Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "11/2014"

Noite Cultural no Espaço Nordeste em Rio de Contas teve literatura e boa música

15.11.2014

Entretenimento

Foto: Kal Pau-Ferro

O Espaço Nordeste da cidade de Rio de Contas realizou na sexta-feira (14) uma "Noite Cultural" dedicada ao lançamento do livro da editora Andros intitulado AQUARELA - CONTOS E CRÔNICAS, obra que tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

Autoridades municipais, convidados e grande público estiveram no evento parabenizando a jovem escritora pelo talento e vocação na arte da escrita. A "Noite Cultural" foi também de boa música com o repertório marcante e envolvente do cantor Arlindo Polvinthai.

1

Beneficiários da Tarifa Social de energia elétrica podem ter benefício cancelado caso não atualizem o cadastro

13.11.2014

Utilidade Pública

Os beneficiários da Tarifa Social na conta de energia elétrica em todo o país que estão com os dados desatualizados no Cad Único ( Cadastro Único) do Governo Federal, terão que regularizar a situação para continuar recebendo os descontos.

Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados para atualizar os dados. De acordo com a Lei Nº 12.212 os cadastros desatualizados ou fora dos critérios estabelecidos pelo programa terão o benefício cancelado.

Na cidade de Rio de Contas, o recadastramento deve ser feito no Centro de Assistência Social (CRAS) que realiza atendimento de segunda a quinta-feira das 07:00h às 13:00h e das 14:00 às 16:00h. As sextas-feiras o orgão atende das 07:00 às 13:00h.

Para atualização do Cadastro Único, os beneficiários devem levar os seguintes documentos:  CPF, RG, TITULO DE ELEITOR, CERTIDÃO DE CASAMENTO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CARTEIRA DE TRABALHO, NOME DA ESCOLA E SÉRIE ESCOLAR (PARA OS QUE POSSUEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR) E CONTA DE ENERGIA.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidas com Cátia Simone - Coordenadora do Programa Bolsa Família em Rio de Contas.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM.

Espaço Nordeste - Rio de Contas realizará noite cultural nesta sexta-feira!

13.11.2014

Entretenimento

Na noite desta sexta-feira (14) será realizado no Espaço Nordeste em Rio de Contas, o lançamento do livro "Aquarela - Contos e Crônicas". O livro da editora Andros tem como uma das autoras a riocontense Carla Azevedo.

O evento tem entrada gratuita e contará ainda com apresentação musical do cantor Arlindo Polvinthai.

SINOPSE DO DO LIVRO: Luz, sombras. Formas, linhas. E cores. Elas que trazem vida às ideias, iluminam, ocultam, criam e recriam. É nesta paleta de tintas que seus autores expõem estilos próprios, imaginam e registram em palavras, frases, textos e contextos. Matizes variados, livres em sua essência e prontos para ganhar o mundo. ”

Saiba mais:

O Espaço Nordeste é um ponto de atendimento diferenciado, que tem como objetivo ampliar a oferta de produtos e serviços socioculturais e de negócios bancários, interiorizar as oportunidades de acesso à cultura e apoiar as políticas governamentais. Contribui, ainda, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Em Rio de Contas Coordenado pelo Banco do Nordeste e a Prefeitura Municipal de Rio de Contas.
O Espaço Nordeste atua em dois focos:

- Empresarial: maior aproximação e melhor atendimento aos agricultores familiares, aos microempreendedores rurais e urbanos do Agroamigo e Crediamigo e Micro e Pequenas Empresas, facilitando o acesso aos produtos e serviços bancários.

- Sociocultural: fortalecimento da cultura local, inclusão social e geração de emprego e renda por meio de uma programação que envolve oficinas de arte e cultura, inclusão digital, espaço de leitura, capacitação em empreendedorismo e outros eventos socioculturais. Para saber mais sobre a nossa programação cultural clique aqui 

Entre os benefícios que o Espaço Nordeste oferece às comunidades, destacam-se os programas específicos aos estudantes da rede pública, a promoção da cultura como elemento de integração social e a facilidade de acesso a produtos e serviços bancários.

