Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2015"

Carnaval em Rio de Contas: abertura oficial do evento será em 11/02 com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo

15.01.2015

Cultura

Está chegando o momento de curtir  o maior carnaval da região! A folia em Rio de Contas começará oficialmente na quarta-feira, 11 de fevereiro, assim que o Prefeito Municipal, Márcio Farias, entregar de forma simbólica, a chave da cidade ao Rei Momo.

O ato significa que, a partir de então, Rio de Contas passará a viver oficialmente o período carnavalesco.

A entrega da chave está marcada para às 20:00h do dia 11/02 com sáida do Espaço Nordeste e desfile pela cidade ao som das tradicionais marchinhas.

 

Rio de Contas: conheça o trabalho do artista plástico Pedro Souza

15.01.2015

Cultura

Rio de Contas é um celeiro de grandes artistas plásticos que abusam da criatividade na criação de peças que encantam pela riqueza de detalhes e a diversidade de matéria prima utilizada.

Pedro Silva Souza é um destes artesãos. Autoditada, ele utiliza há 27 anos a técnica do papel marchê como base para suas obras.

É da mistura de papel e cola que as esculturas ganham formas diversas e recebem das mãos de Pedro o acabamento final com tintas coloridas. O resultado é surpreendente e no ateliê do artista se vê de tudo um pouco: máscaras e bonecos gigantes - que se destacam no período de carnaval em desfiles pelas ruas de Rio de Contas, representações sacras, animais e muitas figuras que retratam o cotidiano.

As peças são vendidas e/ou alugadas, muitas delas utilizadas em decorações de Praças Públicas em eventos festivos como Natal, São João e muitas outras manifestações culturais.

Para que a sua arte tenha continuidade, Pedro Souza tem o carinho e cuidado de ensinar todo o conhecimento que adquiriu aos filhos de 7 e 12 anos que recebem suas orientações e já demonstram que herdaram o talento do pai.

Esquenta de carnaval em Rio de Contas!

14.01.2015

Utilidade Pública

No próximo sábado (17), às 22:00h será realizado o Esquenta de Carnaval em Rio de Contas.

 A festa será no Clube Riocontense e terá como atrações Elaine Novais e a Banda Novo Kit  que prometem animar os foliões que já estão em contagem regressiva para a grande folia da cidade.

A realização é da Rádio Rio de Contas FM e o site Informe Chapada fará a cobertura do evento. 

Esperamos por você! 

Reúna os amigos porque a diversão está garantida.

 

Mutirão busca apoio para castração de animais de rua em Livramento

13.01.2015

Utilidade Pública

Enquanto cães se reproduzem a cada seis meses, gatos se procriam a cada três meses. Para cada filhote de cachorro nascido, outros 15 virão ao mundo. Quanto aos felinos essa proporção é três vezes maior e 45 gatos também poderão nascer. O resultado disso é o aumento de animais vivendo nas ruas das cidades, em situação de abandono, passando fome, frio ou calor, sede e toda sorte de desamparo.

Em Livramento, assim como em boa parte das cidades brasileiras, este cenário é de conhecimento público e animais vivem a vagar em praticamente todo o município.

No intuito de amenizar esta triste realidade e conscientizar a sociedade, um grupo de livramentenses iniciou nesta semana um mutirão para castração dos animais de ruas. Apesar de ainda não existir uma meta para a quantidade de animais a serem vacinados, a campanha pretende atingir o maior número de animais. Para isso, o grupo precisa da colaboração dos cidadãos com a contribuição financeira em qualquer valor ou mesmo pegar um animal de rua e levar à clínica Clivesa, arcando com a cirurgia no valor de R$60,00 (Sessenta reais). 

Atualmente a castração é o método mais eficaz de controle populacional de animais. A castração é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos (machos e fêmeas) a partir da retirada dos ovários e útero da fêmea e dos testículos do macho de modo a impedir que se reproduzam sem controle.

A campanha divulgará todos os valores arrecadados e a quantidade de cirurgias realizadas. Quem se interessar em ajudar pode entrar em contato pelos telefones: (77) 9939-6240 (77) 9963-4910 ou (71) 9179-9804.

A castração acontecerá na Clivesa (Clinica Veterinária Saúde Animal) localizada na Rua Alfredo de Sousa Machado, ao lado de Rony Pet Shop.

