Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Atelier de Processos Artísticos apresenta ''O cálice dos inocentes''

28.05.2015

Cultura

O Atelier de Processos Artísticos tem o prazer de convidar o publico a prestigiar no Sábado dia 30 e no Domingo dia 31 uma apresentação de um espetáculo de Dança, Musica, Artes Visuais e Teatro na Praça Dom Hélio Paschoal em Livramento de Nossa Senhora às 20h30m.

Participe! Venha valorizar esse trabalho cultural.

Depressão pode aumentar risco de Mal de Parkinson

27.05.2015

Saúde

Conhecida por sua complexidade, o Mal de Parkinson tem causas variadas, que vão de problemas circulatórios cerebrais a intoxicações. Mas a depressão também pode estar ligada ao desenvolvimento da doença. Em novo estudo publicado no site Neruology, pesquisadores suecos apontam que pessoas depressivas correm mais risco de ter Parkinson no futuro.

Para a pesquisa, 150 mil indivíduos diagnosticados com depressão entre 1987 e 2012 foram comparados a pessoas que nunca tiveram a doença. Ao longo de 26 anos, foi constatado que 1.1% dos indivíduos com histórico depressivo desenvolveram o Mal de Parkinson, enquanto os demais representaram 0,4%. Após um ano de análise dos dados, os pesquisadores apontaram uma chance três vezes menor em pessoas que nunca tiveram depressão.

Além disso, aqueles que já haviam sido hospitalizados uma vez pelo quadro depressivo, apresentaram 3,5 vezes mais risco de ter os sintomas da doença. Já os que tiveram mais de cinco passagens por centros médicos mostraram um risco 40% maior. No entanto, não é possível afirmar que a depressão seja causadora da doença.

O Mal de Parkinson é um complexo de sintomas, caracterizados por uma síndrome derivada da deficiência do sistema dopaminérgico nigroestriatal, conjunto de células responsáveis pelos movimentos. Dentre os sintomas estão tremor, rigidez  e alteração do equilíbrio.

LUTO E GREVE NA EDUCAÇÃO

27.05.2015

Para mostrar que a sociedade é contra a precarização dos direitos dos trabalhadores, a CNTE organiza, no dia 28 de maio, quinta-feira, um movimento nacional pela valorização do educador: a mobilização SOS Educação Pública. De acordo com o presidente da CNTE, as pessoas devem usar preto para ir às escolas e fazer faixas pretas com a hastag #SOSEducaçãoPública. Pendurar os cartazes e faixas nas escolas, em monumentos, nas janelas de casa, e fotografar essa participação e postar nas redes sociais.

A CNTE e a CTB através da APLB-Sindicato convoca, ainda, os educadores para a greve geral das Centrais Sindicais, no dia 29 de maio, sexta-feira, que tem o objetivo de mostrar a indignação da classe trabalhadora com a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4330 e outras medidas que retiram direitos trabalhistas. 

O protesto é também mais uma forma de chamar a atenção da sociedade para o retrocesso que seria a entrada em vigor do projeto, que permite a terceirização geral e irrestrita.

A APLB de Livramento convidou todos os Trabalhadores em Educação a usar preto para ir às escolas na quinta-feira, dia 28/05, e na sexta-feira, dia 29/05, às 15 horas, comparecerem à Câmara de Vereadores também usando preto.   

CEFORC realiza sondagem para Barreiro Trincheira Familiar em Novo Horizonte, Ibitiara e Rio do Pires

26.05.2015

Geral

Fotos: Ascom/CEFORC

O CEFORC iniciou a sondagem nos locais indicados para a implantação dos barreiros trincheiras familiares nos municípios de Novo Horizonte, Ibitiara e Rio do Pires, no sudoeste baiano.

As sondagens foram acompanhadas pelos técnicos da entidade. Depois de construídos os barreiros terão capacidade para acumular 600m3 de água para o consumo animal, e deverão atender cerca de 100 famílias nos três municípios. 

O projeto, através da implantação da tecnologia, além de democratizar o acesso à água, tem como objetivo ajudar na garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas.