Informações: Kal Pau-Ferro - Rio de Contas FM

Cachaça de Abaíra recebe reconhecimento de Identificação Geográfica

13.11.2014

Produção Agrícola

Foto: EBDA

 Conhecida nacionalmente, a tradicional cachaça de Abaíra, com festival dedicado a ela no município desde a década de 80, e exportada para diversos países europeus, conquistou este ano o reconhecimento de Identificação Geográfica, fornecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse status garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características que estão vinculadas à região onde é produzida, na Chapada Diamantina. A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), incentiva esta cultura, desde a plantação da cana-de-açúcar, até a produção da cachaça na região, que engloba os municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. A Seagri/Edda garante assistência técnica (Ater) gratuitamente, aos agricultores familiares, que fazem da cana sua principal fonte de renda.
 
De acordo com o Mapa, o Registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Esses são produtos que apresentam qualidade única em função de recursos naturais como o solo, a vegetação, o clima e o saber fazer (know-how ou savoir-faire). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.
 
Para o especialista em cana-de-açúcar e cachaça, técnico agrícola da Ebda e chefe do escritório de Abaíra, Nelson Pereira, “a indicação geográfica garante melhores condições de trabalho, gerando segurança do produto, microrregião, além de aumentar as perspectivas de geração de emprego e novos negócios, ao passo que amplia a confiança dos consumidores no produto”.
 
Onze agroindústrias estão instaladas na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã, produzindo os derivados da cana-de-açúcar. Com o desenvolvimento das pequenas agroindústrias, novos investimentos foram possíveis através do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil (BB), e também pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
  
O município de Abaíra é considerado um dos grandes produtores de cana-de- açúcar do Estado da Bahia, com produção totalmente orgânica, alcançando uma produção de mais de 120 mil toneladas/ano, e área plantada de aproximadamente 2 mil hectares.
                                                                         

                                                                                     Informações: Ascom - Seagri
                                                          

Campeonato Rural de Livramento: confira os clubes que se enfrentam nas quartas de final

12.11.2014

Esportes

A Liga Desportiva Livramentense realizou na manhã desta quarta-feira (12) o sorteio entre as equipes que se enfrentarão nas quartas de final do Campeonato Rural, evento esportivo de grande destaque no município.

O Sorteio para a nova fase do Campeonato aconteceu na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora com a presença de organizadores, representantes dos clubes, imprensa e público de modo geral.

As primeiras partidas  das quarta de final serão realizadas no próximo domingo (16). Já as quatro semifinalistas serão conhecidas em 23 de Novembro.

Confira o resultado do sorteio, data e horário dos jogos:

Dia 16/11/2014

*Às 8:45h   Monteiro x Barrinha

Jogo a ser realizado na comunidade de Monteiro.

 

*Também às 8:45h   Patos x Picarão

Jogo a ser realizado na comunidade de  Patos

 

*Às 15:45h   Matinha x Pintos

Jogo a ser realizado na comunidade de  Matinha

 

*Às 15:45h   Lourenço x Covas 04

Jogo a ser realizado na comunidade de Lourenço

Chuvas devem permanecer em Rio de Contas até o final de semana

12.11.2014

Meio Ambiente

Foto: Kal Pau-Ferro

O período chuvoso que chegou ao interior da Bahia trouxe alegria para os riocontenses. Segundo o Instituto de meteorologia Climatempo a previsão é de que a chuva permaneça até o final da semana.

Na segunda-feira (10) a cidade já registrava a chegada de temporais que incluem raios e trovões. Até o sábado (15) as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 15° e a máxima de 26° graus, alternando períodos de sol com muitas nuvens, céu nublado e chuvas a qualquer hora.

Na quinta-feira (13) deve chover 40mm e os ventos podem chegar a 11km/h.

Feira Livre em Livramento será antecipada por conta de feriado. Em Rio de Contas não haverá mudança

12.11.2014

Utilidade Pública

Foto: Raimundo Marinho

 Em 15 de Novembro é celebrada a Proclamação da República. A data é feriado nacional e este ano cairá em um sábado. Por conta disso, a feira-livre na cidade de Livramento de Nossa senhora, que tradicionalmente é realizada aos sábados, será antecipada para a sexta (14). A medida adotada pela Prefeitura Municipal recebeu o apoio de Lojistas.

Em Rio de Contas, a Prefeitura optou em manter a feira para o sábado. Mesmo com o feriado, não haverá alteração e os feirantes devem trabalhar normalmente.

