Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

Câmara aprova mandatos eletivos de cinco anos

10.06.2015

Política

Foto:Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O plenário da Câmara aprovou, emenda aglutinativa apresentada pelo deputado Manoel Junior (PMDB-PB) que prevê mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos de presidente da República, senadores, governadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Foram 348 votos a favor da emenda, 110 contra e 3 abstenções. 

O dispositivo cria uma regra de transição ao estabelecer que, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados, de governadores e de presidente da República serão de quatro anos. E, com isso, nas eleições de 2022 os eleitos terão mandato de cinco anos. Em relação aos senadores, pela emenda, os candidatos eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. A emenda não trata da transição para os cargos de prefeito e vereadores, que serão eleitos no ano que vem. 

Atualmente, todos os mandatos eletivos, exceto os de senadores (oito anos), são de quatro anos. Para que os  mandatos sejam fixado em cinco anos, a proposta precisará ser aprovada em segundo turno pela Câmara e depois em dois turnos pelo Senado para que então possa ser promulgada e passar a fazer parta da a Constituição. Outras emendas podem ser votadas ainda esta noite pela Câmara.

Divirta-se nos festejos de São João em Marcolino Moura

10.06.2015

Geral

A comunidade de Marcolino Moura tem o imenso prazer de convidar a todos para os festejos de São João!

Barracas de comidas e bebidas típicas, muita animação e grandes shows!

Confira as atrações:

Dia 22/06 - Zé de Chico, Xodó da Bahia e Wilhan de Castro

Dia 23/06 - Dio do Acordeon, Robério dos Teclados e Renan Moreira

É forró pra dançar a noite inteira!!!

 

Rio de Contas e Jussiape: APLB-Sindicato denuncia prefeituras por não pagar piso salarial aos professores

10.06.2015

Educação

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, através da Delegacia Sindical Rio de Contas, denunciou no dia 02/06 ao Ministério Público Estadual os prefeitos de Rio de Contas e Jussiape por não cumprir o que determina a LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério Público da Educação Básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. O Diretor da entidade acredita que será instaurado inquérito após o MPE ter recebido a denúncia da APLB e que deverá ser feito a Justiça pedido de Liminar. A APLB-Sindicato alega que buscou estabelecer uma linha de diálogo com os prefeitos protocolando nos gabinetes pedidos de cumprimento da Lei, fez também as denuncias nas tribunas das câmaras de vereadores e ainda protocolou a denuncia nas duas casas legislativa, mas não obteve sucesso. A denuncia é para que os prefeitos conceda de imediato, o reajuste salarial dos professores de acordo com piso da categoria e também a diferença do valor pago a menos desde abril/2011. A APLB justifica que a educação é a maior das prioridades constitucionais e a implantação do piso salarial não se condiciona a alegação de falta de recurso e que os prefeitos devem mostrar as contas da prefeitura, caso seja alegada a falta de dinheiro como causa para o não pagamento do piso salarial. De acordo com a APLB, o dinheiro existe. É apenas uma questão de organização e de se priorizar a educação. “A valorização do professor finalmente tem de acontecer, tem de  ser cobrada. A constituição nos garante isso”, destacou o Coordenador de Jussiape. Hoje, o piso salarial da educação é de R$ 1.917,78.

1

'Informe Chapada' procura pessoas que tenham afinidade em trabalhar com jornalismo

08.06.2015

O Informe Chapada está à procura de novos talentos. Neste momento, temos uma vaga de estágio para estudantes de Jornalismo, Letras, ou para você que tenha afinidade em escrever matérias de cunho jornalístico. O estudante precisa ter disponibilidade. Se você tem bom nível de português e agilidade para trabalhar com jornalismo online, envie seu currículo para falecom@informechapada.com.br.

No corpo do texto, conte um pouco das suas experiências e diga por que deseja fazer parte da equipe do ‘Informe Chapada’, nos envie também o telefone de contato.

Rio de Contas: Inauguração da Academia Geração Fitness foi um grande sucesso

06.06.2015

Na sexta-feira (05) foi inaugurada na cidade de Rio de Contas a Academia Geração Fitness, um espaço amplo e moderno totalmente equipado para quem deseja se exercitar, modelar o corpo e ter qualidade de vida.

O evento de inauguração foi marcado pela presença de atletas e centenas de pessoas de diversas faixas etárias, moradores de Rio de Contas e também de cidades vizinhas que elogiaram  toda a estrutura do empreendimento.

Se você ainda não conhece a Academia Geração Fitness, faça uma visita e garanta sua matrícula com preço especial.