Fotos: Ascom/CEFORC

Oportunidade de negocio: Venda de imóvel residencial em Livramento de Nossa Senhora - Ba

26.05.2015

Geral

Encontra-se a venda um imóvel residencial localizado no Bairro São José proximo ao centro da cidade.

Trata-se de um prédio com duas garagens.O térreo é composto de 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta.

No primeiro andar, 3 quartos, sala,cozinha,banheiro e área de serviço.

Interessados entrar em contato com Dema (77) 9195-4489.

Paracetamol na gravidez eleva risco de infertilidade do bebê

25.05.2015

Saúde

Medicamento pode reduzir níveis de testosterona do bebê, interferindo no desenvolvimento do seu sistema reprodutor. Foto: iStock

O analgésico paracetamol é comumente utilizado por grávidas, mas uma nova pesquisa alerta sobre os perigos do seu uso prolongado e em maiores quantidades. 
De acordo com pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, pode reduzir os níveis de testosterona de bebês do sexo masculino, o que interfere no desenvolvimento do sistema reprodutor e, portanto, aumenta a possibilidade de defeitos congênitos genitais, infertilidade e câncer testicular. Os dados são do jornal Daily Mail.

Como experimentos com crianças no útero seriam impossíveis, os cientistas estudaram ratos com pedaços de tecido testicular fetal humano enxertados neles. Os animais receberam paracetamol em doses equivalentes às tomadas por pessoas.

Ingerir o remédio por apenas um dia não teve efeitos sobre os níveis de testosterona. No entanto, o tratamento realizado três vezes por dia, durante sete dias, causou quase redução pela metade do hormônio masculino, relatou a publicação Science Translational Medicine.

Rod Mitchell, autor principal do estudo, disse que, embora ele não queira que as grávidas sintam dores desnecessárias, o paracetamol é frequentemente tomado “sem pensar duas vezes”. A recomendação é usar a menor dose eficaz, durante o menor tempo possível, sempre consultando o médico.

Candidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem

25.05.2015

Educação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje. Aqueles que estão interessados em participar da prova e não têm um endereço de e-mail devem providenciá-lo para fazer a inscrição. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes. Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

As inscrições para o Enem serão exclusivamente pela internet, no site do exame. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas façam a inscrição.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios, ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será responsabilidade do estudante fazer a verificação.

Vacinação contra gripe vai até 5 de junho

25.05.2015

Saúde

A campanha em todo o país foi prorrogada.

Quem perdeu o período de vacinação contra a gripe tem até o dia 05 de junho para tomar uma dose da vacina.

A campanha em todo o país foi prorrogada.

Até a última sexta-feira, apenas 46,% do público-alvo tinha sido imunizado.

A meta do Ministério da saúde é vacinar, pelo menos, 80% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Os que mais compareceram nos postos de saúde foram os Idosos, e as mulheres com até 45 dias após o parto.

Já os indígenas e trabalhadores da saúde ficaram abaixo dos 40%.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus, inclusive o H1N1.

Ela é segura e considerada uma das medidas mais eficazes de prevenção da doença.

Para receber a dose o paciente devir ir ao posto com o cartão de vacinação e um o documento de identidade.

Quem tem alergia ao ovo de galinha não deve tomar a vacina.

Rio de Contas: Projeto Mulheres Quilombolas de Rio de Contas na Chapada Diamantina, seus Saberes e Fazeres será apresentado nesse sábado, 23

22.05.2015

Por Antonio Tiago G. Aguiar

No dia 23 de maio às 16h acontece na Comunidade Quilombola de Barra do Brumado, no município de Rio de Contas, o evento de abertura do “Projeto Mulheres Quilombolas de Rio de Contas na Chapada Diamantina, seus Saberes e Fazeres”. Idealizado pela Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas de Barra, Bananal e Riacho das Pedras, o evento contará com a presença de representantes de secretarias estaduais, tais como a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda – SETRE, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado – SEPROMI, Secretaria de Políticas para Mulheres, representada por Olivia Santana, além da participação do prefeito de Rio de Contas, Marcio Farias, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pierote, entre outras autoridades políticas. O projeto é um importante ferramenta para o resgate da cultura Quilombola em nosso estado.