Rio de Contas : Produtores Rurais serão beneficiados com palmas

11.11.2014

Meio Ambiente

A Prefeitura de Rio de Contas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais adquiriu em conjunto com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A) Estação Experimental de Utinga, através do Programa Segurança Alimentar do Rebanho, 100 mil  raquetes de palma forrageira do clone miúda comum ou palma doce, que irá beneficiar  os produtores rurais do município de Rio de Contas.

Para o Prefeito Márcio Farias, é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado através da EBDA.

De acordo com o prefeito, esta ação tem como objetivo atender agricultores familiares, oferecendo condições para garantir a alimentação de bovinos de leite, caprinos e ovinos no período de seca. O Secretário de Agricultura de Rio de Contas Joelito Abreu, disse que o próximo passo é buscar as raquetes de palmas no município de Utinga na Chapada Diamantina onde se encontra a Estação Experimental da EBDA.

Para ser contemplado o agricultor familiar deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e ser criador de caprinos e/ou ovinos e bovinos.

Os interessados devem procurar o secretário Joelito Abreu na Secretaria Municipal de Agricultura de Rio de Contas para se cadastrar.

Campeonato Rural de Livramento: confira o resultado da última rodada

10.11.2014

Foto: Reprodução Facebook Rony Castro

O Campeonato Rural 2014 realizado em Livramento de Nossa Senhora teve neste domingo (09) jogos decisivos das oitavas de finais. Como tem sido durante todo o evento, os times garantiram a emoção dos torcedores que acompanharam as partidas. 

O destaque ficou por conta do público no jogo Lourenço x Itanagé, onde aproximadamente 4.000 (quatro mil) torcedores prestigiaram a disputa. No jogo Monteiro X Lagoa Comprida foi o jogador Didi que chamou a atenção pelo gol mais bonito do campeonato. Ainda no que se refere a gols, o atleta Luís Eduardo do time Pintos é o vice-artilheiro do campeonato com a marca de 5 chutes certeiros.

Confira o resultado dos jogos:

PIÇARRÃO 3X0

PINTOS 2 X 3 MALHADA GRANDE
MONTEIRO 2 X 3 LAGOA COMPRIDA
LOURENÇO 2 X 0 ITANAGÉ

Na lista dos clubes classificados para as quartas de finais estão: MATINHA - COVAS 04 - PATOS - BARRINHA - PINTOS - PIÇARRÃO - LOURENÇO E MONTEIRO.

 

Dinheiro doado para campanha, daria para pagar Bolsa Família para 5 milhões de pessoas

10.11.2014

Política

Os R$ 2,5 bilhões doado aos candidatos a cargos legislativos nas eleições deste ano seriam suficientes para bancar o Bolsa Família de cerca de 5 milhões de inscritos (aproximadamente um terço do total de cadastrados) durante os três meses de campanha. O levantamento não leva em conta as campanhas de candidatos a governos e à Presidência — que costumam ser mais caras do que as campanhas para assembleias, Câmara dos Deputados e Senado.

A reportagem chegou ao resultado a partir de cruzamento de dados do Bolsa Família, divulgados periodicamente pelo governo federal, com as prestações de contas enviadas pelos candidatos enviada ao Tribunal Superior Eleitoral no último dia 4. Os números das prestações de contas foram divulgadas na sexta-feira (8) pelo Estadão Conteúdo. Juntos, os cerca de 1,5 mil deputados federais, estaduais e distritais e os senadores eleitos arrecadaram R$ 1,4 bilhão. Os 13 mil candidatos derrotados arrecadaram outros R$ 1,1 bilhão. O dinheiro tem de ser usado em ações promovidas durante três meses. Em 2013, o governo federal transferiu cerca de R$ 25 bilhões aos cerca de 15 milhões de inscritos no Bolsa Família.

Ou seja, cerca de 5 milhões de inscritos receberam aproximadamente R$ 700 milhões por mês — ou R$ 2 bilhões durante três meses. (R7)

BA-148: Buracos na pista causam transtorno para motorista

10.11.2014

Transito

Foto: Informe Chapada

Dirigir em estradas é uma ação que requer atenção dos motoristas, principalmente em vias com muitas curvas, como é o caso da Rodovia BA-148 trecho que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas.