Endereço: Rua Alto do Cruzeiro, s/n, bairro Bela Vista, em Rio de Contas.

Confira os click's do Informe Chapada:

Rio de Contas celebra o Corpus Christi

06.06.2015

Cultura

A tradicional festa de Corpus Christi faz parte do calendário religioso e cultural de Rio de Contas - Chapada Diamantina, e anualmente é celebrada com a presença de inúmeros fiéis e turistas que reverenciam o Padroeiro Santíssimo Sacramento.

Na última quinta-feira (06) a tradição demonstrou sua força com uma belíssima queima de fogos anunciando a alvorada, apresentações de banda filarmônica, corais, procissões e a celebração de Missa Solene,

As ruas da histórica Rio de Contas ganharam  um colorido especial com os tapetes confeccionados pelos moradores que utilizaram serragem, palhas de arroz, cal, areia colorida, casca de ovos e muita criatividade para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

O Informe Chapada também registrou a véspera da comemoração, denominada “Noite das lanternas”, onde os casarões históricos, residências e diversos pontos da cidade receberam iluminação especial, promovendo um verdadeiro espetáculo de arte e beleza.

Saiba mais:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A tradição de enfeitar as ruas começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

O5 de Junho: Dia Internacional do Meio Ambiente!

05.06.2015

Meio Ambiente

Foto: Ascom/CEFORC

Cuide bem da natureza

“Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. 
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa. 
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza”.
                                                           Gleidson Melo

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, refletimos esse poema, assevera a necessidade do Mundo pensar, que as florestas, os rios, as nascentes, o solo e os animais estão sofrendo com a poluição, o desmatamento, a caça e a pesca sem limites.
Ressalta, também, a importância de promover o desenvolvimento sustentável, a agroecologia e a proteção de toda fauna e flora, que envolva a participação coletiva, cidadã e democrática.
Que esses ensinamentos sirvam de exemplos para o equilíbrio entre homem e natureza, pois, o caminho da extinção dos nossos Recursos Naturais está na omissão da população, da Justiça e dos governos.
Salve o dia Mundial do Meio Ambiente!
Salve Chico Mendes, Irmã Dorothy Stang e todos que lutam pela defesa da Natureza.

Nessa sexta-feira, 05, tem inauguração da academia Geração Fitness em Rio de Contas

02.06.2015

Você que é fã de uma vida saudável e não dispensa bons exercícios físicos, se prepare, pois está chegando em Rio de Contas, a Geração Fitness, uma academia feita especialmente para você. Uma academia moderna, confortável e com equipamentos de última geração, que já estão prontinhos para lhe receber. A Geração Fitness promete ser sucesso com um novo conceito em exercícios. E você não quer ficar fora dessa, não é mesmo?

Então faça logo sua matrícula. Nossa academia ficará localizada na Rua Alto do Cruzeiro, s/n, bairro Bela Vista, em Rio de Contas.

CDL e Câmara de Vereadores de Livramento celebram o Dia Nacional da Imprensa no Brasil

02.06.2015

Geral

Foto : Patrick Cassiano

Nesta segunda-feira, 01, foi celebrado o Dia Nacional da Imprensa no Brasil, e para lembrar esse dia tão importante para o país, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento – CDL, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores, reuniu, à noite, na “Barraca do Beto” nos festejos de Santo Antônio, no Bairro Estocada, os representantes dos principais meios de comunicação do município, tais como rádios, sites e blogs. Aproveitando a ocasião, o presidente da CDL, Antônio Roberto de Souza, e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Lessa, afirmaram a importância que esses meios exercem na comunidade livramentense. O Informe Chapada destaca, ainda, o excelente papel da imprensa em nossa região, levando informação de qualidade a todos, e que a liberdade de imprensa é fundamental para a democracia da informação.

Bahia terá nono dígito de celular a partir de outubro; seis estados mudaram no começo da semana