1

22.05.2015

São João, São Pedro e Santo Antônio são os homenageados dos festejos juninos

21.05.2015

As festas juninas estão chegando,são eventos tradicionais do calendário brasileiro e um bom retrato da diversidade cultural do país. Mas sua origem remete às festas populares européias, principalmente de Portugal, que vieram para o Brasil durante o processo de colonização.

Na bagagem, os portugueses trouxeram as comemorações de alguns santos católicos como Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados no mês de junho.

Para saber mais sobre os três santos, confira a história e o dia em que se homenageia cada um deles.

13 de junho – Santo Antônio

Normalmente representado em imagens segurando o menino Jesus, ele é o famoso santo casamenteiro. É invocado para auxlilar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal "arrumar casamento". Inclusive, há várias simpatias para “pressioná-lo” a ajudar os desesperados: é possível deixá-lo de cabeça para baixo ou, então, separá-lo do menino Jesus até o pedido ser atendido.

A conta de afazeres do padroeiro dos pobres já é grande, mas ele ainda encontra tempo para ajudar quem quer encontrar objetos perdidos.

Todo dia 13 de junho, as igrejas costumam distribuir os tradicionais paezinhos de Santo Antônio. Em vez de comê-lo, o pão deve ficar guardado em uma lata de mantimento para garantir fartura de comida durante o ano.

24 de junho – São João

Em vez de junina, muitos chamam os festejos de São João, pois dia 24 é o auge das festividades, exatamente quando se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro.

A lenda diz que nesse dia ele prefere dormir o dia todo para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar também.

Por isso mesmo, as pessoas soltam fogos de artifício para tentar acordá-lo. Entre os costumes católicos, a Festa Junina é marcada pelo levantamento do mastro de São João. Foi São João quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus.

29 de junho – São Pedro

Pedro foi um dos doze apóstos de Jesus, tendo o dia 29 dedicado a ele. É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características do festejo para São Pedro, estão a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo.

Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra.

Além disso, protege pescadores e viúvas. Na biografia, ele liderou os discípulos de Jesus e fundou a Igreja Católica, sendo considerado o primeiro Papa.

Nessa data, a Igreja Católica também homenageia São Paulo.

Diante dessas curiosidades o site Informe Chapada deseja antecipadamente Boas Festas!

Inscrições para o Enem de 2015 estarão abertas a partir do dia 25 de maio

20.05.2015

Educação

A partir das 10h de segunda-feira (25) até o dia 5 de junho, os estudantes poderão se inscrever para o Enem 2015 pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

Para esta edição do Enem, o MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame. Quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação. 

Rio de Contas terá novo horário de coleta de lixo; população deve ficar atenta

19.05.2015

Geral

A Prefeitura de Rio de Contas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano informa que a partir do dia 25/05 (segunda -feira) a coleta de lixo será realizada a partir das 16:00 horas.
Os responsáveis pelo Departamento de Limpeza pedem aos moradores que coloquem o lixo para fora de casa apenas nos dias de coleta e, de preferência, próximo ao horário em que o caminhão coletor passa pela sua rua para evitar o acúmulo de sujeira e assim não deixar o lixo exposto ao sol, calor ou umidade, ou mesmo exposto a animais como gatos e cachorros. Os sacos de lixo devem ser acondicionados em lixeiras ou mesmo em cima do muro. De acordo com a pasta, não será permitido aos munícipes ou estabelecimentos comerciais, a colocação dos lixos nas ruas antes deste horário. Caso ocorra, o munícipe ou estabelecimento comercial serão notificados pelo Departamento de Fiscalização.