Inep divulga resultados do Enem 2014

13.01.2015

Educação

Os mais de 6 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir os resultados da prova na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição.

O gabarito das provas está disponibilizado aos estudantes desde o ano passado.

A correção da prova, todavia, leva em consideração mais do que apenas a contagem dos erros e acertos. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item, sendo usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Assim, uma questão que muitos candidatos acertaram é considerada mais fácil e não valerá tantos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. No ano passado, o exame foi realizado em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. ( Agência Brasil )

Sem iluminação, aeroporto de Lençóis só funciona até pôr do sol

12.01.2015

Foto:Reprodução

Com a segunda maior pista da Bahia, o aeroporto da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, só pode receber e liberar vôos até o pôr do sol.

O impedimento começou a acontecer na ultima quarta-feira (7), quando a iluminação do local parou de funcionar. Segundo pilotos, além deste problema, o aeroporto que é administrado por uma empresa particular não emite aviso sobre o problema e também não avisa quando não tem combustível, o que pode prejudicar aeronaves que pousem no local com o intuito de abastecer.

A pista possui 2082 metros de asfalto e tem capacidade de receber qualquer tipo de aeronave. (Bahia Noticias)

Lei do material escolar protege consumidor contra itens abusivos

12.01.2015

Educação

Neste começo de ano em que os pais se vêem às voltas com as listas de material escolar, uma lei federal protege o consumidor da exigência de itens abusivos, por escolas em todo o País. A lei 12.886/2013 estabelece que os estabelecimentos de ensino são proibidos de incluir nas listas de material escolar produtos de uso coletivo, que não sirvam exclusivamente para uso individual do aluno.

A medida teve grande repercussão na compra do material para o ano letivo de 2014, o que deve se repetir neste ano, proporcionando economia significativa para os pais e gerando ações de entidades de defesa do consumidor, para fiscalização e garantia de cumprimento da lei.

A lei proíbe a exigência de itens como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos administrativos, de consumo, de limpeza e higiene pessoal. As escolas também ficam impedidas de criar taxas de material escolar, para compensar os itens que não poderão mais fazer parte da lista de material.

Pela lei, as escolas de todo o País estão proibidas de incluir, na lista de material escolar solicitada aos pais de alunos, itens de uso coletivo, como material de escritório e de limpeza e outros insumos utilizados para atividades administrativas, não para uso direto dos estudantes em atividades pedagógicas.

Pacientes terão novo medicamento para hepatite C

09.01.2015

Saúde

Os pacientes com hepatite C deverão ter acesso, ainda este ano, a novos medicamentos, mais modernos e eficientes, para o combate à doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa semana, o registro do medicamento daclatasvir, o primeiro de uma série de três considerados inovadores no tratamento da doença. Os outros dois - sofosbuvir,  e simeprevir - também tramitam em regime de prioridade na Agência, por  pedido do Ministério da Saúde.

As evidências científicas apontam que os novos medicamentos apresentam um percentual maior de cura (até 90%), tempo reduzido de tratamento (passa das 48 semanas atuais para 12 semanas de tratamento) e a vantagem do uso oral. Vale ressaltar que esses medicamentos também podem ser utilizados em pacientes que aguardam ou já realizaram transplante. São produtos de menor toxicidade, com menos efeitos colaterais.

O Brasil será um dos primeiros a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde pública. A cada ano, cerca de 16 mil pessoas são tratadas pela doença no SUS. A expectativa é que o novo tratamento beneficie 60 mil pessoas nos próximos dois anos.

Antes de ser disponibilizados aos pacientes, os medicamentos devem ser analisados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). A comissão garante a proteção do cidadão com relação ao uso e eficácia do medicamento, por meio da comprovação da evidência clínica consolidada e o custo-efetividade dos produtos.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão se dá, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam na confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Estima-se que até 3% da população mundial pode ter tido infecção por esse vírus, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. 

Dilma sanciona leis que instituem cinco datas comemorativas

09.01.2015

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (9) cinco leis que instituem novas datas comemorativas nacionais. As medidas foram publicadas no "Diário Oficial da União" e já têm validade para este ano. As informações são da Agência Brasil.

