Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Aconteceu na ultima quarta-feira, debate sobre a Estrada Real da Bahia

27.08.2015

O Governo Federal, o Governo da Bahia e os empresários do setor de turismo devem atuar em parceria para desenvolver o projeto Estrada Real da Bahia, que se estende por 15 municípios da Chapada Diamantina.

O assunto foi debatido por iniciativa do vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha (PR), durante audiência pública da Comissão de Turismo, na quarta (26). A Estrada Real, também conhecida como Caminho do Ouro, era usada no período imperial para o transporte de mercadorias, ouro e diamantes.

Vários trechos estão preservados e outros praticamente sumiram. Técnicos estão percorrendo a região para identificar a situação ao longo de aproximadamente 400 km entre os municípios de Jacobina, Várzea Nova, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Cafarnaum, Canarana, Mulungu do Morro, Souto Soares, Iraquara, Seabra, Barra do Mendes, Boninal, Piatã, Abaíra. O deputado José Rocha defendeu maior participação dos municípios junto à Secretaria de Turismo da Bahia, pois a Estrada Real da Bahia vai incrementar o turismo e fortalecer a economia da região.

A audiência teve a presença de Neuvaldo Lima (Ministério do Turismo), Fernando Ferrero (Secretaria de Turismo da Bahia), e Pedro Galvão (conselheiro ABAV-Bahia), além do deputado José Rocha.

Cerca de 37 mil orelhões devem ser desativados pela Anatel na Bahia

27.08.2015

Geral

Depredados e esquecidos, os telefones públicos, famosos orelhões, são uma espécie em extinção.

Sequer se encontra mais cartão para eles, que agora fazem ligações gratuitas para telefones fixo. Diante deste quadro, a Anatel, juntamente com a operadoras de telefonia, decidiu que pelo menos 538 mil dos 950 mil orelhões que ainda existem no País serão desativados. Na Bahia, de acordo com informações da Oi, há cerca de 61 mil aparelhos, sendo 10.351 em Salvador.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a desativação de cerca de 65% dos orelhões em todo o País tem como motivo principal  ”a evolução dos serviços de telecomunicações”.   Conforme a agência, serão mantidos em uso telefones públicos que ganharão novas tecnologia e funções.

Esses novos orelhões permitirão, além das comuns ligações de voz, uso de videofone, com acesso à internet, transmissão de mensagens de texto (SMS) e wi-fi. Desta forma, o acesso sem fio poderá ser feito também por notebooks, smartphones e tablets, a partir dos orelhões.

Utilizando uma tecnologia ultrapassada, de mais de 20 anos atrás, os telefones públicos atuais apresentam problemas que, conforme e Anatel, vão desde a funcionalidade, passando pela cobrança, até o acesso. Concentrados nos grandes centros urbanos, menos de 140 mil orelhões estão instalados em vilarejos entre 100 e 300 habitantes, conforme reza a lei específica do setor.

Informações da Anatel dão conta de que 49% dos orelhões, ou cerca de 420 mil, fazem menos de 60 chamadas ao mês, o que significa menos de duas ligações por dia. Os ganhos – se é que ainda se pode chamar assim – das operadoras com esses aparelhos despencaram de tal forma que a receita média mensal por orelhão da Oi, por exemplo,  é de R$ 10, conforme dados da agência relativos a 2013.

ASAMIL participa do lançamento do Plano Safra 2015/2016

18.08.2015

Produção Agrícola

FONTE: Ascom-ASAMIL

Na manhã de ontem (13), os coordenadores da ASAMIL Ederlan Amaral, Dilto Aguiar e Caio Tatamiya, juntamente com o Comunicador Popular Bruno Dowbor, acompanharam o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 que aconteceu em Salvador, no salão de eventos do Hotel Othon Palace.

Com a presença do Governador Rui Costa, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e outras autoridades e lideranças, foi anunciado um investimento total 28,9 Bilhões de reais, sendo 1,4 Bilhão para o Estado da Bahia, visando aumentar a oferta de crédito rural e assistência técnica, para fortalecer as cadeias produtivas da agricultora familiar, visando o desenvolvimento rural sustentável.

Também estiveram presentes ao evento o superintendente do Banco do Nordeste Jorge Antonio Bagdêve de Oliveira e do Banco do Brasil, que serão os agentes financeiros responsáveis por operacionalizar o crédito aos projetos desenvolvidos.

Durante o evento foram lançados 03 editais da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR através do Programa “Bahia Produtiva”, que visam garantir a segurança alimentar e nutricional e a diversificação das fontes de renda da população rural de todos os 27 territórios de identidade do estado, dando sustentação às cadeias produtivas de leite, mel e a projetos socioambientais, beneficiando agricultores familiares, comunidades de fundos e fechos de pasto, empreendedores da economia solidária, povos indígenas, comunidades quilombolas e famílias assentadas de reforma agrária.

Na oportunidade, foi assinada também a adesão da Bahia ao Programa Garantia Safra, que garante cobertura de até 80% da produção do agricultor em caso de perda de safra por estiagem ou excesso de chuvas.

Reflexão: Dinheiro não compra felicidade

14.08.2015

Geral

Passamos tanto tempo correndo atrás de dinheiro, preocupando-nos com dinheiro e contando dinheiro. Talvez seja surpreendente saber que a satisfação com a vida não é mais freqüente entre os ricos.

Pense nisso: nos Estados Unidos, jogar na loteria é mais comum do que votar. Todos nós queremos ser ricos. Ou ao menos todos pensamos que queremos ser ricos. Mas é comum verificar que os ganhadores da loteria muitas vezes descobrem, passada a primeira euforia, que o dinheiro não trouxe a felicidade que fantasiava.

Existe a famosa história de alguém que saiu com a incumbência de trazer para o rei a camisa de um homem feliz. Correu mundo afora, pesquisando, entrevistando, buscando incansavelmente, até que encontrou um pastor que cuidava de seu rebanho no meio de uma paisagem bucólica. Sentado no meio de um campo, contemplando o pôr-do-sol, este homem descreveu a vida de tal maneira que o enviado do rei concluiu ter encontrado finalmente o homem feliz que procurava.

Havia apenas um problema: o homem feliz não usava camisa.

Há nos Estados Unidos um novo movimento dos chamados “minimalistas”. São pessoas que decidiram viver com menos dinheiro. Elas compram menos, gastam menos, ganham menos e têm menos coisas. Também passam menos tempo no trabalho e mais tempo com seus amigos e sua família. Os minimalistas chegaram à consciente conclusão de que o dinheiro não podia comprar-lhes a paz e a alegria que desejam.

Isso não significa que quem é rico não é feliz. Pode satisfazer seus desejos e necessidades é certamente fator de satisfação. Mas de nada vale o dinheiro se os valores fundamentais de amor, compaixão e solidariedade não são atendidos.

De nada vale o dinheiro se o nível de exigência é tão alto que não há nada que o preencha. De nada vale o dinheiro se a competição faz com que alguém se compare sempre com quem lhe parece acima. De nada vale o dinheiro se acharmos que são os bens materiais que fazem a felicidade.

Este texto de autor desconhecido, reflete uma realidade atual de muitas pessoas que buscam desenfreadamente ganhar dinheiro. Se você se identifica com uma dessas pessoas, saibas que o dinheiro na realidade pode lhe trazer a felicidade, mais vai tirar à sua saúde, lhe distanciar dos amigos.

Essa busca constante pelo dinheiro acaba lhe tirando uma coisa muito importante, a sua fé. Poderás ser feliz nesse momento, mas haverá um dia onde a sua escolha lhe trará a conseqüência, nesse momento será tarde para voltar atrás.

O dinheiro será a única coisa que você vai ter!

Ciccone German conta a história de um homem que, graças à sua imensa riqueza e sua infinita ambição, resolveu comprar tudo o que estava ao seu alcance.

Depois de encher suas muitas casas de roupas, móveis, automóveis e jóias, o homem resolveu comprar ainda outras coisas mais.

Comprou a ética e a moral, e nesse momento foi criada a corrupção. Comprou a solidariedade e a generosidade, estava criada assim a indiferença.

Comprou a justiça e suas leis, fazendo nascer na mesma hora e impunidade. Comprou o amor e os sentimentos, e surgiu a dor e o remorso.

O homem mais poderoso do mundo comprou todos os bens materiais que queria possuir e todos os valores que desejava dominar. Até que um dia, já embriagado por tanto poder, resolveu comprar a si mesmo.

Apesar de todo o dinheiro, não conseguiu realizar seu intento. Então, a partir desse momento, criou-se na consciência da Terra um único bem que nenhuma pessoa pode pôr preço: seu próprio valor.

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.

Dalai Lama.

