Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Mais de 40% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas, diz SPC/CNDL

04.01.2016

Mais de 40% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas

Diante da persistência da crise, os micro e pequenos empresários do Brasil seguem pessimistas em relação ao futuro da economia brasileira. Em dezembro, de acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 40,38% dos empresários do País se disseram pessimistas em relação à economia nos próximos seis meses.

A pesquisa mostra ainda que o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário do Varejo e Serviços (ICMPE) registrou 40,03 pontos em dezembro, depois de atingir 38,27 pontos no mês anterior. O resultado está abaixo da marca de 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo numa escala de zero a 100 pontos. De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico e político não ajuda a reverter a onda de pessimismo.

O ICMPE leva em consideração 800 empreendimentos do setor comércio varejista e serviços, com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior.

Carro do DPT com três corpos capota em Avenida na Capital Baiana e deixa agentes feridos

04.01.2016

Foto: Clarissa Pacheco/CORREIO

O rabecão do Departamento de Polícia Técnica (DPT) bateu em uma árvore e capotou na manhã desta segunda-feira (4), na Avenida Bonocô, no sentido Dique do Tororó. O acidente aconteceu quando a equipe com um motorista e dois auxiliares voltava de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O veículo estava com três corpos dentro do baú quando virou na avenida. Os frentistas de um posto de combustível da região e pessoas que passavam pelo local viram o acidente e ajudaram a desvirar o veículo e socorrer os agentes.

O motorista do rabecão, Miraldo Santos de Almeida, foi socorrido por uma ambulância do Salvar e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), com lesões no braço e no rosto. Segundo o DPT apenas o motorista segue internado, os demais servidores foram liberados após atendimento médico.

Um outro rabecão foi encaminhado ao local para fazer o transporte dos três corpos que eram levados no veículo acidentado até o Instituto Médico Legal (IML). O Departamento não soube informar se os corpos transportados foram afetados, mas antecipou que a perícia ao qual são submetidos é capaz de identificar as lesões sofridos antes e após a morte.

O ano de 2016 é bissexto

04.01.2016

Geral

O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Isso acontece porque no mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.  De acordo com a Agência Brasil, os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje. 

Cidades na Chapada Diamantina voltam a ser atingidas por focos de incêndio

02.01.2016

Foto:G1

Áreas de vegetação em cidades na Chapada Diamantina voltaram a ser atingidas por focos de incêndio, na última sexta-feira (1º).

A região turística já teve milhares de hectares destruídos pelo fogo nos últimos meses de 2015. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, houve reignição de focos, principalmente, na área que pertence ao município de Ibicoara. Também há registro de focos em Mucugê.

"A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo", disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Esplenger. Ele informou ainda que as chamas ganharam maiores proporções neste sábado (2), mas que bombeiros e brigadistas já trabalham no combate. A secretária municipal do Meio Ambiente de Ibicoara, Tatiana Portela, disse que ainda não é possível confirmar a extensão dos focos. "Podemos dizer que é um velho fogo que voltou a queimar em Ibicoara. São focos relativamente fortes, mas ainda não podemos confirmar a extensão", afirmou.