No dia 12 de abril será celebrado o Dia Nacional do Humorista; no dia 20 de maio, o Dia Nacional do Pedagogo; em 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional; em 16 de novembro, o Dia Nacional de Atenção à Dislexia; e, por fim, em 24 de fevereiro, será comemorado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

Inscrições abertas para oficina de artes em Rio de Contas

08.01.2015

O Espaço Imaginário está com inscrições abertas para a residência artística "Jogo de três" que acontece de 12 à 26 de janeiro de 2015 em Rio de Contas na Chapada Diamantina.

O Workshop é aberto e gratuito para artistas e interessados de todas as áreas, procedências e idades que estejam ou não vivendo experiências coletivas e que se interessem por práticas de criação (individual ou coletiva) em artes visuais e outras práticas de improvisação e composição coletiva. Seja na escala do objeto, do corpo, da cidade, ou na interpelação entre estas.

A proposta é reunir um grupo de até 20 artistas e interessados em processos coletivos de criação. A primeira parte da residência vai trabalhar o laboratório de Composição em Tempo Real com jogos que investigam estratégias de criação em grupo e conversas sobre experiências coletivas. A segunda parte pode acontecer tanto presencialmente quanto à distância e a intenção é desenvolver trabalhos artísticos em qualquer linguagem artística que envolvam de alguma forma a colaboração no processo de criação.

A residência "Jogo de três" é uma das atividades do projeto IMAGINÁRIOS, premiado no Edital 23/2012, Dinamização de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

Rio de Contas: cidade é símbolo regional do pequi e o mês de Janeiro é considerado ponto alto de colheita

07.01.2015

Rio de Contas, na Chapada Diamantina é conhecida como a “terra do pequi”, uma referência que se justifica pela tradição e alto consumo do fruto que possui sabor forte e marcante.

No período alto de colheita que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, a safra torna-se fonte de renda para muitas famílias que  aproveitam para vender os frutos em feiras-livres da região, produzir derivados e ainda congelar parte da produção para que possa ser utilizada no decorrer do ano.

Na culinária, os riocontenses utilizam o pequi como adicional na preparação de alimentos como arroz, abóbora, maxixe, frango e feijão, pratos que fazem parte do dia a dia na cozinha da população e são também facilmente encontrados em restaurantes da cidade.

Nas comunidades Quilombolas de Barra e Bananal o destaque fica por conta da fabricação do óleo extraído do fruto, considerado extremamente saboroso, e das paçocas feitas com a castanha do pequi.

No campo medicinal, o pequi é considerado potente afrodisíaco e pesquisas realizadas com o fruto confirmaram que o mesmo é rico em vitamina A. Seu alto teor de carotenóides atua ainda como antioxidante, especificamente nas células oculares.

O pequi oferta também um teor elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger o nosso coração.

O óleo da polpa tem efeito medicinal tonificante, sendo usado contra bronquite, gripes e resfriados e no controle de tumores. É comum o óleo ser misturado ao mel de abelha, em partes iguais; O chá das folhas é tido como regulador do fluxo menstrual. Na indústria cosmética, fabricam-se cremes para a pele tendo o pequi como componente.

A partir destas informações e de estudos que ainda estão sendo realizados com o pequi muitas pessoas passam a compreender porque o fruto é tão apreciado e encontram mais um motivo para visitar Rio de Contas e escolher a melhor forma de consumir esta verdadeira delícia.

Para os “principiantes” no consumo de pequi fica apenas uma ressalva: jamais morder o fruto que é adicionado aos alimentos, pois seu interior é repleto de espinhos.

 

Livramento: CDL realiza entrega de prêmios da campanha "Acerte na Compra e Ganhe na Sorte"

07.01.2015

Utilidade Pública

Na manhã de terça-feira (06) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento de Nossa Senhora (CDL) realizou a entrega de prêmios aos contemplados da Campanha de Natal promovida pela Instituição e intitulada "Acerte na Compra e Ganhe na Sorte".

A campanha foi realizada nos últimos meses de 2014 quando os lojistas filiados à CDL ofertaram cupons de sorteio aos clientes que realizaram compras neste período.

O sorteio foi realizado em praça pública no último sábado (03) e os prêmios foram entregues na terça-feira pelo presidente da CDL, Antônio Roberto Souza e representantes das empresas onde os contemplados efetuaram compras.