OAB-BA promove Encontro Sertanejo de Advogados em Lençóis

13.08.2015

Geral

Foto: Cecilia de Azevedo

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) promove o Encontro Sertanejo de Advogados em Lençóis, na região da Chapada Diamantina, desta quinta-feira (13) até sábado (15).

O tema do encontro é “Desafios da Advocacia”. O evento conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA), da Subseção da OAB de Itaberaba e da Prefeitura Municipal de Lençóis.

O encontro será realizado no Auditório do Centro Cultural EcoViva – Lençóis – Bahia. Durante a abertura, será entregue a Medalha Ruy Barbosa ao Presidente da OAB - Subseção de Santa Maria da Vitória – José de Souza Lisbôa. O presidente da seccional, Luiz Viana ainda lançará uma campanha para valorização da advocacia, após proferir palestra sobre a advocacia em tempos de crise.

O encontro debaterá direito do trabalho, terceirização e alterações do sistema recursal trabalhista. Também serão debatidos as formas de combate à corrupção, tabela de honorários, publicidade na advocacia, prerrogativas, crise do Judiciário baiano, advocacia dativa. No último dia do encontro, serão debatidos o novo Código de Processo Civil.

A programação ainda inclui shows de encerramento, como da banda Ely Pinto, cover de Raul Seixas.

Conheça um pouco sobre SÃO BERNARDO

13.08.2015

Cultura

foto:divulgação

Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1094, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.

São Bernardo é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía a tantos para a Ordem, que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo; tamanho era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, Reis, Bispos e também polemista, político e pacificador.

Aconteceu que São Bernardo, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, a ponto de participar de várias polêmicas internas e externas da Igreja da época.

No ano de 1115, o seu abade Estevão mandou-o com doze companheiros fundar, no Vale do Absíntio, aquilo a que São Bernardo chamou Vale Claro (Claraval). Do Mosteiro de Claraval, o santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; a invocação é fruto de sua profunda e sólida devoção a Nossa Senhora: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria”. Pela Mãe do Céu, foi acolhido na eternidade em 1153.

Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões; interveio em todas as disputas doutrinais, em todas as grandes questões religiosas e seculares da época. Por ordem de tempo, considera-se o último dos Padres da Igreja. Um seu editor, falecido em 1707, Mabillon, escreveu sobre ele: “É o último dos Padres mas iguala os maiores”.

São Bernardo, rogai por nós!

Detran-Ba lança aplicativo gratuito para auxiliar condutores

12.08.2015

Geral

O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) lançou, ontem  terça-feira (11), um aplicativo gratuito que promete facilitar a vida dos condutores. Disponível para dispositivos Android e iOS, o Detran-BA Mobile deve ampliar os serviços aos usuários.

O aplicativo permite que o cidadão seja alertado sobre os prazos de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), consulte os pontos da CNH, saiba da situação do licenciamento anual de seu veículo (valores, parcelas, pagamentos, entre outros ítens), seja informado sobre eventuais multas e consulte todo o seu histórico. 

Após baixar o Detran-BA Mobile, o usuário também vai poder acompanhar resultados de exames e se preparar para os exames a partir de simulados. O APP também lembra as datas importantes para o condutor, como renovação de seguros, revisões planejadas, vencimento do extintor, próxima troca de óleo, e checagem de pneus e bateria.

O aplicativo já foi instalado por mais de 7 mil smartphones até agora. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar.

O Detran também informou que, a partir de agora, o website passa a oferecer a segunda via da habilitação e do documento do veículo.

 

Audiência pública debate criação de universidades federais na Chapada Diamantina e no Nordeste

11.08.2015

Educação

Foto: Arquivo Público Municipal

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vai debater a implantação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia em audiência pública na segunda-feira (17), no auditório da Casa.

A proposta da audiência foi feita pelos deputados Eduardo Salles, presidente do Colegiado, e Bira Corôa, membro da Comissão. “Apesar de saber que a instalação de universidades federais não é da governabilidade de um deputado estadual, cabe a nós a articulação política para que esse sonho seja realizado”, disse Salles.

O secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, confirmou presença no evento. A ideia é que a Universidade Federal da Chapada Diamantina supra a necessidade de ensino superior na região, que tem mais de 370 mil habitantes em 24 municípios. “A região é órfã e hoje o estudante precisa se deslocar para outro território para cursas uma universidade federal”, explica Eduardo Salles.