02.06.2015

Foto: Reprodução

Desde o último Domigo (31) seis estados ganharam um nono dígito para números de celular : Pernambuco (áreas 81 e 87), Alagoas (82), Paraíba (83), Rio Grande do Norte (84), Ceará (85 e 88) e Piauí (86 e 89). Independente do local de origem da chamada, um 9 deverá ser acrescentado à esquerda do número original em ligações de todos os fixos e móveis que ligares para estes DDDs (9 xxxx-xxxx). A mudança é obrigatória para todas as operadoras, com exceção dos usuários de telefonia via rádio (Nextel). Os telefones residenciais também continuam com oito dígitos.  Ligações com oito dígitos serão possíveis até o dia 9 de junho, quando a rede passará a informar sobre a necessidade de acrescentar o nove para concluir a chamada. O mesmo processo já ocorreu em oito estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão – e, segundo a Anatel, chegará a todo o país até dezembro de 2016. Na Bahia, a previsão é que a adição do nono dígito ocorra a partir de 11 de outubro de 2015, para áreas com DDDs 71, 73, 74, 75 e 77. Na mesma data, Sergipe (79) e Minas Gerais (31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) também passarão pela mudança. Segundo o UOL, o nove foi acrescentado porque o número de linhas telefônicas possíveis estava chegando ao limite. Com oito dígitos, o máximo de combinações possíveis é de 44 milhões. Com nove, passa para 90 milhões.

TECNOLOGIA SOCIAL: CEFORC capacita beneficiários em Lagoa Morro

02.06.2015

Foto: Ascom/CEFORC

Seguindo a programação dos cursos em Gerenciamento de Recursos Hídricos – GRH, o Centro de Formação e Organização Comunitária - CEFORC realizou mais uma Capacitação de Famílias, na comunidade de Lagoa do Morro, no município de Dom Basílio, no sudoeste baiano. Ao todo 25 representantes das famílias beneficiárias participaram deste curso.

A meta neste município é construir aproximadamente 500 tecnologias sociais de acesso à água para consumo (cisternas de 16 mil litros).

Além da concessão das cisternas, o CEFORC está mobilizando a população semiárido dos munícipios beneficiados para promover a conquista deste bem tão precioso com democracia e cidadania.

Para o presidente do CEFORC, Hugolino Lima, o objetivo principal é beneficiar famílias em situação de insegurança hídrica que atendam os critérios prioritários do MDS e do Programa Brasil Sem Miséria.

Câmara vota redução da maioridade penal até o fim do mês, diz Cunha

01.06.2015

Política

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reafirmou hoje (1°) que pretende votar em plenário, até o fim deste mês, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A expectativa de Cunha é que a comissão especial que analisa o texto finalize o trabalho na semana do dia 10 de junho.

Ontem (31), o presidente da Câmara já havia postado em seu Twitter que tem a intenção de votar a PEC ainda este mês e, também, que vai sugerir ao relator que seja feito um referendo sobre a redução da maioridade penal para promover um “grande” debate sobre o tema.

Sobre o referendo, ele disse hoje que considera apropriado fazê-lo junto com as eleições de 2016, para poupar gastos. Na avaliação de Cunha, se um jovem pode eleger presidente da República, ele também pode ser responsabilizado por suas atitudes.

Hoje, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, reforçou a posição do governo, contrária à redução da maioridade penal. Edinho disse que cabe a Eduardo Cunha criar a agenda de debates do Legislativo, mas reiterou que o governo não acredita que a redução da maioridade penal vá reduzir a criminalidade no Brasil.

Em abril, a presidenta Dilma Rousseff se manifestou contra a redução da maioridade penal e defendeu mudanças na lei brasileira para ampliar as penas para adultos que aliciam adolescentes para o crime.

Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Senado para apreciação. Para aprovação de uma PEC, são necessários os votos de pelos menos 308 deputados.(Agência Brasil)

Vacinação contra gripe vai até 5 de junho

01.06.2015

Saúde

A campanha em todo o país foi prorrogada.

Quem perdeu o período de vacinação contra a gripe tem até o dia 05 de junho para tomar uma dose da vacina.

A campanha em todo o país foi prorrogada.

Até a última sexta-feira, apenas 46,% do público-alvo tinha sido imunizado.

A meta do Ministério da saúde é vacinar, pelo menos, 80% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Os que mais compareceram nos postos de saúde foram os Idosos, e as mulheres com até 45 dias após o parto.

Já os indígenas e trabalhadores da saúde ficaram abaixo dos 40%.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus, inclusive o H1N1.

Ela é segura e considerada uma das medidas mais eficazes de prevenção da doença.

Para receber a dose o paciente devir ir ao posto com o cartão de vacinação e um o documento de identidade.

Quem tem alergia ao ovo de galinha não deve tomar a vacina.

Dilma envia projeto para criar Registro Civil Nacional

01.06.2015

Geral

Foto: Divulgação

A Presidenta Dilma Rousseff enviou Projeto de Lei ao Congresso Nacional, que cria o Registro Civil Nacional, um documento de identificação com chip que vai unificar as informações de vários cadastros do cidadão. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito.