na Igreja foram realizadas obras de restauro nos bens artísticos (móveis e integrados) e serviços de recuperação na estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela-mor, sacristias laterais e arco cruzeiro. Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada, em termos artísticos.

No Teatro São Carlos foi executada uma ampla reforma, que contemplou a restauração total da cobertura, esquadrias, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de esgoto, recebendo adaptações de acessibilidade a portadores de necessidades especiais como rampa de acesso à plateia e coxia e sanitário PNE, além de uma nova copa. Em respeito à arquitetura do antigo teatro, foi demolido o anexo que encobria sua fachada posterior e construído um novo, mantendo o afastamento necessário à leitura do antigo. O novo anexo, que abriga dois camarins com sanitários, depósito, reserva técnica e um café com lavabo e mais dois sanitários, servirá para realização de eventos, independente da utilização dos espaços internos do Teatro.

Na oportunidade o superintendente do IPHAN, o Senhor Carlos Amorim, recebeu no Teatro São Carlos, o Título de Cidadão Riocontense, oferecido pela Câmara Municipal de Rio de Contas, justificado pela sua dedicação à Cidade de Rio de Contas, com ações de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Rio de Contas, com aquisição de imóvel para instalação da sedo do IPHAN em Rio de Contas; pela  doação de equipamentos e veículo, pela Restauração da Igreja de Santana; Restauração e Conservação de Bens Imóveis e Integrados da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento; pelos serviços de Conservação e Reparos do Arquivo Municipal;  Reforma da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento; Conservação de Ampliação do Teatro São Carlos;  lançamento da nova edição do Guia Lírico de Rio de Contas, de Ester Trindade Serra e pelo empenho em realizar as ações pactuadas no Plano de Ação das Cidades Históricas – PACH.

Em seu discurso de agradecimento, Carlos Amorim, reafirmou a importância da Cidade de Rio de Contas para a Chapada Diamantina e no contexto nacional, seu compromisso com a cidade e a parceria firmada com o Prefeito Márcio Farias, além de divulgar a todos os presentes as próximas ações que deverão acontecer no ano de 2015 com a realização de obras através do PACH. Dentre as ações e obras que deverão acontecer no próximo ano, estão:

  • Substituição da fiação aérea por subterrânea no Centro Histórico de Rio de Contas;
  • Será firmado um Termo de Comodato com a Prefeitura Municipal, no qual, a mesma cederá o prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia ao IPHAN, que irá restaurá-lo completamente para que no mesmo seja implantado um Museu e transferida a sede do IPHAN;
  • Reforma e Ampliação da sede da Prefeitura Municipal;
  • Construção de um Centro de Convenções;
  • Realização de estudo pelos técnicos do IPHAN, com vistas a execução de obras emergenciais em imóveis privados, cujos proprietários comprovem hipossuficiência financeira.

 

Por fim, foi lançado pelo IPHAN o livro Guia Lírico de Rio de Contas, de autoria de Ester Trindade Serra, tendo o Superintendente Carlos Amorim, doado à Prefeitura Municipal 1000 (mil) exemplares do livro, para serem comercializados e a verba arrecadada, depositada em conta especifica do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio de Rio de Contas, para realização de reforma e conservação dos imóveis do Centro Histórico.

Estiveram presentes:

O Superintendente do IPHAN na Bahia Dr. Carlos Antônio Pereira Amorim;

O Excelentíssimo Senhor Prefeito de Rio de Contas, senhor Márcio de Oliveira Farias e seus Secretários;

O Bispo Diocesano Dom Armando Buccioli e Párocos da Paróquia do Santíssimo Sacramento, Pe. Valderi Tavares da Silva, Pe. Joaquim Almeida e Pe. Vicente Ferré de Oliveira;

O Presidente da Câmara de Vereadores de Rio de Contas, senhor Luciano Freitas Pieroti e demais vereadores;

Técnicos do IPHAN: Afrânio Tanajura Machado Filho, Maria Angélica Reis Schianta, Sayonara Pereira Trindade Pinto; Flor-de-Lis Dantas e Cardoso; Edson de Oliveira Barreto;

Senhor Vladimir Oganauskas, representante da Desenvix;

Prefeitos dos Municípios de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, Jussiape, Gilberto Freitas e de Dom Basílio, João Dias (João Careca);

Demais autoridades e a comunidade Riocontense.

                                                                                                                                                                                        Colaboração: Flor-de-Lis Cardoso.

Audiência Pública será realizada em Rio de Contas pela criação da UFCD

07.12.2014

O Conselho Municipal de Educação de Rio de Contas convida a todos, riocontenses e moradores dos municípios vizinhos, para uma audiência pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina –UFCD, um sonho antigo que agora está prestes a ser realizado.

O evento que tem o apoio do Colegiado do Território de Identidade Chapada Diamantina será realizado dia 11 de dezembro às 08:00 horas no Colégio CIRCEA em Rio de Contas e contará com autoridades políticas e acadêmicas.

Na oportunidade, o Conselho ressalta a importância da presença do maior número de pesoas possível, afim de garantir visibilidade para o movimento e fortalecimento do processo. A assinatura dos presentes em um abaixo-assinado também é importante para demonstrar o interesse da população na aprovação do projeto.

Para alertar jovens sobre aids, governo vai utilizar redes sociais

06.12.2014

Saúde

A intensificação das campanhas de prevenção da aids nas redes sociais e em aplicativos de encontros para celulares será a estratégia do Ministério da Saúde para reverter a tendência de aumento dos casos da doença entre jovens do sexo masculino. A informação foi dada hoje (6) pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que participou, no Rio de Janeiro, juntamente com o ministro Arthur Chioro, do Dia D de mobilização contra a dengue e a febre chikungunya.

De acordo com o secretário Jarbas Barbosa, é preciso agir de forma contundente, principalmente junto à população de jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculino, particularmente os jovens gays, porque entre eles a velocidade de transmissão do HIV [vírus da imunodeficiência humana] é muito maior do que entre a população em geral.

De acordo com dados divulgados pelo ministério, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), entre os jovens dessa faixa de idade a incidência tem aumentado.

Ao longo do ano, tanto os testes como a campanha nas redes sociais serão intensificados por ocasião de festas populares, como o carnaval.(Agência Brasil)