Esta via, especificamente, requer ainda mais cuidado dos condutores, devido aos grandes buracos na pista. 

Os buracos que se formaram tem causado muito transtorno e perigo para os motoristas que circulam pela rodovia.

O site Informe Chapada verificou que em toda a extensão da “Estrada Parque” como é conhecida, existem muitos buracos e rachaduras que podem provocar acidentes, além de danos aos veículos.

A falta de manutenção é um dos motivos para o excesso de buracos, tendo em vista que a via não possui fluxo intenso de veículos pesados.

Postos abrem campanha contra pólio e sarampo

09.11.2014

Saúde

Foto:Divulgação

 

Mais de 100 mil postos de saúde em todo o país abriram neste sábado para o início da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A imunização segue até o dia 28 e novembro.

No caso da poliomielite devem ser vacinadas crianças de seis meses até cinco anos incompletos. A expectativa do governo é imunizar mais de 12,7 milhões de crianças.

Já na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de um ano até cinco anos incompletos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças. A vacina tríplice viral protege, além do sarampo, contra a caxumba e a rubéola.

O governo garante que as doses são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso da vacina oral e da vacina injetável contra a pólio, as reações são consideradas raras e, no caso da vacina contra o sarampo, as reações incluem febre ou dor no local da aplicação.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Publicidade infantil é tema da redação do Enem

09.11.2014

Educação

Foto:Reprodução Google

 

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi Publicidade infantil em questão no Brasil, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Hoje é o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação.

As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e terão 5 horas e 30 minutos de duração. Além da redação, os candidatos terão que responder a questões de linguagens e códigos e matemática.

Alguns cuidados devem ser tomados pelo estudante hoje à tarde. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às idéias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais procedimentos podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências. Aquele que fizer qualquer brincadeira ou deboche vai tirar zero.

Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

Agência Brasil.

CDL realiza palestra com foco na relação entre Lojistas e Clientes

07.11.2014

Educação

Foto: reprodução Facebook CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento de Nossa Senhora (CDL), que tem empresas filiadas em sua cidade sede e também abrange Dom Basílio e Rio de Contas, realizou na noite de quinta-feira (06/11) uma palestra no auditório do Centro Diocesano em Livramento. O ingresso para o evento foi 1 kg de alimento não perecível que será revertido para instituição beneficente.

Ministrada por Jiedson Almeida que é graduado em administração, técnico empresarial do SEBRAE, gestor administrativo UR10, professor e palestrante da MICROLINS e interlocutor de projetos sociais, a palestra intitulada “Caçador de Clientes” teve como público alvo, comerciantes, vendedores e estudantes que puderam interagir com sugestões e questionamentos sobre o fortalecimento da classe.

Sítio Sá Fulô desenvolve projeto de Compostagem

06.11.2014

Meio Ambiente

O Informe Chapada esteve no Sítio Sá Fulô para conhecer um importante projeto desenvolvido há três anos naquele local. Trata-se da Compostagem, um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. 

Segundo Lili e Dinha, responsáveis pelo projeto desenvolvido no Sítio Sá Fulô, foi através do Instituto de Permacultura da Bahia que elas conheceram a técnica e resolveram colocar em prática diante da insatisfação com os métodos atuais onde fertilizantes e agrotóxicos são comumente aplicados em lavouras.

O processo realizado no Sá Fulô,  utiliza material residual de culturas agrícolas, resto de frutas, e galhos originários de podas de árvores que entram em processo de decomposição e depois são levados para um minhocário (local onde minhocas se encarregam de transformar a mistura em excelente adubo). O processo completo depende de fatores climáticos e pode levar cerca de dois meses. O resultado é compensador: após este período se obtém o humos que pode ser utilizado para adubar o solo de forma eficaz e sem agredir o meio ambiente, refletindo em uma produção agrícola saudável. A produção gira em torno de 800kg a cada trimestre e, além do uso no próprio sítio, existe a revenda para produtores da região.

Aqueles que se interessam em adquirir o produto ou mesmo colaborar na doação de material orgânico (sem adição de sal ou açúcar) devem ligar para (77) 8138-4186 ou 9989-7049.

 

 

1