Parabéns aos ganhadores!

Júlio Klécio Oliveira da Silva fez compras na SUDOESTE CONSTRÓI e faturou uma TV 32 polegadas.

Valdete Leite Dantas fez compras na GW JÓIAS  e ganhou também uma TV 32 polegadas.

Maria de Lourdes Silva Freire comprou no SUPERMERCADO ALIANÇA e também foi sorteada com uma TV 32 polegadas.

O maior prêmio da Campanha, um automóvel Palio 0Km, saiu para Antônio Oliveira Pereira Júnior cliente do SUPERMERCADO PAGÃO.

Imagens: Divulgação CDL

Rio de Contas em contagem regressiva para o Carnaval 2015

05.01.2015

De 12 a 17 de fevereiro de 2015 a cidade de Rio de Contas realizará mais uma edição da festa que já possui tradição centenária na cidade: o Carnaval.

A expectativa do público é grande e muitas pessoas já estão se preparando para cair na folia que reúne elementos tradicionais e modernos.

O Informe Chapada entrou em contato com o Prefeito de Rio de Contas, Márcio Farias e com o Secretário de Turismo, João Carlos Souto e ambos confirmaram a realização dos festejos garantindo que, não serão medidos esforços para que o público possa se divertir com paz e harmonia.

A Comissão formada para ajustar detalhes da festa deve intensificar as reuniões durante todo o mês de janeiro e, em breve, será divulgada a lista oficial de atrações.

Nosso site vai acompanhar cada detalhe e estaremos atualizando todos os dados para que os internautas fiquem por dentro do que vai rolar no circuito da folia. Dicas sobre hospedagem, incluindo a locação de imóveis por temporada, restaurantes, bailes em clubes e reportagens especiais sobre o melhor Carnaval da região estarão disponíveis em breve.

Para quem deseja curtir o Rio de Contas Indoor, evento particular que se integra ao carnaval, já pode garantir presença para se divertir com as atrações confirmadas:  Banda Seu Maxixe, Na Pegada da Lora e Madeirada do Arrocha.

Reúna os amigos, familiares e prepare-se, pois já estamos em contagem regressiva para  o Caranaval mais bonito e tranquilo da Bahia.

 

Prefeito de Rio de Contas prestigia solenidade de posse do novo Governador da Bahia

02.01.2015

Política

Na manhã de quinta-feira (1°), foi realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sede do governo em Salvador, a cerimônia de posse do agora Governador do estado, Rui Costa (PT) e do vice-governador, João Leão (PP).

O Prefeito da cidade de Rio de Contas, Márcio Farias, prestigiou o evento acompanhado pela comitiva formada pelo Secretário João Farias, o Vereador Octávio Rodrigues, o Presidente municipal do PT, Marinilton Martins e o Presidente municipal do PSB, Gilcarlos Dantas.

O Prefeito de Salvador, ACM Neto, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e políticos como deputados estaduais e federais, também acompanharam a cerimônia que marca a continuidade do PT no governo baiano.

Nos últimos oito anos, a Bahia foi governada por Jaques Wagner e Rui Costa foi secretário de estado.

Rio de Contas: turistas aproveitam período de férias em rios e cachoeiras da região.

02.01.2015

No primeiro dia de 2015, feriado ensolarado em Rio de Contas, muita gente resolveu se refrescar aproveitando as belezas naturais da cidade.

Na Ponte do Coronel, área de piscinas naturais, poços e corredeiras, o movimento foi intenso, mas, o local preferido dos turistas foi mesmo a Cachoeira do Fraga, um dos principais cartões postais da cidade.

A reportagem do Informe Chapada esteve no local e constatou que, apesar do pouco volume de água se comparado a outros períodos, famílias de cidades próximas como Brumado e Vitória da Conquista e de várias partes do Brasil como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, se divertiam entre as belas paisagens naturais da cidade histórica que é conhecida também pela receptividade de seu povo.

Com a chegada do verão e o período de férias, a tendência é de que o número de visitantes se multiplique, inclusive, com o público vindo do exterior. Para o setor hoteleiro e o comércio local, a expectativa é de aumento nas vendas e no número de prestações de serviço, resultando na geração de emprego e renda.