Observe a programação abaixo e fique atento ao horário da coleta no seu bairro. Lembrando que essa mudança será a partir do dia 25/05/2015:

Segunda-feira / quarta-feira / sexta-feira
A partir das 16:00 horas: Bairro Vermelhão, Sacavém,Largo do Rosário, Praça de Eventos Dr. Pedro.
A partir das 17:00 horas: Bairros Olaria, Rua do Capim, Pirulito e Sossego
A partir das 18:00 horas: Centro

Aos sábados a coleta será realizada a partir das 13:00 horas em todos os bairros.

"Cuidar da cidade é um dever de todos. Mantenha o lixo bem acondicionado e nos locais apropriados, respeitando os dias e horários de coleta na sua região." Cidade Limpa é sinônimo de saúde e povo civilizado! Cuide bem da sua!

A Prefeitura agradece e pede a compreensão de todos!

Para maiores esclarecimentos favor entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura pelo telefone (77) 3475- 2165.

Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Um giro pela animação livramentense

19.05.2015

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, viu os seus últimos dias se transformar em uma verdadeira festa. O final de semana começou logo na quinta-feira, 14, com muita música boa na Pizzaria Água na Boca, point que já virou tradição no município.

Os livramentenses de brinde, ainda, conferiram a inauguração de uma novidade que promete agitar ainda mais os finais de semana da terra da manga. O restaurante Trindade abriu as portas com grande estilo, e segue na direção de se tornar ponto de parada quem gosta de apreciar tudo que é novidade no mercado gastronômico.

Livramento Moto Estrada

O Livramento Moto Estrada, importante moto club livramentense, completou dez anos nesse sábado, 16, e, para não deixar a comemoração passar em branco, foi montada uma verdadeira estrutura, o qual atraiu centenas de amantes que andam sobre duas rodas de todo o Brasil. Durante todo sábado as verdadeiras máquinas desfilaram pelas ruas da cidade. O ponto alto do evento foi a noite no Parque de Vaquejada Tio Dedé, que ao som das bandas de rock a população pode conferir feira de artigos para motocicletas, além do autêntico churrasco e outras variedades. O Informe Chapada aproveita, e manda um parabéns a todos os membros do Livramento Moto Estrada.

Forró do Passa-Quatro

Chegando na metade do mês de maio, estendendo até o mês de junho, o livramentense durante aos domingos só tem um destino. E nós não poderíamos fazer uma matéria sobre a agitação em Livramento e deixar de fora a mais tradicional delas. Estou falando do Forró do Passa-Quatro, que realizou nesse último domingo, 17, a 2ª manhã de sol ao som Lando Ramos, Mano Jr  e para fechar com chave de ouro a banda Coladinho a 2. O espaço ficou lotado, mas não é para menos, visto que as atrações fizeram bonito e não deixou ninguém parado

Perdeu a festa e ficou curioso, então não fique nervoso pois nós temos a solução. Confira os clicks do arrasta-pé tiradas pelas excelentes lentes do Informe Chapada, e se você compareceu e pousou para nós, acesse também e conte-nos o que achou.

Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas, divulga programação de Corpus Christi

18.05.2015

“Ser e construir Igreja hoje em nossas Paróquias e suas Comunidades”. É com esse lema que a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, através da Paróquia do Santíssimo Sacramento, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, inicia o novenário de celebração cristã de Corpus Christi.

As celebrações estão previstas para iniciar no dia 26 de maio, terça-feira, ás 19h com acolhida da imagem de Nossa Senhora do Livramento na entrada de Rio de Contas, seguindo roteiro, todos os fiéis irão em direção a Igreja Matriz, onde o Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando Bucciol celebrará uma missa às 19h30.

O novenário se encerrará no dia 03 de junho, quarta-feira. Após a missa, haverá o tradicional leilão organizado pelo Apostolado da Oração e caminhada pelas ruas da cidade, acompanhada pela Filarmônica Lira dos Artistas.

Na data magna, dia 04, uma alvorada às 5h, marcará o início de Corpus Christi, seguido de missa solene às 10h presidida pelo Bispo Dom Armando. Seguindo programação, às 12h haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando às 16h com grande procissão de encerramento com a benção final.