Caso seja implantada, a proposta é que a UFCD tenha reitoria em Seabra e campi em Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. A comissão mobilizadora para a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) prevê que a instituição beneficie dois milhões de pessoas em 72 municípios.

Começa sábado a Campanha Nacional de Vacinação

10.08.2015

Saúde

Vacinar na Bahia, de forma indiscriminada, 955.417 crianças de seis meses a menores de cinco anos, é a meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que acontece de 15 a 31 de agosto nos 417 municípios do estado. Este ano, o Ministério da Saúde determinou que 95% da população alvo, ou seja, no mínimo 907.698 crianças devem ser imunizadas contra a doença.

Para a multivacinação, a Sesab, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que a campanha deverá atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos. Não há meta pré-estabelecida de crianças a serem vacinadas e de cobertura vacinal a ser alcançada.

Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, portanto é muito importante a continuidade desse trabalho que visa evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

Nos centros e postos municipais estarão disponíveis todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança. A Sesab espera que os pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos para vacinarem contra a pólio e atualizarem o calendário vacinal.

FELIZ DIAS DOS PAIS

09.08.2015

Geral

reprodução:facebook

O dia dos pais mais do que uma data especial é uma data para demonstrar todo carinho e amor aos nossos queridos pais.

Sinônimo de amor incondicional, essa figura singular também nos remete ao amigo, ídolo, herói e autoridade.

Ser pai pode tomar muitas formas e significados. Às vezes ambíguo, é verdade, mas sempre desejamos que ele seja infalível quando depois de alguma tempestade é preciso de um porto seguro.

A todos os pais um Feliz Dia e que Deus os abençõe sempre!

 

Paraquedista famoso," Sabiá", fará vôos surpreendentes em Livramento e Rio de Contas

04.08.2015

Esportes

Foto: Gilcarlos Dantas

 

O especialista em saltos Luiz Henrique Tapajós Antunes dos Santos- o Sabiá - está em Rio de Contas, e tentará  fazer um vôo de wingsuit ( homem morcego ) na cachoeira de Livramento de Nossa Senhora,  nesta quarta  feira ( 05) e na quinta - feira ( 06) tentará um salto de paraquedas, na capelinha, em louvor ao Senhor Bom Jesus em Rio de Contas. Sabiá pratica esportes desde criança. Aos 15 anos de idade descobriu a queda-livre, decidido a realizar esse sonho  correu atrás não só para  realizar um salto, mas tornar-se um paraquedista. Ele  nunca deixou sonhos para trás, busca a cada dia, a cada salto, a cada desafio, uma nova motivação. A sua experiência esportiva em 5 continentes, 22 países, conta com mais de 10.000 saltos de mais de 300 tipos de aeronaves diferentes.

Recordista brasileiro de formação em queda livre, saltos de balão em várias categorias. Sendo também recordista brasileiro de saltos de paraquedas à baixa altura. Pioneiro no mundo em salto de plataformas aéreas entre 2 balões amarrados e em  de bungee- jump de um balão, desconectando o elástico após o efeito  "ioiô humano" realizando uma queda livre até o acionamento do paraquedas a menos de 100 metros de altura do solo.

É com a alegria de viver  intensamente que “Sabiá “está fazendo o que mais gosta conhecer lugares e fazer amigos.

Fruticultura, a nova riqueza de Rio de Contas

04.08.2015

O município baiano de Rio de Contas, localizado na Chapada Diamantina, está próximo de se tornar um grande produtor de manga, maracujá e laranja ponkan.

Hoje, Rio de Contas mostra o seu potencial para a agricultura.

Em vários localidades é possivel perceber o crescimento da fruticultura.

As frutas são classificadas pelo mercado consumidor como as melhores para o consumo, dispondo de nascentes em abundância, bom clima e terra fértil; a ausência de pragas é outro ponto positivo observado pelos agricultores e investidores.

Um dos fatores positivos para o aumento da produção foram os incentivos por parte do Governo Federal como o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A  criação da agência do Banco do Nordeste na cidade de Brumado também foi ponto decisivo, já que facilitou o acesso ao crédito.

A cidade, que teve como principal fonte de riqueza a exploração do ouro, experimentou a decadência após retirada das riquezas naturais. O mesmo aconteceu com a construção da Barragem Engenheiro Luís Vieira com o perímetro irrigado que beneficiou por anos a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora. Neste período, moradores que viviam da agricultura familiar, foram obrigados a sair das suas terras férteis para morar em terras improdutivas e quase nada receberam em troca.